O Abramites (Abramites hypselonotus) é um peixe endêmico dos rios da América do Sul que habita córregos de fluxo rápido em trechos repletos de rochas. A espécie pode ser identificada por seu focinho pontiagudo, corpo em formato de diamante, marcas marrons nas nadadeiras pélvicas, e uma linha escura na base do pedúnculo caudal.
Esses peixes estão classificados dentro da família Anostomidae, da qual existem cerca de 156 espécies descritas em 14 gêneros. Uma curiosidade interessante sobre os membros dessa família, é que muitos deles costumam nadar virados de cabeça pra baixo.
No geral, o Abramites é um peixe bastante pacífico e fácil de alimentar, no entanto, o aquarista deve tomar um pouco de cuidado ao adicioná-lo em um aquário com plantas vivas, pois elas provavelmente serão comidas.
Continue lendo esse artigo para conhecer as principais características e necessidades dessa espécie.
Ficha Técnica
Nome: Abramites, Piau Pedra, Marbled Headstander;
Nome Científico: Abramites hypselonotus (Günther, 1868);
Família: Anostomidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Bacias dos rios Orinoco, Paraguai, Amazonas e Paraná);
Comprimento: Até 14 cm;
Expectativa de Vida: Entre 10 – 15 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 7.5;
Dureza da Água: 2° – 18° dH;
Temperatura: Manter entre 23°C – 27°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Abramites aceita uma variedade enorme de alimentos, incluindo vivos, frescos e secos. Na natureza, por exemplo, a espécie é conhecida por ser oportunista e se alimenta de animais bentônicos, incluindo esponjas, larvas de insetos, detritos orgânicos, sementes, folhas e algas filamentosas.
Em um aquário, você poderá alimentá-los com rações de alta qualidade, bem como bloodworms, dáfnias e artêmias.
As rações devem ser enriquecidas com spirulina.
Abaixo, confira algumas excelentes rações para essa espécie:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Abramites é um peixe bastante curioso de se observar. Ele adora pastar pelo aquário com a cabeça apontada para baixo.
Além disso, a espécie é gregária, ou seja, você deve manter um grupo de oito ou mais peixes. Manter um grupo de bom tamanho é bastante importante porque, à medida que eles ficam mais velhos, se tornam mais independentes e às vezes mostram sinais de agressão à sua própria espécie. Por isso, grupos grandes garantirão que nenhum peixe irá suportar ser assediado o tempo todo.
Veja também:
Compatibilidade
O Abramites é considerado um peixe bastante pacífico em relação as outras espécies. Portanto, você consegue mantê-los com outros caracídeos de tamanho médio, bagres, ciclídeos, barbos, botias, entre outros.
Evite colocá-los juntos de quaisquer outros peixes pequenos, muito dóceis e com longas barbatanas, pois eles podem assediá-los.
Dimorfismo Sexual / Reprodução / Acasalamento
As fêmeas costumam ser mais encorpadas do que os machos, mas infelizmente, não há relatos de reprodução em cativeiro para essa espécie.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 110 litros para um único exemplar.
Além disso, você deve adicionar um filtro potente e uma tampa para evitar que eles saltem. O Abramites não aprecia ambientes muito iluminados e precisam de esconderijos formados com rochas, troncos e plantas. Em relação as plantas, você deve tomar um pouco de cuidado com aquelas com folhas mais finas, pois esses animais são famosos por comê-las.
Resumindo, mantenha esses peixes em um aquário com muitas rochas, fortemente plantado e adicione fendas para que eles possam explorar. Caso você forneça alimentos ricos em spirulina, esses peixes podem acabar deixando as plantas em paz.
Referências Bibliográficas
Vari, R.P. and A.M. Williams, 1987. Headstanders of the Neotropical Anostomid Genus Abramites (Pisces: Characiformes: Anostomidae). Proc. Biol. Soc. Wash. 100(1):89-103. (Ref. 9743)