O Blenny Tailspot (Ecsenius stigmatura) é um lindo peixe para compor a região do fundo do aquário. A espécie é considerada uma boa opção para aquaristas iniciantes, pois é resistente, fácil de cuidar e não precisa de aquários grandes para prosperar.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Blenny Tailspot. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Blenny Tailspot
Nome: Blenny Tailspot, Tailspot Blenny, Tailspot CoralBlenny, Tail Spot Blenny;
Nome Científico: Ecsenius stigmatura (Fowler, 1952);
Família: Blenniidae;
Origem da Espécie: Pacífico Ocidental (Filipinas e Indonésia);
Comprimento: Até 6 cm;
Expectativa de Vida: Entre 3 e 5 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 23 – 27°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Blenny Tailspot foi descrito pela primeira vez por Fowler em 1952. Ele pode ser encontrado no Oceano Pacífico Ocidental, mais especificamente nas Filipinas e Indonésia.
Na natureza, esses peixes vivem em grupos em áreas de recifes de corais com profundidades que podem chegar até 15 metros, onde passam a maior parte do tempo pastando algas em rochas vivas e no substrato.
Aparência
O Blenny Tailspot é bastante fácil de identificar, pois possui o corpo fino típico e uma cabeça relativamente grande, onde usa sua boca pequena para pegar algas marinhas das rochas.
Esta espécie, em particular, possui duas saliências semelhantes a antenass entre seus olhos amarelos, sob as quais estão três listras horizontais finas: uma faixa preta, uma amarela e outra laranja. O resto da cabeça é azul brilhante, que pode variar de tom com base em fatores ambientais e condições de iluminação.
Seu corpo têm uma coloração base marrom, salpicado de tons de vermelho. No entanto, como o próprio nome indica, o Blenny Tailspot possui uma pequena mancha preta contornada em branco na base de sua nadadeira caudal.
Mesmo quando atinge seu tamanho máximo, o Tailspot permanece incrivelmente pequeno, muitas vezes atingindo apenas cerca de 6 centímetros de comprimento.
Alimentação
A dieta do Blenny Tailspot é em grande parte herbívora, embora ele também aceite alimentos proteicos. Caso você tenha um aquário estabilizado e maduro, esse peixe dependerá principalmente dele para se alimentar, comendo algas e invertebrados da superfície das rochas.
No entanto, você pode fornecer uma variedade de alimentos vivos, congelados e liofilizados. Você pode incluir, por exemplo, artêmias, camarões mysis e bloodworms. Além disso, você também pode fornecer rações em flocos ou pellets de alta qualidade.
O Blenny Tailspot passa boa parte do tempo vasculhando o aquário em busca de um pouco de alga para comer, e depende basicamente disso para suprir suas necessidades nutricionais. No entanto, isso não significa que ele vai livrar completamente seu aquário das algas.
Assim como outras espécies que possuem hábitos alimentares semelhantes, o Tailspot pode fazer parte da equipe de limpeza. Ele vai mordiscar as rochas e livrá-las de algumas pragas, como as algas verdes.
Lembre-se apenas de que estes peixes são incrivelmente pequenos e só conseguem comer até certo ponto. Então, caso tenha um ambiente infestado de algas, pode ser necessário adicionar outras espécies para ajudá-los na limpeza.
Temperamento / Comportamento
Quando você comprar seu primeiro Blenny Tailspot, entenderá o motivo desse carinha ser um dos preferidos de muitos aquaristas!
Estes peixes são curiosos, ousados e bastante peculiares. Eles virão ao seu encontro na frente do aquário e correrão pelo substrato. A maior parte do tempo ele passará pastando algas e invertebrados em rochas.
Embora geralmente seja um peixe pacífico, alguns aquaristas relatam um pouco de agressividade. Na maioria das vezes, os casos de agressividade vêm de sentimentos de que ele precisa defender um determinado território, geralmente devido à falta de esconderijos. Contornar isso é uma tarefa fácil, pois basta adicionar mais esconderijos no aquário.
Compatibilidade
A grande maioria dos peixes do gênero são seguros para aquários com recifes de corais. A grande verdade é que o Blenny Tailspot acaba escolhendo alguns corais SPS para comer. Então, eu não sei ao certo se ele gosta de comer as algas que crescem nesses tipos de corais ou se realmente gosta de comê-los.
Se você perceber que seus peixes estão começando a mordiscar os corais, tente aumentar a alimentação. Geralmente eles precisam de 2 – 3 pequenas refeições por dia. Se isso não funcionar, você pode, infelizmente, precisar pensar em retirá-lo do aquário.
Em relação aos companheiros de aquário, eu recomendo que você evite adicionar outros blennies (e qualquer coisa que se pareça com um). Caso contrário, terá problemas com brigas por território.
Alguns bons companheiros de aquário para o Blenny Tailspot incluem, por exemplo:
Dimorfismo Sexual
Não há informações relevantes sobre as diferenças sexuais entre o macho e a fêmea do Blenny Tailspot. Alguns aquaristas relatam que os machos apresentam filamentos ou flâmulas na parte superior e inferior de suas barbatanas.
Acasalamento / Reprodução
Embora seja difícil sexar o Blenny Tailspot e reproduzi-lo em cativeiro, ainda assim há relatos bem sucedidos. Na verdade, o processo de reprodução é bastante incomum e muitos aquaristas nem tentam.
Como a maioria das espécies, a reprodução do Blenny Tailspot requer um macho e uma fêmea. No entanto, na maioria das vezes, não há como diferenciar o macho da fêmea. Todos os emparelhamentos bem-sucedidos são resultado de sorte ou pura tentativa e erro.
Alguns aquaristas documentaram machos com filamentos ou flâmulas na parte superior e inferior de suas barbatanas caudais, mas podem ser extremamente difíceis de ver, se estiverem presentes.
Caso você tenha a sorte de conseguir um casal para procriar, crie as condições favoráveis para a reprodução. Mantenha a água com boa qualidade e alimente os peixes com muitos alimentos vivos e congelados.
Configuração do aquário
O Blenny Tailspot é um peixe bastante comum em aquários pequenos. Geralmente, ele não precisa de mais do que um ambiente com cerca de 40 litros para viver. No entanto, eu recomendo que você mantenha um exemplar em um aquário com cerca de 110 litros, pois assim ele terá espaço para nadar e realizar suas atividades diárias.
Como mencionado anteriormente, estes blennies são peixes ativos e gostam de ficar nadando na frente do aquário. Ao contrário de outros peixes de fundo, o Blenny Tailspot tende a passar a maior parte do tempo fora de seu esconderijo.
Em relação a decoração do aquário, eu recomendo que você adicione um substrato de areia fina para que ele possa cavar. Além disso, é importante adicionar muitas rochas vivas formando cavernas e fendas.
Sobre a filtragem, o Blenny Tailspot pode tolerar um fluxo de água mais forte, embora prefira ambientes com fluxo moderado. Em relação a iluminação, ela irá depender basicamente dos tipos de corais que você mantém.
Por fim, eu recomendo que você adicione uma tampa bem ajustada ao aquário, pois o Blenny Tailspot é conhecido por ser um excelente saltador.
Referências Bibliográfica
Springer, V.G., 1988. The Indo-Pacific blenniid fish genus Ecsenius. Smithson. Contrib. Zool. (465):134 p. (Ref. 5296);
Jeff Kurtz. 2007. Combtooth Blennies: Bewitching Bottom Dwellers – Tropical Fish Hobbyist;
Bob Fenner. The True/Combtooth Blennies, Family Blenniidae – Wet Web Media;