O Peixe Sol ou Perca-Sol (Lepomis gibbosus), como também é conhecido, é uma das mais lindas espécies de água fria para se criar em lagos ou aquários muito grandes.
Esses animais são nativos da América do Norte, habitando regiões que vão do New Brunswick no Canadá até o estado da Carolina do Sul, no Estados Unidos. Assim como outros membros da família Centrarchidae, o Perca-Sol habita águas frias e geralmente fica em profundidades que variam entre 1 e 2 metros em áreas com muita vegetação.
A espécie é bastante encorpada e comprida lateralmente. Suas cores laterais variam do amarelo ao verde-oliva com diversas manchas de cor cobre ou ouro. Além disso, o peixe também possui faixas verticais laterais escuras.
De um modo geral, O Perca-Sol não é recomendado para aquários, já que é visto com mais frequência em grandes lagos. No entanto, caso você se depare com um exemplar à venda, certifique-se de que ele pode ser criado na sua região. A espécie é considerada invasora!
Ficha Técnica
Nome: Peixe Sol, Perca-Sol, Pumpkinseed;
Nome Científico: Lepomis gibbosus (Linnaeus, 1758);
Família: Centrarchidae;
Origem da Espécie: América do Norte (New Brunswick no Canadá à Carolina do Sul nos Estados Unidos);
Comprimento: Até 40 cm; Comprimento comum: 10 cm;
Expectativa de Vida: Até 12 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 7.0 – 7.5;
Dureza da água: Entre 10- 15;
Temperatura: Manter entre 4°C – 22°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Perca-Sol costuma procurar por comida à luz do dia e é mais ativo durante o período da tarde. Ele se alimenta de insetos, larvas de mosquitos, pequenos lagostins, moluscos e vermes.
Além disso, essa espécie pode se alimentar de ovos de outros peixes e alevinos. De vez em quando, eles também podem mordiscar as plantas do aquário, mas isso geralmente não causa muitos problemas, já que eles preferem alimentos de origem animal.
Em um lago, você pode alimentá-lo com pequenos vermes e larvas vivas ou congeladas. Eles também se acostumam com rações em flocos ou pellets, mas fique atento ao tamanho da ração em pellets, pois eles têm bocas bem pequenas.
Confira algumas excelentes rações para esses peixes:
Última atualização em 2024-11-23 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
Como já mencionamos antes, o Perca-Sol é um peixe que costuma ser mais ativo durante o dia. Na maioria das vezes, você encontrará esses peixes nadando em pequenos cardumes de 2 a 4 animais. À noite, eles tendem a descansar entre as plantas, rochas ou no fundo do lago.
Compatibilidade
Se você estiver pensando em manter esses peixes em um aquário comunitário, eu recomendo que você não os adicione com outras espécies menores do que eles. Certifique-se de que seus companheiros sejam peixes robustos e maiores, mas não excessivamente agressivos.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento
A época de acasalamento desses peixes geralmente é de maio a junho, quando a temperatura das águas nas regiões da América do Norte sobem para 16°C. Durante esse período, os machos ficam bem coloridos e com suas barrigas mais alaranjadas. As fêmeas também ficam mais coloridas, mas não tanto quanto os machos.
Então, os machos começarão a construir um ninho no substrato na parte mais rasa do lago. Portanto, é fundamental que você possua uma área no lago que tenha entre 15 e 50 centímetros de profundidade, algumas plantas e que essa área receba um pouco de luz solar. Geralmente esses ninhos possuem cerca de 30 centímetros de diâmetro.
Os ovos desses peixes eclodem em 3 dias a uma temperatura de 28° C. Após a eclosão, os filhotes ficam no ninho por cerca de 5 dias, obtendo seus nutrientes através de seus sacos vitelinos.
Os alevinos ficam perto do ninho e o pai os observa nos primeiros 11 dias. Quando eles começam a se afastar muito da área de reprodução, o pai pega os filhotes com a boca e os devolve ao ninho. Durante esse período, os machos são muito protetores e agressivos, e irão atacar qualquer intruso que chegar perto dos filhotes.
Durante o primeiro ano, os alevinos crescerão até 5 cm de comprimento. Depois de dois anos, eles estarão totalmente crescidos e serão capazes de se reproduzir. Uma coisa que você precisa tomar cuidado é evitar a superpopulação. Uma maneira de evitar isso é manter o Perca-Sol com outras espécies, pois elas irão comer seus filhotes. Pode parecer um pouco cruel, mas é a natureza agindo!
Configuração do aquário / lago
De um modo geral, o Perca-Sol é um peixe fácil de cuidar, mas você conseguirá criá-los melhor em um pequeno lago com cerca de 1500 litros. Além disso, eles precisarão de água limpa e poderão sofrer caso haja muito lodo no fundo. Portanto, um bom sistema de filtragem é fundamental para mantê-los saudáveis.
Assim como a maioria dos peixes da espécie, o Perca-Sol irá preferir água bem oxigenada, mas ainda assim pode viver com níveis mais baixos de oxigênio. Além disso, eles estão acostumados ao clima frio. Então, viverão muito melhor em ambientes onde a temperatura da água não ultrapasse os 20 – 23°C.
Durante o verão, é interessante manter uma fonte no lago para ajudar a resfriar a água. Especialmente se você ligá-la à noite ou nas primeiras horas do dia, quando o ar ao redor do lago está mais frio.
No inverno, o Perca-Sol fica em áreas mais profundas do lago, portanto, certifique-se de que a região do fundo seja grande o suficiente para todos os peixes. Fora isso, adicionar algumas plantas e rochas nessas regiões mais profundas fornecerão abrigo e permitirão que eles se escondam e se sintam mais seguros.
Por fim, se você ainda assim quiser criá-los em aquários, certifique-se de que ele tenha no mínimo 280 litros para um único exemplar da espécie.
Referências Bibliográficas
Page, L.M. and B.M. Burr, 2011. A field guide to freshwater fishes of North America north of Mexico. Boston : Houghton Mifflin Harcourt, 663p. (Ref. 86798)
Fuller, P. 2004. “USGS Nonindigenous Aquatic Species Database” (On-line). Accessed October 26, 2005 at http://nas.er.usgs.gov/queries/FactSheet.asp?speciesID=382.
Paulson, N., J. Hatch. 2002. “Fishes of Minnesota” (On-line). Accessed October 26, 2005 at http://www.gen.umn.edu/research/fish/fishes/pumpkinseed.html.
1 comentário
Que ótimo e abrangente texto!
Saberia dizer se é possível comprar o sunfish no Brasil? Será que é permitido criá-lo?
Obrigado.