O Cardinal Listrado Amarelo (Apogon cyanosoma) é um pequeno peixe de água salgada capaz de viver tranquilamente tanto sozinho quanto em grupos com outros de sua própria espécie.
Estes peixes são considerados fáceis de cuidar e ideal para aquários com recifes de corais. Portanto, se você está em busca de um primeiro contato com o mundo marinho, o Cardinal Listrado pode ser uma boa escolha!
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Cardinal Listrado Amarelo. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, bem como o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica
Nome: Cardinal Listrado Amarelo, Yellow Striped Cardinalfish, Orange Lined Cardinalfish, Yellowstriped Cardinalfish, Goldenstriped Cardinal, Bluespot Cardinalfish, Yellow Cardinalfish;
Nome Científico: Apogon cyanosoma (Bleeker, 1853); Sinônimos: Ostorhinchus cyanosoma, Ostorhynchus cyanosoma;
Família: Apogonidae;
Origem da Espécie: Indo-Pacífico;
Comprimento: Até 8 cm;
Expectativa de Vida: Entre 5 e 8 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.5;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 22 – 26°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Cardinal Listrado Amarelo é encontrado habitando recifes de corais nas regiões do Indo-Pacífico e Fiji. Na natureza, eles vivem em grandes cardumes e utilizam seu padrão de cores único para se protegerem de possíveis predadores.
Embora a espécie viva em grupos maiores na natureza, ainda assim pode viver tanto sozinha quanto em pequenos grupos e pares em um aquário.
Aparência
O Cardinal Listrado Amarelo é um peixe relativamente pequeno, podendo atingir até no máximo 8 centímetros de comprimento. Além disso, sua expectativa de vida gira em torno de 5 a 8 anos sob bons cuidados.
O corpo do Cardinal Listrado é alongado e possui 6 listras amarelas que percorrem toda a extensão dele. Essas listras e ocelos falsos perto de sua cauda ajudam a confundir os predadores quanto à direção em que estão nadando, tornando difícil prever seus movimentos.
A espécie possui uma coloração metálica muito brilhante que vai desbotando um pouco com a idade, mas que pode se tornar brilhante e vibrante dependendo da dieta recebida no aquário.
Alimentação
Carnívoro. O Cardinal Listrado Amarelo requer uma dieta variada que deve consistir de rações de alta qualidade, incluindo: flocos e preparações liofilizadas, bem como camarões mysis, artêmias, bloodworms e quaisquer outros itens proteicos, como peixe picado ou mexilhões.
Sobretudo, procure alimentar o Cardinal com pequenas quantidades de alimento 3 vezes ao dia, com pelo menos uma das refeições após as luzes se apagarem.
Temperamento / Comportamento
O Cardinal Listrado Amarelo é considerado um peixe bastante ativo e ideal para ambientes de recifes de corais.
Embora vivam em cardumes na natureza, estes peixes também podem viver em pares ou até mesmo sozinhos sem maiores problemas. Caso sejam mantidos em grupos, eles estabelecerão uma certa hierarquia social, mas isso geralmente é feito de forma pacífica e com poucas brigas entre os membros do grupo.
Compatibilidade
Para uma melhor exibição no aquário, eu recomendo que você mantenha o Cardinal Listrado Amarelo em grupos de 5 a 7 indivíduos, todos introduzidos simultaneamente. Mantê-los em grupos aceitáveis não apenas fará com que eles fiquem menos nervosos, mas também exibam um comportamento mais próximo daquele visto na natureza.
É importante que os companheiros de aquário sejam de natureza pacífica. Além disso, você não deve incluir peixes grandes, carnívoros ou que possam intimidá-los.
Eu recomendo que você mantenha o Cardinal Listrado Amarelo em um aquário com recifes de corais na companhia de peixes pequenos e invertebrados.
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Cardinal Listrado Amarelo é uma tarefa bastante difícil, pois eles não possuem diferenças físicas sexuais distinguíveis.
Acasalamento / Reprodução
O Cardinal Listrado Amarelo forma pares distintos durante o namoro e desova. O macho chocará os ovos em sua boca até a eclosão (relatada em cerca de 7 dias). As larvas são então liberadas na coluna d’água, onde se desenvolvem por algumas semanas antes de se estabelecerem. Uma vez liberadas, não há mais cuidado parental.
Configuração do aquário
O aquário para o Cardinal Listrado Amarelo precisa ter no mínimo 30 litros para um único peixe, mas ambientes maiores são recomendados para grupos formados por 5 ou mais peixes.
Você pode montar um aquário com recifes de corais sem maiores problemas. Devido ao seu tamanho pequeno, natação ativa e cores vibrantes, o Cardinal Listrado é uma excelente escolha para iniciantes que estão em busca de um primeiro peixe para seus recifes. Ele apreciará rochas vivas e corais, o que lhe dará uma sensação maior de segurança contra possíveis predadores. Além disso, ele pode até mesmo usar ouriços com espinhos longos para se camuflar.
Referências Bibliográficas
Masuda, H., K. Amaoka, C. Araga, T. Uyeno and T. Yoshino, 1984. The fishes of the Japanese Archipelago. Vol. 1. Tokai University Press, Tokyo, Japan. 437 p. (text). (Ref. 559);
Randall, J. E.; M. Kulbicki (1998). “Two new cardinalfishes (Perciformes: Apogonidae) of the Apogon cyanosoma complex from the western Pacific, with notes on the status of A. wassinki Bleeker”. Revue Française d’Aquariologie Herpétologie;
“Yellowstriped Cardinalfish (Ostorhinchus cyanosoma) – Tropical Fish Keeping – Aquarium fish care and resources”. 01 Aug 2023;