O Acará Papa Terra (Geophagus brasiliensis) também conhecido como Cará, Acará Diadema e Pearl Cichlid, é o ciclídeo mais difundido do Brasil, podendo ser encontrado em qualquer bacia hidrográfica do país.
As cores desse animal variam de acordo com seu humor e, principalmente, durante a época de acasalamento. No geral, eles possuem pontos brilhantes de diversas cores, incluindo verde, azul, cinza, entre outras. O corpo do animal possui cor castanho claro e apresenta uma pequena pinta preta no meio dele.
O Acará Papa Terra é considerado um peixe muito resistente, podendo sobreviver até mesmo em lagoas salinizadas. Eles são utilizados como bioindicadores da qualidade da água, já que a quantidade de parasitas grudados no peixe indica as condições dos rios onde ele vive.
A espécie é considera perfeita para qualquer nível de aquarista, incluindo os iniciantes. Eles aceitam uma grande variedade de alimentos e não costumam ser exigentes. Além disso, eles toleram uma ampla gama de condições e são resistentes o suficiente para suportar até mesmo mudanças repentinas e drásticas em seus níveis de água.
A única coisa que você precisa saber ao querer criar esses peixes, é que eles precisam de aquários com no mínimo 150 litros ou mais, embora não exijam nenhuma filtragem, iluminação ou decoração específica.
Ficha Técnica do Acará Papa Terra
Nome: Acará Papa Terra, Cará, Acará Diadema, Pearl Cichlid, Mother-of-Pearl Eartheater, Brasiliensis, Pearl Eartheater;
Nome Científico: Geophagus brasiliensis (Quoy & Gaimard, 1824);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Drenagens costeiras do leste e sul do Brasil e Uruguai);
Comprimento: Até 28 cm (comum: 9 cm);
Expectativa de Vida: Até 15 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.0;
Dureza da Água: 5° – 10° dH;
Temperatura: Manter entre 20°C – 23°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Acará Papa Terra se alimenta de uma variedade enorme de alimentos, portanto, você fornecer rações em pellets, flocos, insetos, krill e artêmias.
Na natureza, eles se alimentam de detritos e insetos, assim como também de algas encontradas no solo. Entretanto, como não são comedores exigentes, sinta-se à vontade para experimentar diferentes tipos de alimentos. Se gostarem, adicione à sua dieta.
Procure alimentar esses peixes com até 5 porções de comida por dia, mas em pequenas quantidades, ao invés de uma única refeição, pois isso manterá a qualidade da água por mais tempo. Além disso, todos os peixes se beneficiam de vitaminas e suplementos adicionados aos alimentos.
Evite alimentá-los com frango, coração e outros tipos de carnes vermelhas. Esses alimentos já foram considerados um alimento básico na dieta de muitos ciclídeos, mas recentemente foi descoberto que eles podem ser perigosos para os peixes. Esse tipo de alimento possui grandes quantidades de proteínas e gorduras que não são encontradas na dieta dos ciclídeos e, por isso, podem causar bloqueios intestinais e degradação dos órgãos.
Abaixo, confira algumas excelentes rações que separamos para o Acará Papa Terra:
No products found.
Veja também:
Temperamento / Comportamento
O Acará Papa Terra é considerado um peixe territorial e, por isso, o aquário precisa ser grande para que eles possam ter suas necessidades atendidas.
Eles podem ser mantidos sozinhos ou em casais. No entanto, durante a época de desova eles podem ficar bastante agressivos com outros peixes. No geral, a espécie gosta de nadar por todas as regiões do aquário e pode até mesmo agredir peixes maiores.
Compatibilidade
O Acará Papa Terra pode conviver com outros grandes ciclídeos das Américas, bem como cascudos e outros bagres. Mas, como são animais muito territoriais, precisarão de bastante espaço para conviver com outros peixes sem causar problemas.
Embora possam atacar outras espécies, eles toleram a presença de Acará Disco, Acará Azul, peixes do gênero Aequidens, Acará Bandeira, além de outros ciclídeos da América do Sul e Central.
Reprodução / Acasalamento
Diferenciar o macho da fêmea pode ser algo difícil, pois eles possuem as mesmas cores. O macho têm papilas genitais mais pontiagudas, enquanto a fêmea é mais arredondada. Além disso, o macho é maior quando chega na fase adulta e também possui uma barbatana dorsal mais longa e mostra uma pequena protuberância na testa.
Veja também:
A reprodução é bastante fácil, pois eles depositam seus ovos no substrato do aquário. Então, crie um ambiente com água neutra e levemente ácida, com um pH que varie de 6,5 – 7,0, dureza de 5 – 10° e temperatura que fique na faixa de 24° – 27°C.
O casal irá procurar um local escuro, geralmente uma caverna, e irá limpá-lo para colocar seus ovos. A fêmea pode depositar até 800 ovos, embora 150 – 200 seja o mais comum em aquários. Eles são excelentes pais e cuidarão dos filhotes, portanto, não remova-os após a postura. Os alevinos podem ser alimentados com rações em flocos trituradas.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 150 litros para um único exemplar, mas se você estiver pensando em criar um casal, terá que ter no mínimo 280 litros.
O Acará Papa Terra se dá bem tanto em ambientes de água doce quanto salobra, mas prefere locais com fluxo lento e filtragem eficiente. Forneça um substrato arenoso para que possam cavá-lo de vez em quando.
Por fim, decore o aquário com rochas e raízes para criar cavernas e fendas onde eles poderão se esconder e até mesmo criar seus próprios territórios.
Referências Bibliográficas
Kullander, S.O., 2003. Cichlidae (Cichlids). p. 605-654. In R.E. Reis, S.O. Kullander and C.J. Ferraris, Jr. (eds.) Checklist of the Freshwater Fishes of South and Central America. Porto Alegre: EDIPUCRS, Brasil. (Ref. 36377)