O Peixe Corda / Ropefish (Erpetoichthys calabaricus) é uma espécie única em seu gênero. Seus registros fósseis mostram que os parentes desse peixe podem datar de mais de 200 milhões de anos atrás (no início da área dos dinossauros), tornando-o um espécime pré-histórico.
A espécie é nativa da África Ocidental e habita ambientes de água salobra e doce. O Peixe Corda pode ser encontrado em países como Camarões, Nigéria e Benin, onde vive em regiões com vegetação abundante, especialmente em áreas costeiras baixas.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades do Peixe Corda.
Ficha Técnica do Peixe Corda
Nome: Peixe Corda, Ropefish, Reedfish;
Nome Científico: Erpetoichthys calabaricus (Smith, 1865);
Família: Polypteridae;
Origem da Espécie: Difundida na África Ocidental, foi coletada na República Democrática do Congo, Angola, Nigéria, Camarões, Guiné Equatorial e Benin;
Comprimento: Até 37 cm;
Expectativa de Vida: Até 8 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre 5 – 19;
Temperatura: Manter entre 22 – 28°C;
Características
Aparência
À primeira vista, esse peixe realmente parece um pedaço de corda ou uma cobra rastejante!
O Peixe Corda pode atingir até 37 centímetros e possui um corpo cilíndrico e semelhante a uma enguia. Ele também possui grandes escamas ósseas que criam um padrão listrado escuro em suas costas cinza acastanhadas e um ventre de cor creme claro.
A espécie têm uma barbatana dorsal, mas pode ser um pouco difícil distingui-la, pois não se parece com a barbatana dorsal típica da maioria dos outros peixes de água doce.
As barbatanas peitorais do Peixe Corda são pequenas e próximas à sua cabeça achatada. Além disso, o peixe usa seu corpo para se impulsionar na água e na terra, em vez de depender de suas nadadeiras. A coloração das barbatanas são geralmente amarelas e têm uma mancha preta. A barbatana caudal é quase inexistente e parece ser apenas uma extensão de seu corpo.
Curiosamente, as larvas do Peixe Corda possuem brânquias externas temporárias que as tornam semelhantes às larvas das salamandras!
Alimentação
Na natureza, o Peixe Corda se alimenta principalmente de insetos, vermes e quaisquer crustáceos que possa encontrar, como amêijoas ou camarões. Por não ter uma boa visão, esse peixe depende de seu incrível olfato para localizar alimentos.
Em um aquário, o Peixe Corda irá ignorar principalmente as rações em flocos, embora alguns aquaristas tenham tido sorte em alimentá-lo com esse tipo de alimento.
Eu recomendo que você alimente o Peixe Corda com uma dieta variada contendo alimentos ricos em proteínas, como bloodworms vivas ou congeladas, insetos e camarões.
Seu peixe provavelmente estará pronto para comer assim que as luzes do aquário diminuírem significativamente ou se apagarem por completo.
Quantas vezes eu devo alimentar o Peixe Corda por dia?
O Peixe Corda consegue passar um bom tempo sem comer na natureza, mas isso não significa que você não deva oferecer comida regularmente.
Eu recomendo que você forneça pequenas porções de alimentos todos os dias.
Temperamento / Comportamento
O Peixe Corda possui uma personalidade muito interessante; ele gosta de ficar escondido a maior parte do dia ou pousar nas rochas ficando apenas com a cabeça visível. Caso contrário, ele estará se impulsionando pela água com seu longo corpo, assim como as cobras fazem.
Por ser um animal noturno, o Peixe Corda sairá de seu esconderijo à noite para procurar comida. Aquaristas amadores relataram vê-los colocar metade do corpo para fora d’água, então não se assuste se isso acontecer e certifique-se de ter uma tampa para evitar possíveis fugas.
Nota: O Peixe Corda desenvolveu um órgão pulmonar a partir de sua bexiga natatória, o que lhe permite respirar o oxigênio atmosférico, bem como o oxigênio dissolvido na água. Embora seja principalmente uma adaptação em resposta aos baixos níveis de oxigênio, essa evolução permite que o peixe saia da água por curtos períodos de tempo para procurar comida terrestre.
