Nesse artigo, confira quais são os animais aquáticos que possuem a maior expectativa de vida, além de alguns detalhes interessantes sobre eles.
Nós, humanos, podemos viver por bastante tempo, mas nossa expectativa de vida gira em torno de 71 anos. No entanto, isso é bastante insignificante comparado com algumas criaturas aquáticas.
De baleias à carpas, as criaturas que vivem nas águas podem ter uma expectativa de vida fora do comum. Nesse artigo, iremos trazer os animais aquáticos que possuem a maior expectativa de vida entre todos os conhecidos.
Quais são os animais aquáticos que possuem a maior expectativa de vida?
1. Carpa
As carpas são peixes amados por criadores de lagos em todo o mundo, mas elas possuem um segredo: podem viver por muitos e muitos anos. Em média, as carpas vivem por 25 – 30 anos, mas há vários relatos de peixes que chegaram a viver por até 200 anos.
Um desses peixes famosos foi o ‘Hanako’ (foto), uma carpa japonesa que se acredita ter vivido por 226 anos. Após sua morte em 1977, pesquisadores estudaram os anéis de crescimento nas escamas de Hanako, revelando sua verdadeira idade. Não está claro como esse peixe viveu tanto, mas certamente passou por inúmeros momentos na história – da formação dos EUA às consequências de ambas as Guerras Mundiais.
2. Enguia Longfin
As enguias possuem dentes bem longos e podem viver por mais de 50 anos. Sobretudo, isso se deve ao ritmo lento com que crescem, de modo que não atingem a maturidade sexual de forma rápida, ao contrário de muitas outras criaturas marinhas.
Veja também:
A espécie Longfin é o exemplo perfeito de longevidade. Estes animais de crescimento lento, nativos da Austrália e da Nova Zelândia, possuem uma expectativa de vida de 60 anos, com a enguia mais velha conhecida chegando aos 106 anos.
É incrível imaginar que apesar de seu formato e anatomia bastante rudimentar, esses animais possam viver por tantos anos, né?
3. Baleia-da-Groenlândia
Embora as baleias tenham muito o que enfrentar nos oceanos, elas realmente podem viver por muitos anos. A Baleia-da-Groenlândia, por exemplo, pode viver por até 200 anos – o que as tornam um dos mamíferos mais longevos da Terra.
De acordo com estudos recentes sobre a longevidade dessa espécie, os cientistas acreditam que podem ter descoberto o segredo por trás da longa vida desses animais.
Estudos sobre o genoma da Baleia-da-Groenlândia revelam que elas permanecem livres de doenças por muito mais tempo do que outras espécies de baleias, e que podem ter desenvolvido uma maneira única de evitar o envelhecimento e promover o reparo celular. Muito inteligente!
4. Ouriço do Mar Vermelho
Embora não pareçam, os ouriços do mar são animais bem vivos. Caracterizados por suas imponentes conchas espinhosas, essas criaturas estranhas podem viver vidas muito longas – com o Ouriço do Mar Vermelho sendo uma das espécies mais longevas.
Nativos do Oceano Pacífico, particularmente da América do Norte, essa espécie possui uma expectativa de vida que gira em torno de 200 anos, ou seja, isso significa que eles são quase tão velhos quanto o país que habitam.
Veja também:
O segredo de sua longevidade está na energia mínima que consomem, bem como na lentidão do crescimento e desenvolvimento.
5. Tubarão da Groenlândia
Frequentemente descritos como dinossauros na Terra, o Tubarão da Groenlândia é uma espécie ancestral nativa das águas frias da Groenlândia, Islândia e Ártico. Esses animais de aparência bastante primitiva vivem por volta de 200 anos, com alguns exemplares mais antigos conhecidos vivendo por 400 anos – colocando-os entre os vertebrados que possuem a expectativa de vida mais longa da Terra.
Mas qual é o segredo de sua vida longa? Segundo alguns pesquisadores, tudo se resume à taxa de crescimento, pois eles parecem não atingir a maturidade antes de completarem um século de vida. É mais ou menos como nascer em 1920 e não poder votar até hoje! Isso também têm muito a ver com as águas frias das quais eles são nativos, o que retarda o metabolismo e a degeneração celular.
6. Molusco Duro
Se você achava que os Tubarões da Groenlândia eram velhos, espere só até ler sobre o Molusco Duro, um dos crustáceos mais antigos da Terra. Muitos exemplares dessa espécie de molusco, que é nativo da América do Norte e Central, possui uma expectativa de vida que gira em torno de 400 anos.
Veja também:
Para se ter uma ideia, um dos exemplares mais antigos foi nomeado de ‘Ming’, em referência à Dinastia Ming que governou a China de 1368 à 1644. De fato, é impressionante pensar em todo os momentos históricos pelos quais esses animais passaram durante suas vidas.
7. Orca
Acho que a maioria das pessoas sabem que as Orcas estão entre os mamíferos marinhos mais inteligentes dos oceanos, mas você sabia que elas também podem viver por muitos anos? Acredita-se que alguns exemplares vivos tenham mais de 100 anos, e que o segredo da longevidade desses animais está na mentalidade de ‘vagem’ de suas famílias.
As orcas costumam viver em grandes famílias chamadas de ‘vagens’, supervisionadas por uma matriarca. Esta fêmea dominante é protegida por toda a vida por sua prole, ou seja, isso significa que ela tende a viver muito mais. Durante a última década, pesquisadores nos Estados Unidos rastrearam um grupo liberado por uma orca apelidada de ‘Granny’, que possuía cerca de 104 anos de idade. Incrível!
8. Esponjas do Fundo do Mar (Deep-Sea Sponge)
Você pode pensar que estamos distorcendo um pouco a definição de ‘criatura’ com esta entrada, mas essas esponjas do fundo do mar estão muito vivas – e como estão!
De acordo com alguns estudos, as esponjas do fundo do mar podem chegar aos milhares de anos – com o exemplo mais antigo conhecido estimado em 11.000 anos.
Essas criaturas crescem em grandes profundidades, formando estruturas extensas e complexas que, por sua vez, atraem a atenção de suas presas favoritas, o plâncton.
Veja também:
Além disso, algumas das maiores esponjas conhecidas, que têm o tamanho de um carro, são consideradas os exemplares mais antigos, com uma vida útil que fica na casa dos 2.000 anos – o que significa que existem desde a época dos romanos.
9. Água-viva Imortal
O termo ‘imortal’ é muito utilizado em filmes e desenhos, mas até recentemente, a noção de vida eterna não era nada mais do que ficção. No entanto, na década de 1980, cientistas fizeram uma descoberta surpreendente que desafiou o que pensávamos saber sobre a vida eterna: a água-viva imortal!
A Água-viva Imortal, ou Turritopsis dohrnii, é uma pequena espécie de água-viva classificada como biologicamente imortal. Encontrada em águas tropicais, o segredo da vida eterna dessa criatura está em sua capacidade de voltar à imaturidade sexual, por meio do qual ela efetivamente se clona. Por fim, dada a sua vida incrível e aparentemente infinita, a Água-viva Imortal é considerada uma das espécies marinhas mais importantes do mundo para a pesquisa biológica e farmacêutica.