O Yellow Jacket (Parachromis friedrichsthalii) é uma espécie de ciclídeo da América Central, muito famoso por sua técnica de caça incomum, rara entre a maioria dos peixes. Por mais que não seja um peixe indicado para iniciantes, ainda assim é uma excelente adição ao aquário por conta de suas lindas cores.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Ciclídeo Yellow Jacket. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Ciclídeo Yellow Jacket
Nome: Ciclídeo Yellow Jacket, Yellow Jacket Cichlid, Friedrichsthal’s Cichlid;
Nome Científico: Parachromis friedrichsthalii (Heckel, 1840); Sinônimos: Nandopsis friedrichsthalli;
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América Central;
Comprimento: Até 28 cm;
Expectativa de Vida: Até 5 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 7.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre 6 – 12;
Temperatura: Manter entre 22 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Ciclídeo Yellow Jacket foi descrito pela primeira vez por Heckel em 1840. Ele pode ser encontrado em abundância em muitos países da América Central, incluindo México, Guatemala, Honduras, Costa Rica, Belize e Nicarágua. Além disso, é possível encontrá-lo em outros lugares, como a Austrália, mas parece estar quase extinto por lá.
Na natureza, esses peixes habitam ambientes de águas salobras. Eles parecem preferir águas lentas, turvas ou lamacentas de rios, lagos, riachos de planície e pântanos. A profundidade onde eles podem ser encontrados varia de 1 a 1,5 metros.
Aparência / Dimorfismo Sexual
O Yellow Jacket possui o corpo amarelo vibrante, mas sua coloração varia dependendo do sexo.
A fêmea da espécie mostrará um forte conjunto vertical de faixas contra um fundo amarelo brilhante. Por outro lado, os machos podem variar do cobre ao amarelo-acastanhado. Eles também exibem manchas escuras nas barbatanas, queixo e flancos.
Eventualmente, os peixes perdem a pigmentação e apresentam apenas a coloração amarela. Esta é a famosa forma xantrocrômica, a mais comum no comércio de aquários.
O macho adulto pode crescer até 28 centímetros de comprimento, enquanto a fêmea varia entre 20 – 25 centímetros. O tamanho é um fator importante de poder entre esses ciclídeos. Os maiores tendem a atacar e intimidar os menores com frequência. É por isso que não é uma boa ideia manter peixes de tamanho diferente no mesmo aquário.
Alimentação
A dieta do Ciclídeo Yellow Jacket não é muito diferente de outros peixes do gênero. Se você ainda não sabe, ele é um peixe carnívoro e pode ser alimentado com rações em flocos ou pellets de alta qualidade, além de alimentos frescos e vivos. Para evitar deficiências, recomendamos que você varie bastante a alimentação.
Em relação aos alimentos vivos, você pode fornecer peixes pequenos, insetos e camarões.
O Yellow Jacket é famoso por sua técnica de caça incomum. Ele é um predador de emboscada que engana seus alvos e os pegam desprevenidos. Mas como ele faz isso? Se fingindo de morto.
Isso mesmo. O Yellow Jacket fica imóvel no fundo e espera que os peixes menores venham pegá-lo. Assim que ele sente os animais próximos, pula em suas direções com seus dentes super afiados. Este mecanismo de caça é bastante semelhante ao do Ciclídeo Livingstonii do Lago Malawi.
Temperamento / Comportamento
O Ciclídeo Yellow Jacket é conhecido por seu temperamento agressivo. Ele não costuma tolerar outros peixes em seu aquário. Além disso, por ter dentes afiados, é capaz de causar danos severos aos outros animais que estejam no mesmo ambiente.
A melhor forma de manter esse peixe é criando-o sozinho no aquário. No entanto, ainda assim é possível criá-lo em pares.
Compatibilidade
Você deve ter muito cuidado ao escolher os companheiros de aquário para o Yellow Jacket. Como já mencionamos acima, ele é considerado um animal agressivo e irá atacar qualquer outro ciclídeo que estiver em sua companhia.
