O Diagonal Butterflyfish (Chaetodon fasciatus) é uma linda espécie de peixe-borboleta nativo das águas do Oceano Índico. Embora tenha um comportamento relativamente pacífico e uma aparência exótica, ele não deve ser adicionado em aquários com recifes de corais, pois sua dieta básica inclui pólipos tanto de corais duros quanto moles.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Diagonal Butterflyfish. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, bem como o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Diagonal Butterflyfish
Nome: Diagonal Butterflyfish, Raccoon Fasciatus, Red Sea Raccoon Butterflyfish;
Nome Científico: Chaetodon fasciatus (Forsskål, 1775);
Família: Chaetodontidae;
Origem da Espécie: Oceano Índico;
Comprimento: Até 22 cm;
Expectativa de Vida: Entre 5 e 7 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 23 – 27°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Diagonal Butterflyfish pode ser encontrado no noroeste do Oceano Índico. Ele foi registrado desde o Mar Vermelho e o Golfo de Aden até ao sul do Quênia.
Na natureza, a espécie habita áreas com profundidades que variam entre 2 e 25 metros, onde se alimenta de pólipos de corais, zooplâncton, bem como de águas-vivas e muitos outros tipos de organismos.
Aparência
O Diagonal Butterflyfish possui um corpo amarelado marcado com 11 listras diagonais. Em sua cabeça, por exemplo, há uma faixa preta vertical no olho e uma outra faixa branca incompleta na testa. Assim como a coloração do corpo, as barbatanas dorsal, anal e caudal também são amareladas.
O comprimento máximo da espécie é de 22 centímetros e sua expectativa de vida gira em torno de 5 e 7 anos.
Alimentação
O Diagonal Butterflyfish possui uma dieta onívora, mas com tendência carnívora. Você deve alimentar este peixe com uma pequena anêmona, se a princípio ele não estiver interessado em comer outras coisas.
A dieta deve ser variada e conter muitos alimentos proteicos como, por exemplo, carne de crustáceos, camarões mysis e preparações congeladas. Procure alimentar o Diagonal Butterflyfish várias vezes ao dia.
É interessante que o aquário destes peixes contenha muitas rochas vivas, pois assim eles podem pastar algas. Caso não haja algas o suficiente nas rochas, é importante alimentá-los com mais frequência e complementar a dieta com alimentos ricos em spirulina.
Além disso, se você está em busca de um peixe para eliminar as famosas Aiptasias, o Diagonal Butterflyfish é uma excelente opção.
Temperamento / Comportamento
O Diagonal Butterflyfish é considerado um peixe relativamente pacífico e passará boa parte do tempo nadando entre rochas vivas e corais em busca de alimento.
Por ser um peixe que adquire um bom tamanho na fase adulta, é muito importante que o aquário tenha espaços para que ele possa nadar livremente, embora também precise de cavernas para se esconder e se proteger quando necessário.
Compatibilidade
Você pode criar o Diagonal Butterflyfish tanto sozinho quanto em pares. Ele também parece viver muito bem na companhia de outros peixes-borboleta. Eu recomendo que você evite apenas os invertebrados, pois provavelmente serão comidos por ele.
Dimorfismo Sexual
Não há informações relevantes sobre as diferenças sexuais entre os machos e fêmeas do Diagonal Butterflyfish.
Acasalamento / Reprodução
Assim como o dimorfismo sexual, há pouca informação disponível sobre os processos reprodutivos do Diagonal Butterflyfish. Sabe-se que ele forma casais para se reproduzir e que não exibe nenhum cuidado parental.
Não há relatos de reprodução da espécie em cativeiro.
Configuração do aquário
O aquário para um único Diagonal Butterflyfish precisa ter no mínimo 500 litros.
Em relação a decoração, eu recomendo que você crie muitas cavernas e fendas com rochas vivas para que o Diagonal tenha áreas para descansar. No entanto, é importante que haja áreas abertas no aquário para que ele possa nadar livremente.
A grande maioria dos peixes-borboleta são bastante sensíveis a picos de Nitrito e Amônia e, portanto, não devem ser introduzidos em aquários biologicamente imaturos. É interessante mencionar também que um aquário bem estabilizado com alguns meses de montagem já possui microfauna (algas) suficiente para que o Diagonal Butterflyfish possa pastar.
Referências Bibliográficas
Robins, C.R., R.M. Bailey, C.E. Bond, J.R. Brooker, E.A. Lachner, R.N. Lea and W.B. Scott, 1991. World fishes important to North Americans. Exclusive of species from the continental waters of the United States and Canada. Am. Fish. Soc. Spec. Publ. (21):243 p. (Ref. 4537);
Scott W. Michael. 2004. Angelfishes and Butterflyfishes (Reef Fishes Series Book 3) TFH Publications / Microcosm Ltd. – (English);
Bob Fenner. Corallivorous Butterflyfishes… For Aquariums? – Wet Web Media – (English);
Tea Yi Kai. 2014. Reef Nuggets 2: Aquatic Lepidopterans for your reef (Revised edition) – Reef Builders – (English);