Conheça as salpas, esses incríveis animais transparentes que podem viver entre duas semanas e três meses e dar muito trabalho aos pescadores de todo o mundo.
As salpas podem até parecer peixes, mas não o são. Elas são simplesmente… salpas.
A princípio, pode parecer confuso, mas de fato não é. As salpas pertencem à classe de animais Salpa Maggiori, e é a designação dada a um conjunto de espécies de tunicados planctônicos da família Salpidae.
Essas incríveis criaturas podem medir milímetros, no entanto, crescem cerca de cinco por cento por hora e acabam no final com 10 centímetros de comprimento.
Veja também:
As salpas costumam dar trabalho aos pescadores, pois pesam nas redes de pesca, mas não são animais que podem ser comercializados. Por outro lado, estes organismos fascinam os cientistas, pela sua composição, forma como se comportam e aspecto peculiar.
Esses seres podem sobreviver entre duas semanas e três meses antes de serem comidos por cavalas e atuns, ou cair lentamente no fundo do mar, onde se juntam em grandes quantidades.
As salpas possuem um tremendo potencial de redução de carbono, pois se alimentam do fitoplâncton que absorve o dióxido de carbono. Estes animais muitas vezes flutuam ao longo da superfície do oceano para se alimentarem. Além disso, costumam utilizar sua transparência para se camuflarem de possíveis predadores.
Veja também:
Para se moverem, as salpas bombeiam água através de seus corpos gelatinosos, mastigando fitoplâncton à medida que avançam. Geralmente, se juntam em longas fileiras que podem ultrapassar um quilômetro de comprimento.
A espécie é muito comum em diversos oceanos, ocorrendo em águas equatoriais, subtropicais, temperadas e frias. No entanto, sua maior concentração ocorre no Oceano Austral, nas proximidades da Antártica.