O Deepwater Hap (Placidochromis electra) é um peixe de pequeno porte que gosta de viver na região do fundo do aquário. A espécie, que possui comportamento relativamente pacífico, pode conviver na companhia de outros peixes do Lago Malawi sem maiores problemas.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Deepwater Hap. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, bem como o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Deepwater Hap
Nome: Deepwater Hap, Haplochromis electra, H. jahni, Malawi Haps;
Nome Científico: Placidochromis electra (Burgess, 1979);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Malawi);
Comprimento: Até 12 cm;
Expectativa de Vida: Até 10 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 7.5 – 8.8;
Dureza da água: Entre 10 – 25;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Deepwater Hap foi descrito pela primeira vez por Burgess em 1979. Ele pode ser encontrado no lado leste do Lago Malawi (África) na Ilha de Likoma, em Chiwindi até Mara Point, e de Lumessi até Ntekete, onde vive em águas rasas e com substrato arenoso, se alimentando de algas e invertebrados.
Anteriormente, acreditava-se que esses peixes também habitavam águas muito mais profundas, daí o nome comum, que agora é apenas um pouco impróprio, mas que acabou pegando. Na verdade, eles habitam águas com profundidades que chegam até no máximo 7 metros.
Aparência
O Deepwater Hap é um peixe branco / azulado com um brilho azul-esverdeado em suas escamas. Ele possui várias faixas escuras atrás dos olhos. Além disso, as fêmeas são particularmente mais coloridas em comparação com os outros ciclídeos africanos.
Alguns machos exibem a coloração azulada em todo o corpo, mas ela desaparece no final da cauda do peixe.
Alimentação
Onívoro. O Deepwater Hap aceitará rações em pellets ou flocos criadas especialmente para ciclídeos africanos, além de alimentos vivos e congelados. Para evitar deficiências, eu recomendo que você varie bastante os alimentos fornecidos para esse peixe.
Você pode adicionar bloodworms, dáfnias, artêmias, além de espinafre, alface e quaisquer outros alimentos enriquecidos com spirulina.
Temperamento / Comportamento
O Deepwater Hap é uma espécie relativamente pacífica, e às vezes pode ser visto em grandes cardumes em seu habitat natural. Em um aquário doméstico, os grupos podem ser mantidos juntos, idealmente consistindo de um macho com um harém de várias fêmeas. No entanto, caso queira manter mais de um macho da espécie no aquário, eu recomendo que você adicione muitos esconderijos e bloqueios visuais para evitar possíveis agressões.
Esses peixes passam a maior parte do tempo na região do fundo do aquário cavando o substrato em busca de comida.
Compatibilidade
O Deepwater Hap é uma espécie dócil, mas não se adapta muito bem em um aquário comunitário com Mbunas. Os melhores companheiros incluem, por exemplo, Aulonocaras, Copadichromis e demais peixes pacíficos do Malawi.
Dimorfismo Sexual
Os machos costumam crescer mais do que as fêmeas e possuem cores mais destacadas.
Acasalamento / Reprodução
Para iniciar o processo de reprodução do peixe Deepwater Hap, eu recomendo que você adquira um grupo de peixes jovens formados por um macho e no mínimo três fêmeas.
Quando em condição de desova, o macho selecionará uma área do aquário como seu território e a defenderá a todo custo. No entanto, ainda assim ele é menos agressivo do que muitas outras espécies do Lago Malawi. No centro desse território, ele cavará um fosso no qual ocorrerá a desova.
Durante o processo de reprodução, ele irá se exibir para a fêmea realçando suas cores e tentará atraí-la para o local previamente escavado. Quando a fêmea aceitar o cortejo, ela se aproximará do local e depositará os ovos e os pegará com a boca logo em seguida. O macho possui manchas em formato de ovos em sua nadadeira anal e a fêmea tentará colocá-los em sua boca. Assim que ela tenta adicioná-los, o macho libera o esperma fertilizando os ovos.
A fêmea carregará a ninhada de até 50 ovos por cerca de 3 semanas antes de liberá-los. Ela não comerá durante esse período e pode ser facilmente identificada por sua boca distendida. Caso ela fique muito estressada, poderá cuspir ou até mesmo engolir os ovos; portanto, tome cuidado caso queira movê-la de aquário por qualquer motivo.
Por fim, quando começarem a nadar livremente, os filhotes poderão se alimentar de náuplios de artêmias e microvermes.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 200 litros para o Deepwater Hap. Além disso, ele deve ter muitas decorações formadas com rochas e troncos, além de áreas abertas com um substrato de areia. As estruturas com rochas devem ser construídas com o objetivo de criar fendas para os peixes explorarem, mas devem estar bem firmes para evitar acidentes caso eles queiram cavar próximo delas.
Embora um substrato de areia de coral ou aragonita seja o mais recomendado para ajudar a manter a água dura e alcalina, ainda assim substratos escuros podem ajudar a realçar as cores dos peixes e deixá-los mais seguros.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C., 1991. Placidochromis. p. 378-380. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 4994);