O Cirurgião Tomini (Ctenochaetus tominiensis) é um peixe bastante famoso no mundo do aquarismo. Ele é conhecido pela sua resistência e capacidade de viver tranquilamente em aquários com recifes de corais e consumir algas.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Cirurgião Tomini. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Cirurgião Tomini
Nome: Cirurgião Tomini, Tomini Surgeonfish, Tomini Tang, Orangetip Bristletooth;
Nome Científico: Ctenochaetus tominiensis (Randall, 1955);
Família: Acanthuridae;
Origem da Espécie: Oceano Indo-Pacífico;
Comprimento: 16 cm;
Expectativa de Vida: 5 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 24 – 27°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Cirurgião Tomini é um peixe nativo do Oceano Indo-Pacífico, mais abundante na metade norte da Grande Barreira de Corais. Ele também costuma ser visto habitando recifes ao longo das Ilhas Salomão e Fiji.
Aparência
O Cirurgião Tomini possui o corpo marrom com barbatanas amarelas e azuis. Quando ainda é um peixe jovem, sua barriga apresenta cores brancas, mas à medida que ele vai ficando mais velho, esse tom branco dá lugar ao marrom. Além disso, os adultos possuem cauda azul bem destacada, com barbatanas anais e dorsais amarelas.
No geral, o Tomini é um peixe que permanece bem pequeno. Um adulto não costuma ultrapassar os 16 centímetros de comprimento, mas a maioria dos peixes nem chegam nisso.
A expectativa de vida do Cirurgião Tomini gira em torno de 5 anos.
Alimentação
Nativo dos recifes do Oceano Pacífico, o Cirurgião Tomini alimenta-se de algas, microfauna e detritos.
Em um aquário, esses peixes irão consumir todo e qualquer alimento recomendado para espécies herbívoras, incluindo as próprias algas. Eles irão mordiscar, por exemplo, as rochas vivas e os vidros em busca delas. Eu recomendo que você forneça uma ração em flocos ou pellets de alta qualidade, além de alimentos congelados e Nori.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis para o Cirurgião Tomini:
No products found.
Temperamento / Comportamento
De um modo geral, o Cirurgião é um peixe pacífico, embora possa se tornar um valentão com outras espécies que forem adicionadas posteriormente.
Você pode manter mais de um exemplar no mesmo aquário, mas isso só pode ser feito caso todos eles tenham muito espaço para nadar. Evite manter mais de três ou quatro peixes juntos, especialmente se estiverem compartilhando um aquário com outras espécies de Tangs.
Compatibilidade
Em relação aos companheiros de aquário, o Cirurgião Tomini pode conviver com espécies de peixe-palhaço, Angelfish, Baiacu, Goby e muitas outras espécies que gostam de viver em recifes de corais. A coisa mais importante que você deve se lembrar é manter uma boa mistura de peixes e escolhê-los de acordo com seu temperamento.
Além disso, o Tomini é seguro para aquários com recifes de corais e não morderá corais SPS, LPS ou invertebrados.
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Cirurgião Tomini é uma tarefa bastante difícil, pois não é possível distingui-los olhando para suas características externas.
Acasalamento / Reprodução
Em relação a reprodução, o Cirurgião Tomini se reproduz em grupos e dispersa seus ovos em águas abertas. No entanto, a criação em cativeiro é muito difícil e quase impossível de ser realizada.
Se você quiser tentar a reprodução, coloque os peixes em um aquário separado e altere os parâmetros da água. Aumentar ligeiramente a temperatura estimula e encoraja a desova.
É muito importante montar um aquário de reprodução adequado para peixes que desovam em grupos, ainda mais pelo fato deles liberarem seus ovos em águas abertas. Os peixes não “entrarão no clima” se as condições ideais não forem fornecidas.
Configuração do aquário
O aquário para um único Cirurgião Tomini precisa ter no mínimo 264 litros. No entanto, caso queira adicionar mais de um peixe, eu recomendo que você adicione-os em um aquário com cerca de 460 litros.
Simplesmente pelo fato de ser um animal veloz, o Cirurgião Tomini precisa de muito espaço para nadar, caso contrário, poderá ficar estressado e doente. Além disso, é sempre importante ficar de olho nas outras espécies que estão vivendo junto dele para evitar problemas com agressividade.
Eu recomendo que você monte um aquário adicionando muitas rochas vivas e corais, formando esconderijos com eles. Evite sobrecarregar muito o aquário com decorações, pois esses peixes precisam de espaço para nadar.
Mantenha uma iluminação moderada, pois como o Cirurgião Tomini gosta de viver em aquários com recifes de corais. A iluminação moderada ou forte é fundamental para o crescimento dos corais e também das algas, uma das principais fontes de alimento da espécie.
Referências Bibliográficas
Randall, J.E and K.D. Clements, 2001. Second revision of the surgeonfish genus Ctenochaetus (Perciformes: Acanthuridae), with descriptions of two new species. Indo-Pac. Fish. (32):33 p. (Ref. 42056);
Kuiter, R.H. and T. Tonozuka, 2001. Pictorial guide to Indonesian reef fishes. Part 3. Jawfishes – Sunfishes, Opistognathidae – Molidae. Zoonetics, Australia. p. 623-893;