O Goby Lagoon (Cryptocentrus cyanotaenia) é um peixinho bastante difícil de ser encontrado em lojas de aquarismo. Na verdade, só me recordo de tê-lo visto uma única vez aqui no Brasil. No entanto, ele é considerado relativamente fácil de cuidar e vive bem em aquários pequenos.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Goby Lagoon. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Goby Lagoon
Nome: Goby Lagoon, Lagoon Goby, Lagoon Shrimpgoby, Bluebanded Shrimp Goby;
Nome Científico: Cryptocentrus cyanotaenia (Bleeker, 1853);
Família: Gobiidae;
Origem da Espécie: Oceano Pacífico;
Comprimento: Até 12 cm;
Expectativa de Vida: Entre 3 e 5 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Goby Lagoon é um peixe originário do Indo-Pacífico, encontrado desde as ilhas de Java e Indonésia, e indo até Papua Nova Guiné e Palau, na Micronésia.
Na natureza, a espécie habita áreas arenosas costeiras protegidas, com profundidades que podem variar entre 1 e 12 metros. Nesses locais, estes peixes vivem na companhia de camarões-pistola, onde passam boa parte do tempo se alimentando de invertebrados bentônicos.
Aparência / Dimorfismo Sexual
O Goby Lagoon é um peixe que apresenta uma enorme variedade de cores, sendo que a maioria deles possui um corpo de base branca com faixas marrons que variam do bronzeado claro ao chocolate. Além disso, há também outras faixas amareladas ao redor da boca e do corpo, com algumas faixas azuis finas e brilhantes próximas ao rosto do peixe.
Em relação ao dimorfismo sexual, os machos e as fêmeas são visualmente idênticos. Eles também possuem a capacidade de mudar de sexo para formar pares, embora nem sempre façam isso!
Alimentação
Carnívoro. Alimentar o Goby Lagoon não é uma tarefa das mais difíceis, embora você deva fornecer boas quantidades de alimentos vivos e congelados, como artêmias e bloodworms.
É interessante notar que este peixe encontra seu alimento no substrato. Então, isso quer dizer que ele passará boa parte do tempo cavando a areia do aquário em busca de pequenos invertebrados para se alimentar.
Temperamento / Comportamento
De um modo geral, o Goby Lagoon é um peixe relativamente pacífico e pode viver bem em aquários comunitários. No entanto, é bom ficar de olho nos companheiros de aquário, pois ele costuma ter um comportamento territorial e pode lutar contra peixes que queiram invadir seus domínios.
Compatibilidade
Se você está em busca de um peixe de fundo para um aquário com recifes de corais, o Goby Lagoon é uma excelente opção! Ele não costuma incomodar nenhum tipo de coral, embora possa ser uma ameaça para pequenos camarões.
Você consegue misturar estes peixes com muitos outros de temperamento pacífico e que possuem requisitos de água semelhantes. Alguns bons companheiros de aquário para o Goby Lagoon incluem, por exemplo:
O Goby Lagoon possui uma relação simbiótica com os famosos Camarões-pistola. Os camarões escavarão uma toca sob a areia para eles viverem, composta por vários túneis, entradas e saídas. Então, o Goby fica de guarda em uma dessas entradas e fica de olho em possíveis ameaças.
Enquanto o camarão mantém o túnel e procura comida, ele fica de olho no Goby. Se o Goby nota algum perigo, ele sacode o rabo, sinalizando para o camarão fazer uma retirada rápida. Então, o Goby pode seguir rapidamente pelo caminho caso seja algo realmente ameaçador.
À noite, ou quando um túnel não está sendo usado, o camarão bloqueia com conchas e pequenas pedras.
Acasalamento / Reprodução
Os casais do Goby Lagoon são capazes de dividir tocas. No entanto, não há relatos de reprodução destes peixes em cativeiro.
Configuração do aquário
O aquário para o Goby Lagoon precisa ter no mínimo 76 litros. É muito importante que haja uma boa quantidade de substrato para que ele possa cavar e procurar comida.
Além disso, você também deve se preocupar em adicionar muitas rochas vivas e criar cavernas e fendas com elas, já que estes peixes adoram criar seus próprios territórios.
Os gobies são excelentes saltadores; quando assustados ou ameaçados, eles costumam pular para fora do aquário. Então, não se esqueça de adicionar uma tampa bem ajustada para evitar possíveis fugas!
Referências Bibliográficas
Myers, R.F., 1999. Micronesian reef fishes. A comprehensive guide to the coral reef fishes of Micronesia. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 216 p. (Ref. 34765);
Allen, G.R. (2015). “Descriptions of two new species of shrimpgobies (Gobiidae: Cryptocentrus and Tomiyamichthys) from Papua New Guinea” (PDF). Journal of the Ocean Science Foundation. 16: 67–81.;