O Ciclídeo Joaninha (Crenicichla lepidota) é um peixe de comportamento agressivo e que requer bastante espaço para prosperar. Por conta disso, ele é indicado apenas para aquaristas que já possuam um certo nível de experiência no hobby.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Ciclídeo Joaninha. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, bem como o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Ciclídeo Joaninha
Nome: Ciclídeo Joaninha, Pike Cichlid, Two-spot Cichlid, Comb Pike Cichlid;
Nome Científico: Crenicichla lepidota (Heckel, 1840);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Brasil, Bolívia, Uruguai e norte da Argentina);
Comprimento: Até 20,9 cm;
Expectativa de Vida: Até 10 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.3 – 7.5;
Dureza da água: Entre 2 – 12;
Temperatura: Manter entre 23 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Ciclídeo Joaninha pode ser encontrado na América do Sul, mais especificamente nas bacias dos rios Paraná, distribuída na drenagem do rio Paraguai no Brasil, e no baixo Paraná (abaixo de Guaíra) no Paraguai e Argentina, bem como ao longo da costa do Rio Grande do Sul, Brasil.
A espécie também habita as águas do rio Uruguai, bem como a bacia do rio Amazonas na drenagem do rio Guaporé no Brasil e Bolívia.
Aparência
O Ciclídeo Joaninha é um peixe de corpo alongado em forma de torpedo. Seu focinho é pontiagudo e a boca é profundamente fendida. As partes superiores do seu corpo podem variar do verde-oliva ao marrom-acinzentado, enquanto as partes inferiores são esbranquiçadas.
Esses peixes possuem uma faixa lateral escura, ocasionalmente quebrada, que se estende desde a ponta do focinho, passando pelos olhos, e indo até a ponta da barbatana caudal.
O Ciclídeo Joaninha possui uma mancha preta bem próximo das guelras, além de uma outra marcação semelhante perto do pedúnculo caudal. A íris de seu olho pode ser avermelhada, enquanto as bochechas amareladas.
As barbatanas dorsal e anal costuma ser pontilhadas com listras vermelhas, brancas e pretas. A cor do corpo do peixe pode variar bastante, dependendo de onde ele foi capturado.
Alimentação
Carnívoro. A dieta do Ciclídeo Joaninha deve ser composta de uma ração em flocos ou pellets de alta qualidade, bem como de alimentos vivos e congelados.
A variedade tende a ser fundamental na promoção da saúde desse peixe. Eu recomendo que você adicione bloodworms, tubifex, insetos terrestres e aquáticos, bem como camarões mysis e krill.
Temperamento / Comportamento
O Ciclídeo Joaninha é um peixe bastante ativo e gosta de nadar por todas as regiões do aquário, embora prefira ficar sempre na região inferior. De comportamento agressivo, você deve tomar cuidado ao misturá-lo com outros machos dentro do aquário. Na verdade, eu recomendo que você mantenha-o sozinho ou acompanhado de fêmeas.
Compatibilidade
O Ciclídeo Joaninha é um peixe predatório e irá comer qualquer coisa que possa caber em sua boca. Ele será territorial em relação a todos os peixes que estiverem com ele. Por isso, eu recomendo tomar cuidado na hora de escolher os melhores companheiros de aquário para essa espécie.
Alguns peixes compatíveis com o Ciclídeo Joaninha incluem, por exemplo:
- Espécies de Cichlasomas;
- Pimelodídeos;
- Loricarídeos;
- Pacu;
- Piranha;
- Aruanã;
Dimorfismo Sexual
Os machos são substancialmente maiores e com barbatanas alongadas. Por outro lado, as fêmeas possuem a coloração do ventre mais clara, corpos mais arredondadas e a nadadeira dorsal marcada com um padrão preto e branco.
Acasalamento / Reprodução
Para a reprodução do Ciclídeo Joaninha, eu recomendo que você monte um aquário com um pH que varie entre 6,5 – 7/0, dureza entre 2 – 6 dH e temperatura entre 24 – 28°C.
O par deve estar em ótimas condições para desovar. Eles vigiarão os ovos de forma bastante agressiva, embora o macho pareça fazer um pouco mais esse trabalho. Eu recomendo que você alimente o casal com uma dieta variada durante o tempo que eles cuidam da ninhada.
A eclosão dos filhotes ocorre após 4 – 5 dias, e os pais os coloração em pequenas covas no substrato para protegê-los. Por fim, os filhotes estarão nadando livremente após 11 – 13 dias e poderão comer náuplios de artêmias e pequenos insetos.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 200 litros para um único exemplar do Ciclídeo Joaninha. Para manter mais de um exemplar da espécie, eu recomendo que você adquira um ambiente com cerca de 378 litros.
Utilize plantas flutuantes e crie muitos esconderijos com rochas e troncos. Contudo, tente fornecer a cada peixe do aquário pelo menos um local de descanso Ainda em relação as plantas, se você quiser colocar espécies que possam ser enterradas, por exemplo, certifique-se que elas sejam resistentes para ciclídeos e que estejam bem enraizadas para evitar que eles as movam de lugar.
Referências Bibliográficas
Lucena, C.A.S. and S.O. Kullander, 1992. The Crenicichla (Teleostei: Cichlidae) species of the Uruguai River drainage in Brazil. Ichthyol. Explor. Freshwat. 3(2):97-160. (Ref. 26688);