O Peixe-Papagaio Quoyi (Scarus quoyi) é uma espécie marinha bastante interessante para se ter em um aquário. Além de ter uma coloração extremamente chamativa, esse peixe é completamente seguro para aquários com recifes de corais.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Peixe-Papagaio Quoyi. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Peixe-Papagaio Quoyi
Nome: Peixe-Papagaio Quoyi, Quoy’s Parrotfish, Green Parrotfish, Quoyi Parrot;
Nome Científico: Scarus quoyi (Valenciennes, 1840);
Família: Scaridae;
Origem da Espécie: Indo-Pacífico Ocidental;
Comprimento: Até 40 cm;
Expectativa de Vida: Desconhecida;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 8.1 – 8.4;
Dureza de Carbonatos: Entre 5 – 10;
Temperatura: Manter entre 24 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Peixe-Papagaio Quoyi foi descrito pela primeira vez por Valenciennes em 1840. Seu habitat natural se estende da Índia ao longo das Ilhas Ryukyu, perto do Japão, até a Nova Caledônia. Além disso, ele também pode ser encontrado ao longo da costa norte da Austrália e na Grande Barreira de Corais.
O Peixe-Papagaio Quoyi habita áreas de recifes de coral com profundidades que variam entre 2 e 18 metros. Na maré alta, ele procura áreas planas onde passa boa parte do tempo pastando algas. Frequentemente, um macho forma um território de muitas dezenas de metros quadrados contendo várias fêmeas.
Aparência e Dimorfismo Sexual
O Peixe-Papagaio Quoyi é um peixe de aquário realmente grande. Ele pode atingir até 40 centímetros de comprimento na natureza. No entanto, em um aquário, geralmente permanece um pouco menor, pois não recebe comida suficiente ou porque não tem muito espaço para nadar.
Em lojas de aquarismo, geralmente você irá encontrar machos disponíveis à venda. Os machos são verde-azulados com bordas rosa nas escamas. A cor em seu flanco se estende para cima em direção ao verde-azulado e mais para o rosa na barriga. As barbatanas dorsal e anal, por exemplo, são rosa com uma bainha azul acima. A barbatana caudal é aparada com uma bainha amarela. A cabeça rosa possui linhas verde-azuladas. Em suma, uma espécie extremamente marcante e colorida!
Todos os Peixes-Papagaio Quoyi nascem fêmea. Os peixes mais jovens e as fêmeas possuem coloração diferente. Eles são castanho-acinzentados com cinco ou seis listras brancas fracas visíveis em seus flancos, e três listras pálidas em suas barrigas.
Quando o macho dominante morre, a fêmea maior e mais forte assume seu papel.
Alimentação
Na natureza, o Peixe-Papagaio Quoyi é um herbívoro. Ele irá raspar corais e rochas vivas com os dentes em busca de algas para se alimentar. Com os dentes da frente, por exemplo, ele quebra alguns pedaços de coral, e utiliza um conjunto de dentes em sua garganta para triturá-lo. Então, pedaços soltos de coral morto são transformados em areia, sendo eliminados através das brânquias. Acredita-se que esse peixe seja o principal contribuinte para as praias de areia branca nos trópicos.
Em um aquário, o Peixe-Papagaio Quoyi deve receber muitos alimentos vegetais. Rações enriquecidas com spirulina e Nori são necessários para sua dieta. Forneça também alguns alimentos duros com os quais ele possa afiar os dentes, por exemplo, amêijoas, pequenos caranguejos e camarões.
Por ser um peixe muito ativo, o Peixe-Papagaio Quoyi precisará de muita comida. Muitos exemplares permanecem pequenos e morrem prematuramente porque são mantidos em ambientes apertados e com pouca comida. Na verdade, eles precisam de comida o dia todo.
Se você olhar o peixe de cima, o corpo dele deve se estender além das guelras, pois caso esteja alinhado ou pra dentro delas, ele estará muito magro!
Temperamento / Comportamento
Eu recomendo que você forneça bastante espaço para o Peixe-Papagaio Quoyi nadar. Ele é um peixe bastante ativo e nada o tempo todo, pois está sempre vasculhando rochas vivas e corais em busca de algo para comer. À noite, ele costuma dormir entre as rochas.
É interessante mencionar os hábitos noturnos desse peixe. Durante à noite, por exemplo, o Peixe-Papagaio Quoyi forma uma espécie de saco de dormir feito de muco. Este muco torna-se um pouco emborrachado depois de entrar em contato com a água salgada. Além disso, ele também contém uma pequena abertura para que ainda possa entrar um pouco de água doce.
A camada de muco garante que predadores, como tubarões, não possam sentir seu cheiro, assim como também não conseguem “ver” os sinais elétricos dos seus movimentos musculares.
Os parasitas também são mantidos afastados durante a noite. Quando os peixes estão dormindo, geralmente é mais fácil para eles se prenderem, mas com a camada protetora do muco, a tarefa se torna bastante difícil.
Quando um predador encontra um Peixe-Papagaio Quoyi dormindo, ele dispara para fora de seu saco de dormir. Contudo, a bolsa de muco é deixada para trás para confundi-lo.
Em um aquário, o Peixe-Papagaio Quoyi raramente faz esse “saco de dormir”. Talvez a falta de uma ameaça signifique que ele não precise disso, certo?
Compatibilidade
Em relação aos companheiros de aquário, você pode misturar diversas espécies diferentes com o Peixe-Papagaio Quoyi, incluindo até mesmo os invertebrados. Eu não recomendo que você combine esse peixe com outros do mesmo gênero, pois ele se torna bastante territorial quando se trata de concorrentes de alimentos semelhantes.
Os corais do aquário estarão seguros, no entanto, o Peixe-Papagaio Quoyi costuma ser um pouco desajeitado ao procurar e raspar algas. Ele pode derrubar, quebrar ou acidentalmente mastigar alguns deles. Normalmente, ele será seguro para ambientes com recifes de corais, mas deve ter bastante espaço para nadar e uma dieta balanceada para evitar problemas.
Alguns bons companheiros de aquário para o Peixe-Papagaio Quoyi incluem, por exemplo:
Acasalamento / Reprodução
Ovíparo. Não há relatos de reprodução do Peixe-Papagaio Quoyi em cativeiro.
Configuração do aquário
O aquário para o Peixe-Papagaio Quoyi precisa ter no mínimo 600 litros. Devido ao seus hábitos alimentadores, você precisará manter um único exemplar em um aquário realmente grande.
Procure adicionar corais e rochas vivas para que esses peixes possam pastar algas. Além disso, forneça bastante espaço também para que eles possam nadar livremente. Lembre-se que o Peixe-Papagaio Quoyi é um peixe muito ativo e irá nadar praticamente o tempo todo.
A filtragem do aquário também deve ser forte e eficiente, pois como ele passa boa parte do tempo consumindo algas raspando corais e rochas vivas, é preciso de um sistema potente para lidar com toda essa quantidade de resíduos gerados.
Referências Bibliográficas
Myers, R.F., 1991. Micronesian reef fishes. Second Ed. Coral Graphics, Barrigada, Guam. 298 p. (Ref. 1602);
Scott W. Michael. 2009. Wrasses and Parrotfishes (Reef Fishes Series Book 5) – TFH Publications / Microcosm Ltd. – (English);
Joshua Wiegert. Parrotfish: Good or Bad for the Hobby? – Tropical Fish Hobbyist – (English);