O Acará Diadema (Aequidens diadema) é considerado um peixe fácil de cuidar, embora precise de um aquário grande e água com parâmetros estáveis para viver feliz e saudável.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Acará Diadema. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, bem como o processo de reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Acará Diadema
Nome: Acará Diadema, Royal Acara, Royal Acara Cichlid;
Nome Científico: Aequidens diadema (Heckel, 1840);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América do Sul;
Comprimento: Até 11,8 cm;
Expectativa de Vida: Até 10 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.6 – 7.5;
Dureza da água: Entre 4 – 20;
Temperatura: Manter entre 23 – 28°C;
Características
Distribuição e Habita
O Acará Diadema foi descrito pela primeira vez por Heckel em 1840. Ele pode ser encontrado no Brasil, Colômbia, bem como Peru e Venezuela, habitando as bacias dos rios Amazonas e alto do Rio Negro, além da bacia do Rio Orinoco. Na natureza, por exemplo, esse peixe habita rios de águas escuras.
Aparência e Dimorfismo Sexual
O Acará Diadema é considerado um peixe pequeno, podendo atingir até 11,8 centímetros de comprimento. Sua expectativa de vida é de até 10 anos sob bons cuidados.
O macho apresenta nadadeiras com filamentos extremamente longos, enquanto as fêmeas apresentam filamentos mais curtos e arredondados, especialmente na barbatana dorsal. Além disso, o macho tende a ficar maior do que a fêmea e ter cores mais realçadas.
Alimentação
Onívoro. O Acará Diadema aceitará uma variedade enorme de alimentos incluindo, por exemplo, rações em flocos, pellets, alimentos vivos e congelados.
Eu recomendo que o aquarista alimente esse peixe com uma ração em flocos de alta qualidade, bem como com algumas guloseimas como bloodworms e artêmias para mantê-lo saudável e com cores realçadas.
Temperamento / Comportamento
De comportamento calmo e pacífico, o Acará Diadema pode se tornar agressivo apenas durante os períodos de desova. Mas, para criar um ambiente saudável, eu recomendo que você mantenha um casal da espécie.
Esses peixes gostam de viver na região do meio do aquário.
Compatibilidade
Em relação aos companheiros de aquário, você consegue misturar o Acará Diadema com inúmeros outros peixes de comportamento semelhante. Alguns bons companheiros de aquário incluem, por exemplo:
- Ciclídeo da Nicarágua;
- Ciclídeo Barra T;
- Grupos de Tetras e Poecilídeos;
Acasalamento / Reprodução
Fácil de reproduzir, o Acará Diadema deposita cerca de 200 a 300 ovos em superfícies planas. Então, após 2 dias, os ovos eclodem e os filhotes são levados para a boca por ambos os pais, onde são chocados.
Depois de mais ou menos 8 dias, os filhotes começam a nadar livremente. No entanto, os pais poderão colocá-los de volta à boca em caso de perigo.
O aquarista pode alimentar os filhotes com náuplios de artêmias.
Configuração do aquário
O aquário para um casal do Acará Diadema precisa ter no mínimo 200 litros.
Eu recomendo que você decore o aquário com plantas resistentes, troncos e rochas para que haja bastante esconderijo para os peixes.
Você também pode adicionar um substrato de areia ou cascalho bem fino no aquário, pois esses peixes adoram cavar.
Referências Bibliográficas
Kullander, S.O., 2003. Cichlidae (Cichlids). p. 605-654. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36377);
Baensch, H.A. and R. Riehl, 1985. Aquarien atlas. Band 2. Mergus, Verlag für Natur-und Heimtierkunde GmbH, Melle, Germany. 1216 p;