O Multicolor Angelfish (Centropyge multicolor) é considerado um peixe moderadamente resistente e fácil de cuidar, embora precise de água de alta qualidade e parâmetros estáveis para prosperar.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Multicolor Angelfish. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Multicolor Angelfish
Nome: Multicolor Angelfish, Multicolor Pygmy Fish, Pearlback Angelfish;
Nome Científico: Centropyge multicolor (Randall & Wass, 1974);
Família: Pomacanthidae;
Origem da Espécie: Oceano Pacífico;
Comprimento: Até 9 cm;
Expectativa de Vida: Até 6 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 24 – 27°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Multicolor Angelfish foi descrito por Randal & Wass em 1974. Ele é encontrado no Oceano Pacífico Central; Ilhas Marshall, Marianas, Palau, Ilhas da Sociedade, assim como também em Fiji, Ilhas Cook e nas Ilhas Havaianas.
Na natureza, o Multicolor Angelfish gosta de viver entre rochas nas profundezas, onde habita áreas com profundidades que podem variar de 20 a 115 metros. No entanto, ele também pode ser visto em águas rasas, habitando encostas íngremes em pequenas áreas onde há crescimento abundante de corais.
Em relação a estrutura social, há variações dependendo do habitat em que o peixe se encontra. Nas encostas íngremes em níveis mais profundos, eles podem ser vistos em grupos de quatro a dez indivíduos, que incluem juvenis. Nos recifes, podem ser encontrados sozinhos ou em haréns, formados por um macho com três a cinco fêmeas.
Aparência
O Multicolor Angelfish possui a forma típica dos peixes anjo, com um pequeno corpo alongado de formato oval e barbatanas arredondadas. Os adultos normalmente atingem cerca de 9 centímetros de comprimento, mas a maioria dos espécies disponíveis não ultrapassam os 7 centímetros. A expectativa de vida d peixe gira em torno de 6 anos.
Em relação as cores, o Multicolor Angelfish possui corpo esbranquiçado na metade superior, com um amarelo alaranjado na barriga, bem como uma área amarela que vai da face até o queixo. Na região anal, as cores vão escurecendo para um marrom bronzeado.
A cabeça do Multicolor possui uma marcação escura, como se fosse uma máscara, com listras azuladas horizontais logo acima do olho, que se estendem até a área acima das brânquias.
A nadadeira caudal é amarela, as nadadeiras dorsal e anal pretas azuladas com margens azuis, e as barbatanas pélvicas são amarelas.
Os peixes mais jovens possuem cores semelhantes aos adultos, exceto que o topo da nadadeira dorsal possui uma mancha ocular.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Multicolor Angelfish se alimenta de algas bentônicas, além de pólipos de corais duros. Em um aquário, ele irá aceitar rações em flocos enriquecidas com spirulina. Eu recomendo que você também adicione alguns tipos de alimentos vivos como, por exemplo, camarões mysis e artêmias.
Procure alimentar o Multicolor com bastante frequência no início, para que ele se acostume mais fácil ao ambiente. Com o tempo, você poderá alimentá-lo apenas duas vezes por dia, caso ele tenha algum tipo de alimento natural no aquário. É bastante útil que o aquário tenha algum tipo de crescimento de algas, pois ele passa boa parte do tempo pastando entre as principais refeições.
Caso você tenha um peixe pequeno, forneça alimentos de três a quatro vezes por dia.
Temperamento / Comportamento
O Multicolor Angelfish é considerado um peixe agressivo. Além disso, ele não é um dos peixes mais indicados para aquários com recifes de corais, pois costuma comer algumas espécies de corais duros e moles.
Em um aquário, esses peixes gostam de viver principalmente na região do fundo, mas quando bem aclimatados, podem nadar nas áreas intermediárias sem maiores problemas.
Eu recomendo também que você mantenha o Multicolor em haréns formados por um macho e várias fêmeas.
Compatibilidade
Em um aquário comunitário, os companheiros de aquário para o Multicolor Angelfish não devem ser peixes menores do que ele ou menos agressivos. Evite colocá-lo junto de bodiões-fada, gobies, anthias e outros peixes pigmeus.
Alguns bons companheiros de aquário para o Multicolor incluem Dottybacks, Tangs e Donzelas.
Você consegue manter o Multicolor em um aquário que contenha apenas peixes, bem como em ambientes com recifes de corais. Alguns dizem que ele é seguro para recifes, mas eu não recomendo adicioná-lo nesse tipo de ambiente.
Dimorfismo Sexual
Os machos são geralmente maiores do que as fêmeas.
Todos os peixes da espécie nascem fêmeas e podem ser emparelhados de acordo com o tamanho. Então, criar casais não é uma tarefa das mais difíceis, pois basta juntar um peixe maior e um outro menor, e eles assumirão seus papéis de macho e fêmea.
Acasalamento / Reprodução
O Multicolor Angelfish está sendo criado com sucesso no Havaí, juntamente com várias outras espécies de Centropyge. Ele é um animal resistente, que se adapta bem em cativeiro e geralmente desova no aquário. No entanto, a produção dos ovos e o subsequente cuidado com os filhotes parecem complicar a tarefa na criação dos alevinos.
Esses peixes não procuram locais específicos para desovar, mas geralmente desovam em afloramentos de corais, bem abaixo dos recifes, próximo ao substrato.
Configuração do aquário
O aquário para um único Multicolor Angelfish precisa ter no mínimo 200 litros. Caso queira criar um casal da espécie, o recomendado é algo em torno de 300 litros.
O Multicolor é um peixe moderadamente resistente, mas precisará de um ambiente estável para prosperar. Além disso, ele é um animal ativo e pode ser agressivo, então qualquer coisa menor do que ele deve ser evitada.
Eu recomendo que você adicione muitas rochas vivas formando vários esconderijos, pois eles passam a maior parte do tempo nadando entre fendas.
Sobre a filtragem, o Multicolor não parece ser importar muito com o fluxo de água, embora pareça preferir fluxos mais lentos.
Referências Bibliográficas
Scott W. Michael. 2004. Angelfishes and Butterflyfishes (Reef Fishes Series Book 3) TFH Publications / Microcosm Ltd;
Allen, G.R., 1985. Butterfly and angelfishes of the world. Vol. 2. 3rd edit. in English. Mergus Publishers, Melle, Germany. (Ref. 4858);
Bob Fenner. The Best Angelfishes For Marine Aquarium Use – Wet Web Media;