Em relação aos peixes de outras espécies, ele parece não se importar muito com eles, mas isso também não significa que será um animal totalmente pacífico. Se os outros peixes forem pacíficos, espera-se que uma comunidade segura se forme.
Acasalamento / Reprodução
Assim como todos os outros ciclídeos, o Yellow Jacket desova no substrato. Ele se reproduz com bastante facilidade, seguindo as diretrizes da criação típica da América Central. Na natureza, a reprodução ocorre naturalmente de abril a agosto. Um casal bem condicionado pode desovar a cada três a cinco semanas.
Se você deseja que seus ciclídeos se reproduzam, o melhor método é comprar de seis a dez peixes jovens e deixá-los desenvolver seus próprios pares. Normalmente, eles começam a formar pares quando atingem entre 7 e 10 centímetros de comprimento. No entanto, como o macho pode se tornar muito agressivo e abusivo caso a fêmea se recuse a procriar, é recomendável usar os famosos Dither Fish (Peixes Pacificadores) para diminuir seus níveis de agressividade.
Veja também:
Em relação ao comportamento de reprodução em si, o macho se exibe para a fêmea. Se ela for receptiva, eles começarão a limpar juntos uma superfície do aquário. Então, a fêmea colocará entre 500 e 1000 ovos de cor laranja. O macho começará a fertilizá-los logo em seguida.
Ambos os pais permanecerão em modo de alerta máximo o tempo todo para proteger os ovos. A eclosão ocorre normalmente dentro de três dias, dando à luz pequenos ciclídeos amarelos. Inicialmente, os pais moverão os filhotes entre diferentes covas pré-cavadas no substrato. Os filhotes começarão a nadar sozinhos depois de seis a sete dias.
Uma coisa sobre os filhotes é que eles crescem em taxas diferentes, o que significa que dois peixes da mesma idade podem ter tamanhos diferentes. Como o canibalismo é algo bastante comum entre os ciclídeos, existe o risco dos filhotes menores serem comidos pelos maiores. Por isso, dependendo do tamanho, vale a pena separá-los.
Você pode criar os filhotes separadamente, se for conveniente. No entanto, isso aumenta o risco de interrupção do ciclo reprodutivo. Como resultado, o macho vai querer desovar novamente com a fêmea antes que ela esteja pronta. Esse problema pode fazer com que ele a machuque ou até mesmo a mate enquanto tenta forçá-la a desovar. Tome cuidado!
Configuração do aquário
Como mencionamos no começo do artigo, o habitat original do Ciclídeo Yellow Jacket é em água salobra. Então, é claro, ele se sentirá muito melhor em um ambiente do tipo. Se você deseja criá-lo, precisará misturar sal marinho para ajustar o pH e o nível de dureza recomendado para mantê-lo. No entanto, não é obrigatório manter o Yellow Jacket em um aquário de água salobra. Esse peixe se dá bem em ambientes de água doce também, mas ainda assim é necessário corrigir o pH e a dureza.
Você consegue manter o Yellow Jacket em um aquário com no mínimo 200 litros. A melhor indicação é um aquário com cerca de 300 litros, pois isso lhe dará espaço para se movimentar, já que é um peixe bastante ativo.
Sobre a decoração, você deve evitar adicionar plantas, pois esses peixes adoram destruir, tirar do lugar ou mesmo consumi-las. Outra coisa que você deve ter certeza é sobre a iluminação. Eles não gostam de ambientes muito claros, pois na natureza vivem em águas escuras e lamacentas. Por outro lado, você pode caprichar na quantidade de rochas formando cavernas e fendas.
A principal dor de cabeça que você terá com o Yellow Jacket é em relação a frequência de troca de água. Esse peixe é muito sensível aos resíduos acumulados, portanto, certifique-se de realizar trocas grandes de água de duas a três vezes por semana, talvez até mais, dependendo das condições do ambiente e dos níveis de compostos nitrogenados.
Referências Bibliográficas
Kullander, S.O., 2003. Cichlidae (Cichlids). p. 605-654. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36377);