O Apisto Macmasteri (Apistogramma macmasteri) é um ciclídeo bastante interessante para se ter em um aquário. Ele é um peixe que não cresce muito, possui coloração única e tem um temperamento que o torna diferente da maioria dos outros de seu gênero.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Apisto Macmasteri. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, bem como o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Apisto Macmasteri
Nome: Apisto Macmasteri, Macmaster’s Apisto, Redneck Cichlid;
Nome Científico: Apistogramma macmasteri (Kullander, 1979);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América do Sul;
Comprimento: Até 5,5 cm;
Expectativa de Vida: Entre 3 e 5 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 6.5;
Dureza da água: Entre 2 – 4;
Temperatura: Manter entre 23 – 30°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Apisto Macmasteri foi descrito pela primeira vez por Kullander em 1979. Ele é encontrado na América do Sul, mais especificamente em todo o norte da Colômbia e algumas partes da Venezuela. A espécie pode ser vista habitando principalmente as águas dos rios Guayticia e Metica, sistema superior do rio Meta, Colômbia.
Aparência
O Apisto Macmasteri é bastante popular devido às suas cores vibrantes, embora a maioria seja obtida por meio de reprodução seletiva ao longo dos anos. Sua coloração facial vermelha e azul brilhante faz dele um peixe único e muito atraente.
Esses ciclídeos são sexualmente dimórficos, então você pode identificar facilmente o gênero observando os padrões de cores e tamanho. Os machos são geralmente mais coloridos e apresentam padrões diferentes das fêmeas. Além disso, eles desenvolvem barbatanas mais alongadas.
O Macmasteri é conhecido por ter olhos grandes e barbatanas longas e esvoaçantes, cobertas por manchas vermelhas brilhantes e uma faixa preta horizontal. A barbatana dorsal estende-se ao comprimento do peixe e apresenta pontas afiadas.
Muitas pessoas confundem esse peixe com o Apistogramma viejita, ambas as espécies são bem similares e acredita-se que os peixes vendidos como A. viejita são variações e ou híbridos provenientes do A. Macmasteri. Entretanto, há criadores que supõem que provavelmente ocorreu o cruzamento entre as duas espécies gerando descendentes com cores mais vibrantes destinadas para o mercado de peixes ornamentais. Os Viejita genuínos são raros de serem encontrados.
No geral, os ciclídeos anões da América do Sul são muito populares por conta de seu pequeno tamanho e porque não exigem grandes espaços para viver. Além disso, eles possuem uma aparência atraente e cores extremamente chamativas.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Apisto Macmasteri se alimenta de pequenos crustáceos, insetos, larvas e vermes. Em um aquário, ele irá aceitar rações sem maiores problemas, mas é importante variar na dieta para mantê-lo saudável.
Eu recomendo que você forneça uma ração em flocos de alta qualidade e adicione alguns alimentos vivos como, por exemplo, krill, artêmias, tubifex, bloodworms e dáfnias.
Os ciclídeos anões exigem alimentos vivos ou congelados ricos em proteínas, pois eles ajudam a prolongar sua expectativa de vida, além destes alimentos realçarem suas cores.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis para o Apisto Macmasteri:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Apisto Macmasteri é considerado um peixe pacífico, exceto quando está na companhia de outros machos da espécie, peixes que possuam cores semelhantes ou durante a reprodução.
Para espécimes capturados na natureza, é melhor mantê-los em grupos que incluam 1 macho e 5 ou 6 fêmeas. No entanto, se você planeja adicionar mais de um macho, precisará de um aquário maior.
Espécimes criados em cativeiro podem facilmente ser mantidos com outros peixes de natureza pacífica e tamanho parecido, mas é melhor evitar outros Apistogrammas para evitar hibridização.
Você pode manter tranquilamente um casal em um aquário densamente plantado.
