O Donzela Dourado (Amblyglyphidodon aureus) é considerado um peixe bastante resistente e ideal para iniciantes no hobby. Embora tenha um comportamento relativamente agressivo, ele é capaz de suportar variações nos parâmetros com muito mais facilidade do que outros peixes.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o peixe Donzela Dourado. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, bem como o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica
Nome: Donzela Dourado, Golden Damselfish, Lemon Damsel;
Nome Científico: Amblyglyphidodon aureus (Cuvier, 1830);
Família: Pomacentridae;
Origem da Espécie: Oceano Pacífico e Índico;
Comprimento: Até 13 cm;
Expectativa de Vida: Desconhecida;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Donzela Dourado é originário de várias áreas do Pacífico Ocidental, incluindo o Mar de Andaman e a Ilha Christmas no leste do Oceano Índico até Fiji, bem como ao norte das Ilhas Ryukyu e ao sul de Rowley Shoals (leste do Oceano Índico). Além disso, ele também pode ser encontrado na Grande Barreira de Corais, Nova Caledônia e Tonga.
Ao contrário de muitas espécies de Donzelas que são frequentemente encontradas em grandes grupos, o Donzela Dourado vive como um único espécime ou em grupos muito pequenos de alguns indivíduos.
Aparência
O Donzela Dourado é um pequeno peixe amarelo arredondado, com barbatana dorsal pontiaguda e cauda bifurcada, com listras azuis na região da cabeça e barbatanas. Ele pode atingir até no máximo 13 centímetros de comprimento.
Alguns espécimes mantêm a mesma aparência durante toda a vida, enquanto outros passam por uma mudança radical de cor à medida que migram da fase juvenil para a adulta. Além disso, os peixes mais jovens costumam ser muito mais coloridos do que os adultos.
Alimentação
Na natureza, o Donzela Dourado se alimenta basicamente de zooplâncton. Em um aquário, ele aceitará a maioria dos alimentos disponíveis para peixes ornamentais. Além disso, ele não é um comedor exigente e será bastante raro os casos em que o aquarista terá problemas para fazê-lo se alimentar.
A dieta base para o Donzela Dourado deve conter alimentos proteicos e à base de vegetais, a fim de fornecer todas as vitaminas e minerais necessários para manter o sistema imunológico saudável. Você pode fornecer, por exemplo, rações em flocos de alta qualidade, além de alimentos vivos, congelados e liofilizados.
Procure alimentar o Donzela Dourado várias vezes ao longo do dia com uma quantidade de comida que ele consiga comer em alguns poucos minutos.
Temperamento / Comportamento
Quando ainda é um peixe jovem, o Donzela Dourado apresenta comportamento pacífico. À medida que vai chegando na fase adulta, ele começa a se tornar um pouco mais agressivo.
Eu recomendo que você mantenha apenas um único peixe da espécie ou no máximo um casal, pois os grupos possuem uma maior probabilidade de não funcionar, já que o indivíduo mais fraco costuma ser perseguido, sofrer estresse desnecessário e até mesmo morrer.
Compatibilidade
Embora tenha um comportamento semi-agressivo, o Donzela Dourado pode conviver com muitos outros peixes sem maiores problemas. Além disso, ele é uma boa opção para aquários com recifes de corais, já que não costuma prejudicar corais e crustáceos.
Alguns bons companheiros de aquário para o Donzela Dourado incluem, por exemplo:
- Peixes-anjo;
- Anthias;
- Basslet;
- Blennies;
- Peixe-Palhaço;
- Gobies;
- Hawkfish;
- Pseudochromis;
- Tangs;
- Wrasse;
Dimorfismo Sexual
O Donzela Dourado é um peixe hermafrodita sequencial, ou seja, isso quer dizer que todos os peixes da espécie nascem machos.
Quando um grupo de machos é introduzido no aquário, o maior e mais dominante experimentará uma onda hormonal morfológica até que se transforme em uma fêmea. Esta é uma característica comum a todas as espécies marinhas hermafroditas.
Acasalamento / Reprodução
A natureza sempre garantirá que ambos os gêneros estejam presentes em uma população para garantir a sobrevivência da espécie. Essas donzelas são conhecidas por se reproduzirem em cativeiro. No entanto, não há relatos sobre os processos utilizados na reprodução desses peixes em cativeiro.
Sabe-se que omacho guarda instintivamente os ovos recém-fertilizados até que eles eclodam.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 100 litros para um único Donzela Dourado. Sua capacidade de lidar com uma infinidade de parâmetros o torna uma excelente escolha para iniciantes no hobby.
Em um ambiente de recife, o Donzela Dourado não irá atrapalhar os corais nem devorará os crustáceos ornamentais.
Por ser um peixe relativamente agressivo, eu recomendo que você monte um aquário com muitas rochas vivas e crie cavernas e fendas com elas. O Donzela Dourado aprecia esse tipo de decoração, pois pode se esconder rapidamente caso se sinta ameaçado.
Por fim, sobre a iluminação ou o fluxo de água, o Donzela Dourado não possui requisitos específicos. Por ser considerado um peixe muito resistente, pode tolerar uma grande variedade de parâmetros de água.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1991. Damselfishes of the world. Mergus Publishers, Melle, Germany. 271 p. (Ref. 7247);
Scott W. Michael. 2008. Damselfishes & Anemonefishes (Reef Fishes) – TFH Publications / Microcosm Ltd. – (English);
Bob Fenner. The Damsel and Anemonefishes, Family Pomacentridae – Wet Web Media – (English);