O majestoso e gracioso Acará Disco (Symphysodon Aequifasciatus) é descrito como o “Rei dos Aquários” por um bom motivo. Ele é um dos peixes de água doce mais chamativos disponíveis no hobby, por conta de sua coloração, formato e tamanho. Além disso, é considerado por muitos o ápice na criação de espécies de peixes ornamentais.
Embora seja considerado um peixe bastante pacífico e tranquilo dentro do aquário, o Acará Disco deve ser mantido apenas por aquaristas experientes, pois costuma atingir um tamanho considerável e pode ter problemas de aclimatação.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Acará Disco. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Acará Disco
Nome: Acará Disco, Discus Fish, Green Discus, Blue Discus, Red Spotted Discus, Tefe Discus;
Nome Científico: Symphysodon Aequifasciatus (Pellegrin, 1904);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Brasil, Peru, Venezuela e Colômbia);
Comprimento: Em cativeiro até 20 cm;
Expectativa de Vida: Por volta de 10 anos;
Nível de Dificuldade: Difícil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 5.0 e 6.5;
Dureza da água: 10 e 15 dGH;
Temperatura: 26 a 30ºC;
Características
Distribuição e Habitat
Originário da América do Sul, o Acará Disco pode ser encontrado habitando rios, lagos e florestas inundadas, tanto de águas claras quanto escuras, na bacia do rio Amazonas. Ele prefere viver em águas calmas e lentas, onde passa boa parte do tempo escondido entre raízes e galhos, se alimentando de larvas de insetos e invertebrados bentônicos.
Aparência
O Acará Disco possui corpo relativamente grande e, dependendo do espécime, pode atingir até 25 centímetros de comprimento. A espécie é achatada lateralmente e possui o formato de um pequeno disco. Através da reprodução em cativeiro, há uma grande variedade de formas e padrões de cores disponíveis. Além disso, as espécies criadas em cativeiro são mais fáceis de manter em aquários, embora ainda necessitem de cuidados muito específicos.
Alimentação
Onivoro. Na natureza, o Acará Disco se alimenta de pequenos vermes, crustáceos, assim como também de matéria vegetal, insetos e detritos. Em um aquário, ele não será um peixe muito exigente e aceitará a maioria dos alimentos que você fornecer. No entanto, usar uma combinação certa de alimentos vivos, congelados e rações em flocos é fundamental para manter esses peixes saudáveis e bem alimentados.
Procure alimentar seu Acará Disco adulto com uma dieta que consista em cerca de 35 – 45% de proteína. Por outro lado, os peixes mais jovens ou os filhotes precisam de uma dieta composta por até 50% de proteína para acelerar seu crescimento.
As vitaminas são muito importantes porque fornecem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do sistema imunológico, reprodutivo e digestivo do animal. Algumas boas fontes de vitaminas incluem os crustáceos, vegetais e algas. Você pode fornecer, por exemplo, bloodworms, dáfnias, camarões mysis e artêmias.
Ao alimentar o Acará Disco, tente evitar a superalimentação, pois é um dos erros que os iniciantes cometem com mais frequência. Dar muita comida para o animal pode levá-lo à obesidade, juntamente com uma lista completa de problemas de saúde, além de um aquário sujo.
Uma boa regra geral é alimentar o peixe com cerca de 3% de seu peso corporal. Alternativamente, ofereça a eles o que conseguem consumir em no máximo 2 ou 3 minutos. Além disso, alimentos não consumidos devem ser retirados em no máximo 15 minutos, pois podem prejudicar a qualidade da água.
Listarei as melhores rações do mercado para o Acará Disco. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tetramin 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 17,99 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-12-27 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Acará Disco é um peixe bastante calmo, mas pode se tornar agressivo caso seja mantido em grupos com menos de 5 peixes da espécie. Além disso, quando mantidos em grupos eles formam hierarquias, de modo que os peixes mais fracos podem sofrer e não ter espaço para se proteger do ataque dos peixes maiores. Por isso, você deve ter muito espaço para mantê-los confortáveis.
A espécie costuma passar a maior parte do tempo na região do meio do aquário. Por mais que sejam peixes calmos, ainda assim podem apresentar um comportamento mais agressivo durante épocas de reprodução. Portanto, você deve tomar um pouco de cuidado em relação aos seu companheiros de aquário.
Abaixo, vamos conferir alguns peixes compatíveis com o Acará Disco.
Veja também:
Compatibilidade
Na maioria das vezes, o Acará Disco irá se dar bem com seus companheiros de aquário, desde que compartilhem as mesmas necessidades de água. Contudo, lembre-se que você deve tomar o Acará Disco como ponto de partida para a escolha de companheiros de aquário, ao invés de tentar adicioná-lo em um ambiente já estabelecido com outros peixes.
A maioria das espécies nativas da América do Sul, especialmente da bacia Amazônica, são compatíveis com esses peixes.
As coridoras, por exemplo, são excelentes companheiras para os discos (em termos de temperatura), embora algumas espécies se saiam melhor porque são maiores.
Um outro grupo bem interessante para adicionar com o Acará Disco são os Tetras. Eles possuem temperamento amigável e garante uma coabitação sem estresse.
Eu recomendo que você apenas evite adicionar o Botia Palhaço em um aquário com o Acará Disco, pois esse peixe costuma ser muito agitado na hora da alimentação, o que pode acabar deixando o disco estressado.