Compatibilidade
Aquários com muitas plantas e esconderijos ajudam a diminuir os níveis de agressividade entre indivíduos que possuam as mesmas características. Em relação as outras espécies, o Apisto Macmasteri se mostra pacífico e tolerante, com exceção durante os períodos de reprodução.
Abaixo confira alguns dos peixes compatíveis com o Apisto Macmasteri:
Você deve evitar colocar o Macmasteri com peixes grandes e de comportamento agressivo, pois eles podem intimidá-lo com muita facilidade.
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Apisto Macmasteri é uma tarefa bastante fácil. O macho costuma ser maior, mais colorido e desenvolve nadadeiras dorsal e anal mais longas e pontiagudas. As fêmeas, por outro lado, possuem cores desbotadas, exceto em época de reprodução quando podem apresentar coloração creme puxando para o amarelo.
Acasalamento / Reprodução
A reprodução bem-sucedida do Macmasteri pode ser alcançada em aquários domésticos, embora seja moderadamente difícil. A água deve ser muito mole e ácida, e a temperatura elevada até o limite superior de sua faixa preferida.
O recomendado é que cada fêmea tenha um local de desova adequado no aquário, como uma caverna formada com rochas, troncos ou vasos de barro virados de lado. A fêmea colocará cerca de 60 a 120 ovos no teto dessa caverna, e ficará cuidando deles o tempo todo. O macho, por outro lado, ficará nos arredores protegendo o território de possíveis predadores.
A eclosão dos ovos ocorre após 2 – 4 dias, dependendo da temperatura da água. A fêmea continuará vigiando os filhotes e, depois de mais alguns dias, os conduzirá para fora da caverna. Contudo, nesse momento, a fêmea se tornará bastante combativa, afastando qualquer possível predador que possa chegar perto de seus filhotes.
Os alevinos exigirão pequenas refeições frequentes com alimentos de tamanho apropriado, como náuplios de artêmias ou microvermes.
Sobretudo, caso a desova ocorra em um aquário comunitário, é uma boa ideia alimentar os outros peixes na extremidade oposta onde os alevinos estão comendo, para evitar deixar a fêmea estressada, que estará tentando desesperadamente proteger seus filhotes.
Configuração do aquário
O aquário para um único Apisto Macmasteri precisa ter no mínimo 50 litros, mas caso deseja manter um grupo, você precisará de no mínimo 110 litros.
Ao montar o aquário é interessante se lembrar de que esse espaço deve ser tão confortável quanto seu habitat natural. Você verá seus peixes mais felizes se puder adicionar decorações que façam com que pareça com o ambiente em que eles vivem na natureza.
O melhor substrato para o Apisto Macmasteri é a areia, pois ele é um peixe que gosta de cavar o substrato. Caso você utilize um substrato arenoso, é bem capaz dele se arranhar enquanto realiza esse tipo de tarefa.
Você pode criar o ambiente perfeito adicionando muitas plantas. As plantas vão melhorar a aparência do aquário, servir como fonte de alimento e fornecer esconderijos para esses peixes, principalmente durante a reprodução.
O Apisto Macmasteri precisa de no máximo oito horas de luz fraca todos os dias. Se a luz for muito forte, ele perderá suas cores devido ao estresse e ficará preguiçoso.
Por fim, a filtragem do aquário também não deve ser muito forte, e você deve evitar realizar trocas parciais de água com mais de 10 a 15% semanais.
Referências Bibliográficas
Kullander, S.O., 2003. Cichlidae (Cichlids). p. 605-654. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36377);
Christopher Scharpf & Kenneth J. Lazara (22 September 2018). “Order CICHLIFORMES: Family CICHLIDAE: Subfamily CICHLINAE (a-c)”. The ETYFish Project Fish Name Etymology Database. Christopher Scharpf and Kenneth J. Lazara.;
Berg, William (7 June 2022). “Apistogramma macmasteri | Care & Breeding | Dwarf Cichlids”. Dwarfcichlids.com;