Compatibilidade
Por mais que o Peixe Corda seja um peixe carnívoro, ainda assim é relativamente pacífico. No entanto, ele não hesitará em comer peixes pequenos ou invertebrados que possam caber em sua boca.
Embora seja um peixe que precise de certos cuidados em relação aos companheiros de aquário, o Peixe Corda pode conviver com muitas outras espécies diferentes.
Alguns bons companheiros de aquário incluem, por exemplo:
Você também pode colocá-lo com outros peixes de sua própria espécie. Alguns aquaristas acreditam que esse peixe fica muito mais ativo quando está em grupos, desde que haja espaço e esconderijos suficientes para todos eles.
Dimorfismo Sexual
O macho do Peixe Corda possui entre 12 e 14 raios na barbatana dorsal, enquanto a fêmea possui cerca de 9 e 12 raios. Quando estão em condição de acasalamento, a barbatana anal do macho incha e engrossa.
Acasalamento / Reprodução
Por muito anos, a criação do Peixe Corda no comércio de aquarismo era algo inédito; todos os peixes no hobby eram capturados e exportados comercialmente. No entanto, ao longo dos últimos anos, aquaristas começaram a entender cada vez mais sobre a criação dessa espécie e as principais condições para obter sucesso.
A melhor forma de reproduzir o Peixe Corda é fornecer o melhor cuidado possível. Isso significa que os parâmetros de água devem ficar estáveis, os esconderijos abundantes, a dieta de alta qualidade e um peixe macho e fêmea compatível.
Alguns aquaristas acreditam que aumentar ligeiramente a temperatura e adicionar plantas com folhas largas ajudam a encorajar o casal.
Caso o acasalamento ocorra, a fêmea colocará ovos e estes eclodirão após alguns dias. Eu recomendo que você mantenha os filhotes separados dos pais, pois eles podem comê-los.
Durante as primeiras semanas, os filhotes obterão todos os nutrientes que necessitam através de seu saco vitelino. Depois disso, pode ser um desafio fazer com que aceitem alimentos, mas comece pelas refeições pequenas, como infusórios, e vá subindo para alimentos maiores e mais nutritivos.
Configuração do aquário
O tamanho mínimo do aquário para o Peixe Corda deve conter cerca de 200 litros. Um aquário que seja mais comprido do que alto é perfeito para esse peixe, pois proverá o espaço necessário para que ele possa nadar livremente. Para cada peixe adicional você deve calcular mais 60 litros.
O substrato do aquário deve ter granulação fina e lisa, como areia ou lama, para não danificar o corpo do animal. O movimento da água deve ser baixo para corresponder às condições que esse peixe encontra na natureza.
O Peixe Corda precisará de muitos esconderijos, pois gosta de ficar escondido durante o dia e emergir no escuro para se alimentar.
Adicione pedras lisas e troncos envelhecidos para que os peixes possam se sentir seguros. As plantas também pode ser adicionadas, pois eles são animais carnívoros e não se importam muito com elas.
Por ser um excelente saltador, você deve adicionar uma tampa bem firme ao aquário para evitar possíveis fugas. No entanto, certifique-se de que haja espaço suficiente entre a superfície e a tampa para que o peixe possa respirar um pouco do ar atmosférico.
Nota: Se você perceber que seu Peixe Corda está indo à superfície para respirar mais do que o normal, certifique-se de verificar os parâmetros da água o mais rápido possível, pois isso pode ser um indicador de toxinas ou níveis baixos de oxigênio.
Referências Bibliográficas
Britz, R., 2007. Polypteridae. p. 168-173. In M.L.J. Stiassny, G.G. Teugels and C.D. Hopkins (eds.) The fresh and brackish water fishes of Lower Guinea, West-Central Africa. Volume I. Collection Faune et Flore tropicales 42. Institut de Recherche pour le Développement, Paris, France, Muséum National d’Histoire Naturelle, Paris, France, and Musée Royal de l’Afrique Centrale, Tervuren, Belgium. 800 pp. (Ref. 81628);