Abaixo, confira alguns dos principais peixes compatíveis com o Acará Disco:
- Rodóstomo;
- Tetra Ouro;
- Tetra Imperador;
- Tetra do Congo;
- Tetra Pinguim;
- Tetra Neon;
- Tetra Cardinal;
- Rasbora Arlequim;
- Colisa Mel;
- Comedor de Algas Siamês;
- Peixe Lápis;
- Coridoras;
- Ramirezi;
- Caramujos;
Dimorfismo Sexual
Embora seja difícil distinguir o sexo, os machos costumam ser maiores e alguns apresentam barbatanas dorsais mais pontiagudas, além de lábios mais grossos do que as fêmeas.
Reprodução / Acasalamento
O Acará Disco não é um peixe fácil de cuidar, muito menos fácil de criar. O que significa que você pode ter problemas para atingir uma alta taxa de sobrevivência de filhotes, como acontece com inúmeras outras espécies de água doce que são mais fáceis de reproduzir.
Se você decidir seguir em frente e reproduzir seus discos, comece criando um ambiente que encoraje a desova.
Normalmente, as configurações dependerão se você vai criar seus filhotes juntos dos pais ou em aquários separados. Os filhotes criados no mesmo aquário que os pais são mais fáceis de cuidar, pois eles se alimentam de um muco gerado pela pele deles, embora estejam sob risco de canibalismo e doenças.
Por outro lado, os filhotes criados em aquários separados estão protegidos do canibalismo e de infecções. No entanto, eles são difíceis de cuidar porque você precisará ter alimentos específicos para servi-los. Mesmo assim, o Acará Disco não é um peixe totalmente canibal, e apenas os pais mais jovens e inexperientes comem seus filhotes.
Veja também:
O primeiro passo para incentivar seus peixes a se reproduzirem é manter vários deles juntos em um mesmo ambiente.
Mantenha todos os peixes em um aquário espaçoso e certifique-se de medir e ajustar os principais parâmetros (nitrito, amônia e nitrato). Além disso, procure deixar a temperatura da água em 27° ou mais e o pH em torno de 6.5.
O Acará Disco costuma anexar seus ovos em plantas, troncos, bem como rochas e decorações do aquário. Uma única fêmea, por exemplo, pode colocar entre 200 e 400 ovos, e estes eclodem em cerca de 60 horas. Os alevinos irão consumir o muco especial formado nas escamas de seus pais. Depois de um tempo, poderão se alimentar normalmente de rações em flocos trituradas.
Configuração do aquário
O aquário para o Acará Disco precisa ter 200 litros para um grupo com no mínimo 5 exemplares.
No geral, esses peixes preferem ambientes com águas lentas e raramente são encontrados em áreas onde há fortes correntes de água. Além disso, eles tendem a se reunir perto de troncos e raízes de árvores ao longo das margens de rios e lagos. Para manter esse peixe saudável e feliz, você deve, portanto, replicar seu habitat natural.
Então, procure incluir nesse aquário muitas plantas e troncos para simular galhos de árvores caídos na água. Você também pode usar plantas flutuantes para criar uma cobertura e garantir que a corrente de água permaneça suave.
Além disso, utilize um cascalho de granulação fina ou no máximo média. Alguns aquaristas até preferem ambientes onde não há nenhum tipo de substrato, pois isso permite que o aquário possa ser limpo com mais facilidade e ajuda a manter a água estável e com boa qualidade.
O Acará Disco é um peixe muito sensível aos parâmetros de água e, por isso, você deve ficar de olho nas condições do seu aquário para criar o ambiente perfeito para a espécie.
Referências Bibliográficas
Kullander, SO , 1996. Eine weitere Übersicht der Diskusfische, Gattung Symphysodon Heckel. D. Aqu. U. Terr. Z., Sonderheft “Diskus”. (Ref. 33249);
Matt Clarke, “New Discus named Symphysodon tarzoo”, “Discus genus revised”, Practical Fishkeeping, Referenced online, 2007;
George Zurlo, David Schleser, Cichlids (Complete Pet Owner’s Manual), Barron’s Edu Series, 2005;
Dr. Rüdiger Riehl and Hans A. Baensch, Aquarium Atlas Vol. 1, Publisher Hans A. Baensch, 1991;
10 Comentários
Pingback: Acará Papa Terra (Geophagus brasiliensis) - MyAquarium
Pingback: Tetra Eilyos (Hyphessobrycon eilyos) - MyAquarium
Pingback: Por que meu peixe está nadando de forma estranha (em círculos)? - MyAquarium
Pingback: 5 melhores peixes de cardume para você colocar no seu aquário! - MyAquarium
Pingback: Tetra Ulrey (Hemigrammus ulreyi) - MyAquarium
Pingback: Confira 8 lindas espécies de Coridora para você colocar no seu aquário! - MyAquarium
Pingback: Top 5 ciclídeos anões ideais para você colocar no seu aquário! - MyAquarium
Pingback: Como cuidar dos filhotes dos meus peixes? Dicas essenciais! - MyAquarium
Pingback: Tetra Azul (Mimagoniates microlepis) - MyAquarium
Pingback: Top 10 peixes de água doce coloridos para colocar no aquário | MyAquarium