O Ciclídeo Yellow Krib (Wallaceochromis humilis) é um peixe relativamente fácil de cuidar, embora não goste muito da companhia de outros peixes no aquário. A espécie, considerada resistente, passa a maior parte de seu tempo nadando na região do fundo filtrando o substrato em busca de comida.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Ciclídeo Yellow Krib. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Ciclídeo Yellow Krib
Nome: Ciclídeo Yellow Krib, Yellow Krib, Yellow Kribensis, Humilis;
Nome Científico: Wallaceochromis humilis (Boulenger, 1916); Sinônimos: Pelvicachromis humilis;
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África;
Comprimento: Até 12,5 cm;
Expectativa de Vida: Até 7 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre 5 – 12;
Temperatura: Manter entre 24 – 26°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Ciclídeo Yellow Krib foi descrito pela primeira vez por Boulenger em 1916.
A espécie, que é originária da África, habita os rios Kolenté, na Guiné, e vai até o curso médio dos rios St. Paul e St. John, na Libéria. Estes peixes se desenvolvem em zonas caracterizadas por forte presença de plantas (plantas aquáticas e de sapal, matéria orgânica em decomposição, ramos e etc).
Aparência
O Yellow Krib é um peixe de coloração amarelada com um padrão avermelhado na nadadeira caudal. A grande verdade é que a coloração restante difere bastante, dependendo do humor do peixe. A zona de brilho na barriga da fêmea, que está presente em todas as formas, é expressa de forma muito mais intensa em algumas variedades específicas.
Alimentação
Em relação a alimentação, o Yellow Krib é um peixe onívoro. Você pode fornecer uma ração em flocos ou pellets de alta qualidade, além de alimentos vivos e liofilizados. Para evitar quaisquer deficiências na dieta, eu recomendo que você varie bastante os tipos de alimentos fornecidos.
Procure fornecer dáfnias, bloodworms e artêmias como opções de alimentos vivos. Além disso, forneça algum tipo de matéria vegetal como parte da dieta, como espinafre, alface e pepino.
Temperamento / Comportamento
O Ciclídeo Yellow Krib é um peixe relativamente pacífico e passa a maior parte do tempo filtrando a areia em busca de alimento. Você pode mantê-lo sozinho, em pares ou até mesmo em grupos, mas precisará de ambientes grandes caso deseje mantê-lo em números maiores.
Compatibilidade
É importante saber que o Yellow Krib não tolera quaisquer incursões em seu território. Portanto, seus companheiros de aquário devem ser escolhidos com cuidado, pois os combates podem ser intensos.
Alguns bons companheiros de aquário incluem, por exemplo, tetras grandes, loricarídeos, peixe Borboleta Africano e coridoras.
Dimorfismo Sexual
O macho do Yellow Krib costuma ser maior do que a fêmea e desenvolve barbatanas dorsais e anais pontiagudas. Por outro lado, as fêmeas são mais arredondadas do que os machos.
Acasalamento / Reprodução
Reproduzir o Yellow Krib não é uma tarefa fácil. Ele gosta de criar seus filhotes em cavernas e os pais formam pares monogâmicos, embora a melhor forma de obtê-los é adicionar um grupo de seis ou mais peixes jovens e criá-los juntos, permitindo que o pareamento ocorra naturalmente.
O aquário de reprodução deve conter muitos locais de desova formados com rochas, troncos, além de vasos virados de lado. Eu recomendo que você adicione uma filtragem suave por meio de um filtro de esponja ou similar, pois os alevinos podem ser sugados facilmente.
Para obter a maior taxa de sobrevivência, não adicione nenhuma outra espécie que viva no fundo, pois elas podem ser predadoras de alevinos ou dos ovos.
O namoro desses peixes é algo bem demorado e o macho pode ser bastante agressivo com sua parceira. A provisão de cavernas onde apenas a fêmea pode entrar ajudará a dissipar esse comportamento. Quando estiverem prontos, o par irá escolher uma caverna para desovar. Durante o processo, os ovos geralmente são colocados no teto ou nas paredes da caverna selecionada.
Veja também:
A fêmea cuidará dos filhotes enquanto o macho defende o território ao redor. Se a ele sumir por alguns dias ou não permitir que o macho entre em uma determinada caverna, geralmente é um sinal de que a desova ocorreu com sucesso.
A eclosão ocorre em 2 – 3 dias, com os filhotes nadando livremente após 7 – 8 dias. Este é frequentemente o ponto em que o aquarista desaviasdo descobre que seus peixes se reproduziram, quando os filhotes saem da caverna em massa, pastoreados por ambos os pais.
Os alevinos são grandes o suficiente para aceitarem náuplios de artêmias ou microvermes. Além disso, eles também se alimentam de algas e detritos. Você deve deixá-los no aquário com os pais até que estes sinalizem uma próxima desova.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 110 litros para um casal do ciclídeo Yellow Krib.
Eu recomendo que você monte um ambiente adicionando muitos esconderijos com rochas e troncos, pois criará locais de desova em potencial. Além disso, você também pode usar vasos de barro ou decorações compradas em pet shops.
Eu não indico utilizar plantas que possam ser enraizadas em um aquário com o Yellow Krib, pois ele pode mordiscá-las. Na verdade, uma boa opção são as plantas flutuantes, já que elas ajudam a diminuir um pouco a luz que entra no aquário e fornece uma cobertura adicional.
Por fim, o substrato pode ser de areia ou cascalho fino, pois esses peixes adoram cavar durante o período de reprodução.
Referências Bibliográficas
Lamboj, A., F. Trummer and B.D. Metscher, 2016. Wallaceochromis gen. nov, a new chromidotilapiine cichlid genus (Pisces: Perciformes) from West Africa. Zootaxa 4144(1):124-130. (Ref. 110229);
Linke, H. & W. Staeck (1994). African Cichlids I: Cichlids from West Africa. Tetra-Press, Melle;