O Acará Azul (Andinoacara pulcher) é um peixe de água doce nativo dos rios de fluxo lento da América Central e Sul. Na natureza, ele habita regiões com muita vegetação, onde pode se esconder com mais facilidade de predadores e também criar seus filhotes com segurança. A espécie é relativamente tolerante com outros peixes e possui comportamento pacífico. Em um ambiente fechado, o aquarista precisa ficar atento apenas ao comportamento do peixe durante as épocas de reprodução, pois ele pode se tornar um pouco agressivo com seus companheiros de aquário.
Uma característica interessante do Acará Azul é que ele pode viver por muitos anos, ainda mais se formos comparar com a idade média de outros peixes de água doce. Com bons cuidados e condições de aquário ideais, ele pode chegar aos 10 anos de idade. Na natureza, por exemplo, essa espécie pode atingir até 20 anos.
Com um corpo azulado com escamas que formam padrões escuros, além de manchas brancas, pretas e laranjas nas laterais, o Acará Azul é um excelente espécime para aquele aquarista que busca um peixe que funcione como peça central no aquário.
Ficha Técnica
Nome: Acará Azul, Blue Acara, Electric Blue Acara;
Nome Científico: Andinoacara pulcher (Gill, 1858);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América Central e Sul (Trinidad e Venezuela);
Comprimento: Até 16 cm;
Expectativa de Vida: Até 10 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 8.0;
Dureza da Água: Entre 6 – 20 dH;
Temperatura: Manter entre 18 – 23°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Embora em aquários ele possa ser um peixe pacífico, na natureza, o Acará Azul é um predador voraz. A base de sua dieta deve ser composta de alimentos ricos em proteínas como, por exemplo, bloodworms, camarões e talvez até mesmo pequenos pedaços de mexilhões.
O importante é lembrar que sua dieta deve ser bastante diversificada, já que isso ajuda o peixe a obter todos os nutrientes que necessita. Então, considere comprar uma excelente ração em pellets ou grânulos como base para alimentá-lo todos os dias.
Caso queira adquirir algumas rações para o Acará Azul, selecionamos algumas das melhores do mercado. Então, se quiser economizar um pouco de tempo e adquiri-las agora mesmo, basta clicar nos links abaixo:
Última atualização em 2024-10-29 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Acará Azul pode ser mantido junto com outros de sua espécie, então você pode adicionar casais ou grupos de pelo menos seis peixes no mesmo aquário.
No geral, ele costuma ser um animal muito pacífico e sociável. Às vezes, os machos podem se tornar agressivos uns com os outros durante os períodos de acasalamento.
Veja também:
Compatibilidade
Devido à sua ampla distribuição, o Acará azul se dá bem com uma variedade enorme de peixes, desde bagres até barbos.
Peixes da família dos caracídeos podem viver junto do Acará Azul. Mas se você está procurando espécies para viver na região do fundo do aquário, pode adicioná-lo com coridoras e cascudos. Ambos são peixes pacíficos e provavelmente não causarão problemas.
Entretanto, existem alguns peixes que devem ser evitados como, por exemplo, ciclídes anões, Acará Bandeira ou outros membros muito agressivos do gênero Cichlasoma.
Reprodução / Acasalamento
O Acará Azul é um peixe relativamente fácil de reproduzir. Dessa forma, um aquário de reprodução deve ter no mínimo 75 litros e conter menos plantas do que o aquário principal.
Para o substrato, você pode adicionar areia e cobri-lo com pedras lisas e seixos. Além disso, ter um bom sistema de aeração instalado também ajuda na desova dessa espécie.
Machos e fêmeas formam casais e passam a maior parte do tempo no fundo do aquário próximos de rochas, uma vez que as rochas funcionam como criadouros. Esses peixes atingem a maturidade sexual quando chegam aos 8 – 10 meses de idade.
Veja também:
Uma única fêmea pode liberar cerca de 150 – 200 ovos por vez e ficará perto deles para protegê-los durante o tempo todo. Os machos nadam um pouco mais para longe e também ficam lá para proteger os filhotes.
O período de incubação dura cerca de 2 – 3 dias, e então os primeiros filhotes aparecem e começam a procurar alimento. Por fim, durante mais ou menos 2 semanas, eles ficarão próximos à mãe e, após isso, estarão nadando livremente pelo aquário.
Configuração do aquário
O aquário para um único Acará Azul precisa ter no mínimo 110 litros e mais 40 litros para cada peixe adicional.
O Acará Azul gosta de viver em aquários densamente plantados e, acima de tudo, com bons sistemas de aeração e filtragem. Além disso, a intensidade da iluminação dependerá basicamente dos tipos de plantas que você decidir cultivar.
Um aspecto muito importante é o substrato, ainda mais quando se trata do Acará Azul. Essa espécie adora desenterrar tudo o que está dentro do aquário. Então, por este motivo, recomendamos o uso de cascalhos arredondados ou grãos grandes e uniformes.
Na natureza, o Acará Azul está rodeado de plantas aquáticas. Por isso, eu recomendo que você adicione muitas plantas resistentes, troncos e raízes para que ele possa se sentir confortável e seguro.
Referências Bibliográficas
Kullander, S.O., 2003. Cichlidae (Cichlids). p. 605-654. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36377);
2 Comentários
Pingback: Acará Papa Terra (Geophagus brasiliensis) - MyAquarium
Pingback: Ituí Cavalo (Apteronotus albifrons) - MyAquarium