O Pearlscale Butterflyfish (Chaetodon xanthurus) é um peixe incrivelmente bonito, mas recomendado apenas para aquaristas que já possuem uma certa experiência no hobby, pois ele pode ter dificuldades para se adaptar ao aquário.
Na natureza, essa espécie pode ser encontrada na Indonésia e Filipinas, assim como também ao norte das Ilhas Ryukyu no Japão. Na maioria das vezes, eles são vistos em profundidades que giram em torno de 10 e 50 metros, e seu habitat natural varia do litoral à encostas e declives externos onde há recifes de corais. Contudo, os peixes jovens e mais tímidos geralmente ficam próximos de áreas abrigadas. No geral, a espécie vive sozinha ou em pares, e se alimenta de pequenos invertebrados bentônicos e algas.
O Pearlscale Butterflyfish possui corpo alongado em forma de disco, e um focinho saliente com uma boca pequena. O peixe adulto costuma ter escamas brancas com bordas pretas em grande parte de seu corpo. Esta coloração preta lhe dá um padrão reticulado, o que causa uma espécie de brilho perolado. A parte de trás do peixe e a metade inferior da barbatana caudal são alaranjadas, mas a base dela costuma ser toda branca. Além disso, a espécie também possui uma faixa preta que corta a região dos olhos.
Por ser um peixe bastante tímido, o Pearlscale Butterflyfish pode ter dificuldades de adaptação. No entanto, quando aclimatado ao ambiente em cativeiro, ele costuma se tornar um peixe muito robusto e resistente.
Ficha Técnica
Nome: Pearlscale Butterflyfish, Yellowtail Butterflyfish, Philippines Chevron Butterflyfish, Crosshatch Butterflyfish;
Nome Científico: Chaetodon xanthurus (Bleeker, 1857);
Família: Chaetodontidae;
Origem da Espécie: Pacífico Ocidental (Indonésia, Filipinas e Ilhas Ryukyu);
Comprimento: Até 14 cm;
Expectativa de Vida: Entre 5 e 7 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 8 – 12;
Temperatura: Manter entre 22,2 – 27,2°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Pearlscale Butterflyfish se alimenta de invertebrados bentônicos e algas.
Em um aquário é importante que você alimente-o com uma boa variedade de alimentos. Portanto, procure oferecer rações ricas em proteínas, além de alimentos congelados e vivos.
Além disso, você também deve fornecer algum tipo de matéria vegetal para suprir suas necessidades nutricionais. Por exemplo, uma boa opção de alimento é o Nori, um tipo de alga bastante fácil de ser encontrada em mercados.
Você pode alimentar o Pearlscale Butterflyfish adulto duas vezes por dia, mas caso ele ainda seja um peixe jovem, procure alimentá-lo de três a quatro vezes.
Temperamento / Comportamento
De um modo geral, o Pearlscale Butterflyfish é um peixe bastante tímido e precisará ter muitos esconderijos para que possa se esconder.
A espécie adora nadar e requer muito espaço para se sentir confortável. Além disso, ele passa boa parte do tempo pastoreando rochas vivas em busca de algas. Caso haja poucas algas no aquário, você deverá fornecer alimentos ricos em spirulina.
O Pearlscale Butterflyfish não possui a reputação de ser um comedor de corais, mas pode se alimentar de pólipos de algumas espécies, por isso eu não recomendo que você adicione esse peixe em um aquário repleto deles.
Compatibilidade
Você consegue manter o Pearlscale Butterflyfish em um aquário comunitário com outros peixes grandes e rochas vivas. Por ser um animal tímido, eu evitaria adicioná-lo com peixes mais agressivos, pois isso pode fazer com que ele pare de se alimentar. Você pode até mesmo adicionar mais de um da espécie no mesmo aquário, mas eles devem ser introduzidos juntos.
Algumas espécies como, por exemplo, cardinalfish, gobies e basslets são boas opções para compor o aquário desses peixes. Espécies de Pomacanthus e Holacanthus também podem ser mantidas com eles.
Além disso, peixes dos gêneros Centropyge, Apolemichthys e Genicanthus são também algumas outras boas opções que você pode misturar junto ao Pearlscale Butterflyfish.
Dimorfismo Sexual
Não há nenhuma diferença sexual notável nesses peixes. Sabe-se, no entanto, que eles já nascem machos ou fêmeas e que não trocam de sexo como muitas outras espécies marinhas.
Reprodução / Acasalamento
Ainda não há relatos de reprodução do Pearlscale Butterflyfish em cativeiro. Na natureza, por exemplo, eles liberam seus ovos na coluna d’água, onde flutuam com as correntes marítimas até eclodirem. Uma vez que os ovos eclodem, os alevinos entram em um estágio pós-larval onde o seu corpo, estendendo-se até a cabeça, fica coberto por grandes placas ósseas.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 200 litros para um único exemplar dessa espécie.
O Pearlscale Butterflyfish precisa de muitas áreas abertas para nadar e esconderijos para se esconder e descansar. Portanto, você deve criar um ambiente repleto de rochas vivas, mas deve tomar cuidado na hora de adicionar corais. Eu recomendo que você adicione alguns corais moles ao aquário desses peixes.
Quando for aclimatá-lo, certifique-se de deixar a luz do aquário mais suave e alimente-o com comida viva. Uma vez que ele esteja aclimatado, nenhum cuidado ou técnica especial será necessária para manter este peixe saudável.
Referências Bibliográficas
Scott W. Michael, Angelfishes & Butterflyfishes: Reef Fishes Series , Microcosm Ltd, 2004;
Butterflyfish Compatibility With Corals, Orphek.com, Copyright 2009 – 2012;
Robert M. Fenner, The Conscientious Marine Aquarist: A Commonsense Handbook for Successful Saltwater Hobbyists , TFH Publications, 2001;