Nova espécie de peixe descoberta em recifes profundos, foi batizada de Cirrhilabrus wakanda, ou vibranium fairy wrasse, em homenagem ao personagem Pantera Negra.
Embora a nação de Wakanda exista apenas no universo da Marvel Comics, onde é a casa do super-herói Pantera Negra, pesquisadores acreditam ter encontrado sua versão subaquática.
E 80 metros abaixo da superfície em recifes secretos, os famosos guerreiros com roxo vibrante são peixes.
Antes desconhecidas, as espécies de peixes vivem em recifes de corais escuros, chamados recifes da “Zona Crepuscular”, no Oceano Índico, na costa da Tanzânia. Esses peixes são conhecidos como Fairy wrasses.
As descobertas estão detalhadas em um estudo publicado na quinta-feira (11/07) na revista ZooKeys.
Veja também:
As escamas desses peixes são tão profundamente pigmentadas que o roxo permanece durante o processo de preservação, quando a cor é geralmente perdida.
Esses peixes foram descobertos por cientistas que participam da iniciativa Hope for Reefs, da Academia de Ciências da Califórnia, cujo objetivo é pesquisar e restaurar sistemas de recifes de corais.
A espécie ficou desconhecida por muito tempo, porque sua “casa” está abaixo dos limites de mergulho recreativo. Os mergulhadores da Hope for Reefs são treinados para pesquisar nos recifes de corais da “Zona Crepuscular”, que podem compreender de 60 a 150 metros abaixo da superfície.
“A preparação para esses mergulhos profundos é muito intensa, e nosso equipamento geralmente pesa mais do que nós”, disse Luiz Rocha, curador da Academia e co-líder da Hope for Reefs. “Quando chegamos a esses recifes e encontramos espécies desconhecidas tão espetaculares quanto esse wrasse, parece que nosso trabalho duro está valendo a pena.”
Os mergulhadores podem explorar recifes por apenas alguns minutos antes de uma longa subida à superfície, que pode levar horas para ser realizada com segurança.
Veja também:
Os peixes foram batizados de Cirrhilabrus wakanda, ou vibranium fairy wrasse, em homenagem a Pantera Negra.
“Quando pensamos sobre a natureza secreta e isolada desses recifes africanos inexplorados, sabíamos que tínhamos que nomear essa nova espécie de Wakanda”, disse Yi-Kai Tea, principal autor do novo estudo e doutor em Ictiologia.
“Nós conhecemos diversos wrasses do Oceano Índico, mas sempre pensamos que havia uma espécie perdida ao longo da borda leste do continente. No entanto, quando eu vi esse incrível peixe roxo, eu soube instantaneamente que estávamos lidando com a peça que faltava no quebra-cabeça”, completa Yi-Kai Tea.
Esses fairy wrasses são diferentes das outras espécies encontradas no Oceano Índico, bem como outras relacionadas pertencentes ao Oceano Pacífico.
Veja também:
A equipe estudou as escamas desses peixes. De perto, o padrão das cores lembrava o traje vibrante do Pantera Negra e até mesmo o tecido usado pelo povo de Wakanda no filme.
A Hope for Reefs também descobriu que os recifes profundos fornecem um ecossistema único que suporta uma abundância de vida. Mas a profundidade deles não os protege das ameaças que os humanos representam aos recifes rasos.
Mais mergulhos estão sendo planejados para estudar esses recifes profundos ao redor do mundo.
Luiz Rocha e seus colegas também descobriram peixes de recifes profundos nas costas da Ilha de Páscoa e da Micronésia, ambos com misturas de cores laranja e amarelo.
“É um momento de crise global para os recifes de corais, e explorar os habitats pouco conhecidos e a vida que eles sustentam agora, é mais importante do que nunca”, disse Rocha.
“Como eles estão fora de nossas vistas, esses recifes profundos são frequentemente deixados de fora das reservas marinhas, por isso esperamos que nossas descobertas inspirem sua proteção.”