O Acará Amarelo (Acarichthys heckelii) é um lindo ciclídeo nativo da América do Sul. Ele é considerado um peixe pacífico, relativamente fácil de cuidar e que adora viver em grupos.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Acará Amarelo. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, bem como o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Acará Amarelo
Nome: Acará Amarelo, Threadfin Acara;
Nome Científico: Acarichthys heckelii (Müller & Troschel, 1849);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América do Sul;
Comprimento: Até 19,5 cm;
Expectativa de Vida: Até 10 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 5.5 – 7.0;
Dureza da água: Entre 5 – 15;
Temperatura: Manter entre 23 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O Acará Amarelo é um peixe nativo da América do Sul, que habita as regiões ao norte da bacia amazônica na Colômbia, Peru e Brasil, bem como também as partes baixas dos rios Putumayo, Trombetas, Negro, Xingu, Tocantins, Capim e Rio Branco. Além disso, ele também pode ser encontrado na drenagem de Essequibo, na Guiana.
Na natureza, é possível encontrar o Acará Amarelo habitando as partes baixas de bacias hidrográficas e frequentemente entra em savanas ou florestas inundadas durante a estação das chuvas.
Estes peixes passam a maior parte do tempo vasculhando continuamente a areia e demais substratos em busca de comida.
Aparência
O Acará Amarelo é um peixe de corpo profundo, comprimido lateralmente, com a parte superior dele com coloração marrom-prateada, além de flancos prateados e barriga clara.
Há uma faixa preta vertical abaixo do olho, uma mancha preta nos primeiros raios da nadadeira dorsal e uma mancha preta nos flancos abaixo do centro da nadadeira dorsal.
Este peixe também possui padrões iridescentes de ouro a verde em seu opérculo, bem como uma variedade de marcas azul-esverdeadas, douradas e vermelhas em suas nadadeiras translúcidas.
Alimentação
Onívoro. O Acará Amarelo é um peixe que geralmente se alimenta no fundo do aquário (mas que vai até a superfície para abocanhar outros tipos de alimentos).
Ele irá aceitar rações em flocos ou pellets, assim como também alimentos vivos e congelados. Para evitar deficiências nutricionais e melhorar a coloração e saúde do peixe, é importante variar bastante nos tipos de alimentos fornecidos.
Você pode incluir bloodworms, artêmias e quaisquer outros alimentos vivos disponíveis para peixes ornamentais. Além disso, ele também aceitará algum tipo de matéria vegetal incluindo, por exemplo, espinafre e outros tipos de vegetais cozidos.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis para o Acará Amarelo:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Acará Amarelo é considerado um peixe pacífico e pode viver em grupos tranquilamente. No entanto, indivíduos que vivem solitários tendem a ficar estressados rapidamente e tornam-se suscetíveis a doenças.
Por ser um peixe polígamo, o ideal é manter um macho na companhia de várias fêmeas. Contudo, a proporção ideal é de um macho para cada três fêmeas.
Nota: O Acará Amarelo adora cavar. Portanto, é provável que ele arranque plantas e modifique a decoração do aquário. Tome cuidado com isso!
Compatibilidade
Há inúmeros peixes que podem ser bons companheiros de aquário para o Acará Amarelo, mas os ideais são aqueles mais pacíficos e que desfrutem das mesmas condições ambientais.
Para aqueles que desejam tentar montar um aquário comunitário, eu recomendo que evite adicionar animais agressivos ou territoriais, além daqueles famosos por beliscar barbatanas. Alguns aquaristas mantêm essa espécie ao lado de arraias de água doce do gênero Potamotrygon, por exemplo.
Infelizmente, alguns adultos parecem propensos a exibir comportamentos mais agressivos, que podem facilmente resultar na morte de indivíduos mais fracos. No entanto, isso parece estar relacionado ao tamanho do aquário e do grupo, com os problemas diminuindo à medida que ambos os fatores aumentam.
Dimorfismo Sexual
As fêmeas adultas costumam ser visivelmente mais encorpadas do que os machos.
Acasalamento / Reprodução
O Acará Amarelo requer mais ou menos 2 – 3 anos para atingir a maturidade sexual. Na natureza, por exemplo, ele exibe uma intrigante estratégia de desova em que as fêmeas competem por territórios e escavam subestruturas complexas semelhantes a tocas no substrato. Essas tocas podem ter várias entradas, algumas das quais podem até mesmo serem falsas. Além disso, elas possuem uma entrada principal e menos vertical que conduz a um túnel horizontal no final, no qual ela deposita os ovos.
A fêmea então tentará atrair um parceiro e, uma vez que tenha obtido sucesso e com a desova concluída, o par dividirá as funções, com a fêmea responsável pela maior parte dos cuidados com a ninhada e o macho responsável pela defesa do território.
Depois que começam a nadar livremente, os filhotes permanecem nas proximidades, lançando-se para a toca em qualquer sinal de ameaça. Os pais abandonam os filhotes quando eles atingem em média cerca de 10 milímetros de comprimento, mas alguns deles permanecem usando a toca por mais algum tempo.
Sobretudo, o ciclo de desova desse peixe é claramente impossível de reproduzir em cativeiro, e outras complicações surgem devido à agressão muitas vezes extrema exibida pelos adultos.
Configuração do aquário
O aquário para o Acará Amarelo precisa ter no mínimo 200 litros para um casal. O substrato deve ser composto de uma areia fina e o ambiente deve conter uma grande variedade de decorações para criar refúgios. Você pode utilizar troncos, vasos e quaisquer outros ornamentos que preferir.
A principal desvantagem sobre esse peixe é que ele é um excelente escavador, portanto, qualquer paisagismo será rapidamente reorganizado. Por isso, eu recomendo que você evite adicionar quaisquer espécies de plantas, mas se mesmo assim quiser arriscar, opte por aquelas mais resistentes, como as famosas Anúbias.
A qualidade da água é de extrema importância para o Acará Amarelo, pois ele tende a ser suscetível à deterioração da qualidade ou variação nos parâmetros químicos. A melhor forma de obter a estabilidade é utilizar um filtro canister de qualidade e realizar trocas parciais de água com cerca de 50% todas as semanas. Evite apenas criar um fluxo muito forte na água, pois esse peixe não parece gostar de águas agitadas.
Referências Bibliográficas
Robins, C.R., R.M. Bailey, C.E. Bond, J.R. Brooker, E.A. Lachner, R.N. Lea and W.B. Scott, 1991. World fishes important to North Americans. Exclusive of species from the continental waters of the United States and Canada. Am. Fish. Soc. Spec. Publ. (21):243 p. (Ref. 4537);
Farias, I.P., G. Ortí, I. Sampaio, H. Schneider and A. Meyer. 2001 – Journal of Molecular Evolution 53: 89-103 The cytrochrome b gene as a phylogenetic marker: the limits of resolution for analyzing relationships among cichlid fishes;
Christopher Scharpf & Kenneth J. Lazara (22 September 2018). “Order CICHLIFORMES: Family CICHLIDAE: Subfamily CICHLINAE (d-w)”. The ETYFish Project Fish Name Etymology Database. Christopher Scharpf and Kenneth J. Lazara. Acesso em 05 de abril de 2023;
Kullander, S. O. 1986 – Swedish Museum of Natural History. 431 pp.
Cichlid fishes of the Amazon River drainage of Peru;
Tan, H. H. and K. K. P. Lim. 2008 – Nature in Singapore 2008 1: 129-133
Acarichthys heckelii (Müller & Troschel), an Introduced Cichlid Fish in Singapore;