O Goby Rainford (Koumansetta rainfordi) é um pequeno peixe nativo dos recifes de coral do Oceano Pacífico. Embora seja um animal bastante ativo, ainda assim pode viver tranquilamente em aquários pequenos por conta de seu tamanho.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Goby Rainford. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Goby Rainford
Nome: Goby Rainford, Rainford’s Goby, Court Jester Goby, Rainfordi Goby, Old Glory Goby;
Nome Científico: Koumansetta rainfordi (Whitley, 1940);
Família: Gobiidae;
Origem da Espécie: Oceano Indo-Pacífico;
Comprimento: Até 7 cm;
Expectativa de Vida: Entre 6 e 8 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 5 – 10;
Temperatura: Manter entre 24 – 27°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Goby Rainford é nativo das águas do Oceano Indo-Pacífico. Ele pode ser encontrado na Austrália e Tonga; ao norte de Taiwan e das Filipinas, bem como Indonésia, Papua Nova Guiné, Ilhas Marshall e Fiji.
Na natureza, esses peixes vivem em áreas de recifes de coral com fundo arenoso e lamacento, com profundidades que podem chegar até 30 metros.
Aparência
O Goby Rainford possui o corpo verde-acinzentado com cinco finas listras laranja nas laterais, além de manchas brancas e um ocelo nas nadadeiras dorsal e na base da cauda. Além disso, ele atinge até 7 centímetros de comprimento e sua expectativa de vida gira em torno de 6 a 8 anos sob bons cuidados.
Alimentação
Onívoro e necrófago. O Goby Rainford é um animal considerado difícil de ser alimentado, mas ainda assim consome rações em flocos, alimentos vivos e congelados.
Ele passa boa parte do tempo vasculhando e pegando um bocado de areia do substrato e “mastigando” para extrair algas filamentosas, restos comestíveis, bem como pequenos invertebrados. Essa areia é geralmente descartada através das fendas branquiais.
Eu recomendo que você ofereça artêmias, krill, dáfnias, mysis e pedaços de mexilhão ou camarão. Seja particularmente generoso na distribuição de alimentos durante a fase de aclimatação, pois os peixes mais assustados às vezes têm dificuldade para aceitar alimentos.
Temperamento / Comportamento
A principal atividade do Goby Rainford é cavar o substrato do aquário. Ele vai passar boa parte do tempo fazendo isso. Além disso, ele também gosta de ficar escondido, mas você o verá com bastante regularidade (desde que esteja se sentindo confortável em seu ambiente). Suas fases de atividade podem variar, permanecendo parado num local durante um longo período ou nadando de forma ativa e rápida.
Quanto ao seu caráter, o Goby Rainford é considerado bastante territorial, principalmente com membros de sua própria espécie. Ele não vai tolerar a presença de outros gobies em sua área de convivência.
Compatibilidade
Na natureza, o Goby Rainford costuma viver sozinho ou em pares. Em cativeiro, muitas vezes é recomendado que haja apenas um único peixe da espécie. Isso ocorre porque ele costuma ser bastante territorial.
A outra preocupação sobre manter um casal é que é bastante difícil obter um macho e uma fêmea. Os peixes são vendidos jovens e dificilmente são sexáveis. Portanto, você corre o risco de acabar com dois machos ou duas fêmeas, o que levará fatalmente à morte de um dos dois peixes dentro de algumas semanas.
Eu recomendo que você evite outras espécies de fundo, além de peixes grandes. Sobretudo, os principais companheiros de aquário para o Goby Rainford devem ser de tamanho semelhante ou menor, além de habitarem outras regiões do aquário.
Dimorfismo Sexual
Não há diferenças visuais perceptíveis entre o macho e a fêmea do Goby Rainford. Portanto, sexá-los é um processo bastante complicado.
Acasalamento / Reprodução
Sobre a reprodução em si, há relatos de desova desses peixes em cativeiro, mas a criação das larvas microscópicas é um processo extremamente desafiador. O macho criará uma caverna adequada, geralmente sob uma rocha e atraíra a fêmea para desovar.
Assim que os ovos são colocados e fertilizados, o macho expulsa a fêmea e fica vigiando a caverna até que eles eclodam, o que geralmente ocorre em cerca de 72 horas.
As larvas resultantes têm pouco menos de 2 milímetros de comprimento e exigirão alimentos microscópicos.
Configuração do aquário
O aquário para um único Goby Rainford deve ter no mínimo 30 litros.
Como esses peixes gostam de viver no fundo do aquário, esta zona deve concentrar todas as suas necessidades. O substrato deve ser constituído de uma camada de areia e ter muitas rochas vivas formando cavernas e fendas. Você também pode adicionar corais, pois esses peixes não os danificam.
Lembre-se que o Goby Rainford é um excelente saltador! Então, cobrir o aquário e proteger o sistema de iluminação garante que você não encontre seu peixe seco fora do aquário, ou queimado sob as lâmpadas. Observe, no entanto, que esse comportamento ocorre apenas quando o peixe se sente muito apertado ou ameaçado no aquário.
Referências Bibliográficas
Kovačić, M., S.V. Bogorodsky, A.O. Mal and T.J. Alpermann, 2018. Redescription of the genus Koumansetta (Teleostei: Gobiidae), with description of a new species from the Red Sea. Zootaxa 4459(3):453-481. (Ref. 119548);
Bob Fenner. “True” or Combtooth Gobies, the Family Gobiidae – Wet Web Media;
James W. Fatherree. 2011. Aquarium Fish: A Look at the Gobies – Advanced Aquarist;
Scott W. Michael. Reef Aquarium Fishes: 500+ Essential-to-know Species – TFH Publications / Microcosm Ltd;