O Ciclídeo da Nicarágua (Hypsophrys nicaraguensis) possui uma grande variedade de cores, e é considerado por muitos o mais belo dos ciclídeos da América Central. A espécie é relativamente fácil de cuidar, embora o aquarista necessite de bons equipamentos e precise ter cronogramas de manutenção rigorosos para evitar possíveis problemas.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Ciclídeo da Nicarágua. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Ciclídeo da Nicarágua
Nome: Ciclídeo da Nicarágua, Nicaragua Cichlid, Spilotum, Moga, Butterfly Cichlid, Macaw Cichlid;
Nome Científico: Hypsophrys nicaraguensis (Günther, 1864);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América Central;
Comprimento: Até 16,5 cm;
Expectativa de Vida: Até 15 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 7.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre 9 – 20;
Temperatura: Manter entre 23 – 36°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Ciclídeo da Nicarágua foi descrito pela primeira vez por Günther em 1864. Ele pode ser encontrado na América Central ao longo da vertente atlântica; desde a drenagem de San Juan, incluindo o Lago Nicarágua, na Costa Rica e Nicarágua, até a drenagem do rio Matina, na Costa Rica.
A espécie vive em lagos e rios de fluxo lento a moderado. Quando ainda é um peixe jovem, se alimenta basicamente de insetos aquáticos, mas quando atinge a fase adulta, se alimenta de detritos no fundo, sementes e folhas junto de caramujos e outros moluscos.
Aparência
O Ciclídeo da Nicarágua possui corpo atarracado e compacto com uma cabeça extremamente curvada que deixa a boca posicionada bem pra baixo. Ele é considerado um peixe relativamente grande, atingindo cerca de 16,5 centímetros de comprimento. Sua expectativa de vida gira em torno de 10 a 15 anos sob bons cuidados.
Em relação as cores, o Ciclídeo da Nicarágua possui o corpo dourado / cobre com uma cabeça azul esverdeada iridescente. Há uma linha escura que passa pelo meio do corpo com uma grande mancha preta no centro. Além disso, ele possui várias manchas escuras nas barbatanas e a barbatana dorsal tem uma borda avermelhada. As escamas do macho contém bordas escuras, dando-lhe uma aparência geral reticulada.
Além da coloração padrão, esses peixes apresentam uma grande variedade de cores dependendo da localização geográfica, sendo as fêmeas as mais coloridas. Os espécimes capturados na natureza possuem cores mais vívidas do que aqueles criados em cativeiro.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Ciclídeo da Nicarágua se alimenta de uma grande variedade de alimentos incluindo, por exemplo, sementes de plantas, folhas, detritos, caramujos e diferentes tipos de moluscos.
Em um aquário, ele geralmente aceitará todos os tipos de rações, alimentos vivos e frescos. Para manter um bom equilíbrio, eu recomendo que você alimente esse peixe com uma ração em flocos ou pellets de alta qualidade todos os dias. Complemente a dieta com artêmias vivas ou congeladas, bloodworms ou mexilhões. Além disso, ele também comerá vegetais como, por exemplo, abobrinha e pepino.
Temperamento / Comportamento
O Ciclídeo da Nicarágua é considerado um peixe territorial e agressivo, embora geralmente seja mais gentil do que muitos outros ciclídeos de mesmo porte.
A espécie pode viver tanto sozinha quanto pares ou grupos, mas é aconselhável comprar um grupo de peixes jovens e criá-los todos juntos, permitindo que formem pares naturalmente, ao invés de tentar juntar um macho e uma fêmea adultos.
Esses peixes são conhecidos por cavar e desenterrar plantas, além de comer algumas espécies com folhas mais macias quando estão em época de desova.
Compatibilidade
O Ciclídeo da Nicarágua não é considerado um bom peixe para aquários comunitários. Na verdade, ele é mais indicado apenas para aquários com outros de sua própria espécie ou que contenham ciclídeos menores e peixes grandes de outros gêneros, mas não agressivos.
Alguns possíveis companheiros de aquário para o Ciclídeo da Nicarágua incluem, por exemplo, grandes barbos, caracídeos, bagres e loricarídeos.
Dimorfismo Sexual
A fêmea é menor e geralmente tem cores mais intensas do que o macho. O macho, por outro lado, desenvolve uma pequena protuberância nucal à medida que vai chegando a fase adulta, e possui uma papila genital pontiaguda.
Existem também algumas diferenças no padrão, as fêmeas possuem uma faixa lateral preta mais significativa, enquanto o macho apresenta um único ponto no flanco.
Acasalamento / Reprodução
A reprodução do Ciclídeo da Nicarágua é possível em aquários. Ele costuma se reproduzir em cavernas. No entanto, conseguir um casal não é uma tarefa muito fácil, pois os peixes são muito agressivos uns com os outros.
A melhor opção é começar com um grupo de 6 ou mais peixes jovens e permitir que eles se acasalem naturalmente. Monte o aquário conforme sugerido no tópico “Configuração do aquário” e condicione os peixes com uma boa dieta. Uma vez que um casal tenha se formado, eles serão vistos defendendo um território contra todos os invasores e, neste ponto, é aconselhável remover os outros peixes, pois o par geralmente permanecerá junto por toda a vida.
Na natureza, os peixes desovam em túneis cavados nas margens de rios e lagos, mas em um aquário uma caverna de bom tamanho é o suficiente. A fêmea escolhe a caverna e a desova ocorre normalmente sob a escuridão. O cuidado da ninhada fica por conta da fêmea, até que os filhotes possam estar nadando livremente. Ela protegerá a caverna de quaisquer invasores, inclusive do próprio macho, que estará patrulhando o território ao redor.
Ao contrário da maioria dos ciclídeos da América Central, os ovos do Ciclídeo da Nicarágua não são adesivos e simplesmente ficam jogados no substrato. Eles eclodem em 2 -3 dias, com os filhotes nadando livremente após 3 – 5 dias. À partir deste ponto, ambos os parceiros cooperam na proteção de seus filhotes e território.
Os alevinos podem comer náuplios de artêmias e depois poderão se alimentar de rações em flocos trituradas. Não fique tentado a remover os ovos ou filhotes muito cedo do aquário, ou o casal pode se virar um contra o outro.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 190 litros para um único Ciclídeo da Nicarágua, embora um aquário maior seja necessário para manter vários deles.
Em relação a filtragem e decoração, o aquário precisa ter uma filtragem forte e eficiente. Forneça um substrato de areia fina e adicione muitos esconderijos com rochas, troncos e raízes.
O Ciclídeo da Nicarágua gosta de cavar bastante o substrato, então as decorações do aquário devem estar firmemente aterradas. As plantas até podem fazer parte do ambiente, mas precisam ser resistentes e bem enraizadas. Durante os períodos de desova, esse peixe costuma se alimentar de plantas com folhas moles, então fique de olho!
Referências Bibliográficas
Kullander, S.O., 2003. Cichlidae (Cichlids). p. 605-654. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36377);
George Zurlo, David Schleser, Cichlids (Complete Pet Owner’s Manual), Barron’s Edu Series, 2005;
Richard F. Stratton, The Guide to Owning Central American Cichlids, T.F.H. Publications, Inc., 2001;
Dr. Rüdiger Riehl and Hans A. Baensch, Aquarium Atlas Vol. 2, Publisher Hans A. Baensch, 1993;