O Barbo Red Shiner (Cyprinella lutrensis) é um lindo peixe indicado para aquaristas que procuram espécies para aquários de água fria. Com cores lindas, além de um comportamento pacífico e gregário, esse peixinho pode ser uma excelente opção ao famoso Peixinho Dourado (kinguio).
Nativo dos Estados Unidos e México, o Red Shiner pode ser encontrado habitando uma variedade de habitats, desde riachos, rios de pequeno e médio porte, até corredeiras e piscinas naturais. Esse pequeno peixinho é comumente visto no Rio Mississipi.
Embora possa tolerar condições de águas tropicais, desde que a qualidade dela seja muito boa, o Red Shiner é naturalmente uma espécie subtropical e irá prosperar em ambientes de águas mais frias. Portanto, caso esteja em busca de peixes que toleram baixas temperaturas, esse carinha aqui é ideal pra você!
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Barbo Red Shiner, Red Shiner, Red-horse Minnow, Rainbow Dace;
Nome Científico: Cyprinella lutrensis (Baird & Girard, 1853);
Família: Leuciscidae;
Origem da Espécie: América do Norte (México e Estados Unidos);
Comprimento: Até 9 cm;
Expectativa de Vida: Até 3 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 7.0 – 7.5;
Dureza da água: Entre 5 – 15;
Temperatura: Manter entre 10 – 22°C;
Características
Aparência
O Red Shiner é uma espécie extremamente colorida, principalmente os machos. Os peixes possuem corpos verde-prateados comprimidos lateralmente.
Ao se reproduzir, o macho desenvolve uma coloração azul-rosada iridescente, uma espécie de coroa e pontas vermelhas em todas as barbatanas, exceto na barbatana dorsal. Sua cabeça é distinta e comprimida com olhos minúsculos, além de ter um nariz mais pontiagudo que projeta a boca para frente.
Alimentação
Onívoro. O Barbo Red Shiner aceitará prontamente a maioria das rações disponíveis para peixes ornamentais incluindo, por exemplo, flocos, grânulos e pellets.
Você também pode variar um pouco a dieta desse peixe fornecendo alguns alimentos vivos, congelados e liofilizados. Alguns bons alimentos do tipo incluem as famosas bloodworms, dáfnias e tubifex. Eu recomendo que o Red Shiner seja alimentado com esse tipo de alimento apenas uma ou duas vezes na semana.
Na natureza, o Red Shiner passa a maior parte do tempo consumindo matéria vegetal. Embora a maioria das rações modernas levem em isso em consideração e incluam esse tipo de alimento em sua composição, ainda assim você pode complementar a dieta do peixe fornecendo vegetais cozidos como, por exemplo, espinafre, abobrinha e brócolis.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis no mercado para o Barbo Red Shiner:
Última atualização em 2025-01-17 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Red Shiner é um peixe pacífico e costuma ocupar a região superior e média do aquário, embora também possa ser visto nadando e se alimentando em outros níveis.
Por ser um peixe que adora viver em grupos, você precisará adquirir um grupo composto de no mínimo 6 – 8 indivíduos.
Compatibilidade
O Red Shiner pode ser mantido com outros peixes de tamanho semelhante e que aceitem as mesmas condições de temperatura.
Embora seja tentador, evite adicionar esse peixe com o famoso Kinguio, pois eles podem acabar brigando por comida e seu peixinho provavelmente irá perder a batalha. Além disso, deve evitar espécies com nadadeiras alongadas, pois o Red Shiner adora mordiscá-las.
Alguns bons companheiros de aquário incluem peixes dos gêneros: Schistura, Nemacheilus e Mesonoemacheilus, que ocuparão os níveis mais baixos do aquário;
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Barbo Red Shiner é uma tarefa simples. As fêmeas costumam ser maiores e bem mais encorpadas do que os machos. Por outro lado, os machos são menores e mais brilhantes e, quando estão em condições de reprodução, ficarão com uma aparência muito mais vibrante, com aparentes tubérculos brancos em toda a cabeça.
Acasalamento / Reprodução
A reprodução do Red Shiner na natureza é sazonal, e você pode esperar o mesmo tipo de comportamento em cativeiro.
Esse peixe desova geralmente em águas mais calmas, mas é o macho quem decide a localização exata do ninho. As fêmeas produzem ruídos únicos para atraí-los.
Apesar de botarem os ovos no ninho, o Red Shiner também os espalham em plantas ou rochas. É por isso que o aquarista deve decorar bem o aquário para que ele tenha locais para adicioná-los.
Uma única fêmea pode colocar até 600 ovos nesses locais e os filhotes eclodem em cerca de cinco dias. Dentro de uma semana, você verá alevinos nadando livremente no aquário e poderá alimentá-los com infusórios ou quaisquer outros alimentos desenvolvidos especificamente para eles.
Não há a necessidade de um aquário separado, mas você pode montar um se quiser com uma decoração semelhante a do aquário principal.
Infelizmente, há poucas informações sobre como criá-los em aquários domésticos, embora isso tenha se tornado comum.
É interessante consultar lojas onde esses peixes são vendidos para entender melhor suas principais técnicas de criação.
Configuração do aquário
O Red Shiner é uma espécie de cardume e como é bastante ativo o ideal é manter um grupo em um aquário com no mínimo 100 litros. Você deve dar prioridade ao comprimento do que a largura do aquário.
Por ser um peixe de água fria, você não precisará utilizar um termostato no aquário, desde que ele fique em um ambiente com uma temperatura estável.
De um modo geral, o Red Shiner é um peixe exigente em relação aos parâmetros e qualidade da água. Por conta disso, você deve adicionar uma filtragem potente!
Em relação a decoração, crie um ambiente onde haja muitos esconderijos para que o Red Shiner possa explorar. Você pode adicionar, por exemplo, plantas, rochas e troncos em seu aquário para montar o cenário perfeito!
Referências Bibliográficas
Page, L.M. and B.M. Burr, 2011. A field guide to freshwater fishes of North America north of Mexico. Boston : Houghton Mifflin Harcourt, 663p. (Ref. 86798);