O Apistogramma Agassizi (Apistogramma Agassizii) é um ciclídeo anão encontrado nos afluentes de fluxo lento do rio Amazonas, onde costuma habitar tanto regiões de águas claras quanto escuras. A espécie é considerada bastante pacífica, embora não deva ser mantida com outros ciclídeos anões.
Em relação ao tamanho e a aparência, o A. Agassizi pode alcançar até 7,5 centímetros e costuma ser muito colorido. Os peixes capturados na natureza são muito mais coloridos do que as linhagens desenvolvidas em cativeiro, mas também são bem mais sensíveis. Vermelho, dourado e azul são algumas das opções mais comuns encontradas em lojas de aquarismo.
O A. Agassizi não é recomendado para iniciantes, pois as trocas parciais de água devem ser realizadas com frequência, e eles são bem sensíveis a toxinas como nitrato e falta de oxigênio. Além disso, a espécie também é sensível aos medicamentos, especialmente aqueles usados para combater infestações de hidras.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Apistogramma Agassizi, Agassiz’s Dwarf Cichlid, Agassiz’s Apisto;
Nome Científico: Apistogramma Agassizii (Steindachner, 1875);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: América do Sul;
Comprimento: Até 7,5 cm;
Expectativa de Vida: Até 3 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado / Difícil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 5.0 – 7.0;
Dureza da Água: Entre 0 – 12 dH;
Temperatura: Manter entre 26 – 29°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Apistogramma Agassizi irá aceitar qualquer tipo de alimento, no entanto, a dieta principal desse peixe deve conter basicamente alimentos vivos e liofilizados.
Em um aquário, você deve adicionar alimentos vivos ou congelados como, por exemplo, artêmias, bloodworms, larvas de mosquitos, dáfnias e quaisquer tipos de vermes.
Há no mercado algumas excelentes rações disponíveis para esses peixes. Então, para te ajudar, separamos algumas delas para você adquirir agora mesmo. Caso queira comprá-las, basta clicar em seus respectivos links:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Apistogramma Agassizi é conhecido por ser um peixe muito curioso e sociável e, por isso, pode ser mantido em aquários comunitários sem maiores problemas.
Embora sejam pacíficos e gentis, esses peixes podem agredir outros de sua própria espécie caso não tenham espaço suficiente dentro do aquário.
Eu recomendo que você mantenha o A. Agassizi em haréns, ou seja, 1 macho com no mínimo 3 ou 4 fêmeas.
Compatibilidade
Os ciclídeos sul-americanos tendem a ser menos agressivos do que seus primos africanos, mas o espaço é muito importante. Alguns bons companheiros de aquário incluem:
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea é bastante fácil, pois os machos costumam ter as nadadeiras mais longas e são maiores do que as fêmeas.
Reprodução / Acasalamento
O Apistogramma Agassizi é polígamo, isso quer dizer que pode procriar com várias fêmeas em um mesmo aquário.
Para a reprodução, o recomendado é que o aquário possua muitas cavernas e plantas com folhas grandes para cobertura e locais de desova. Além disso, o pH deve ficar em torno de 6.0 e 6.5, a dureza da água em 5 – 8 dH e a temperatura por volta de 26 e 29°C com trocas de água frequentes.
Durante o processo de acasalamento, a fêmea irá se aproximar do macho, curvará seu corpo e se exibirá, chamando sua atenção. Então, quando o macho nota a sua presença, começa a “dançar” mostrando suas nadadeiras. A fêmea pode depositar cerca de 40 a 150 ovos nas superfícies de cavernas e quaisquer outras decorações. O macho, por sua vez, irá fertilizá-los imediatamente, e então ficará do lado sempre do lado patrulhando e vigiando os ovos.
Veja também:
A fêmea cuidará dos ovos que eclodirão em no máximo 4 dias, dependendo da temperatura da água e, então, ela levará os alevinos para um local seguro no substrato até que eles comecem a nadar livremente, algo que demora em torno de 4 a 6 dias.
Você pode alimentar os filhotes com alimentos líquidos e rotíferos, mas dentro de uma ou duas semanas, poderá alimentá-los com artêmias três vezes ao dia.
Caso você esteja interessado em obter mais de um sexo do que do outro, utilize o seguinte método:
- Mantenha a temperatura da água baixa, em torno de 20°C: a maioria dos alevinos serão fêmeas;
- Mantenha a temperatura da água alta, em torno de 30°C: a maioria dos alevinos serão machos;
Procure manter essas condições durante as primeiras três semanas para obter sucesso na escolha do gênero.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 60 litros para um casal dessa espécie.
O A. Agassizi prefere águas mais lentas, mas que possua uma boa filtragem. Além disso, esse peixe se dá melhor em águas ácidas, mas precisa que os níveis de nitrato estejam baixos e que o nível de pH seja mantido dentro dos parâmetros indicados na ficha técnica.
Procure adicionar um substrato de areia fina e escura, assim como também pedras e vasos deitados de lado para criar cavernas e esconderijos para cada uma das fêmeas do seu aquário.
Referências Bibliográficas
Kullander, S.O., 1986. Cichlid fishes of the Amazon River drainage of Peru. Department of Vertebrate Zoology, Research Division, Swedish Museum of Natural History, Stockholm, Sweden, 394 p. (Ref. 9088);
5 Comentários
Pingback: Quais são os melhores peixes para se colocar em um aquário plantado? - MyAquarium
Pingback: Qual termostato usar e como colocar no meu aquário? - MyAquarium
Pingback: Tetra Pinguim (Thayeria boehlkei) - MyAquarium
Pingback: Tetra Puxa Puxa (Inpaichthys kerri) - MyAquarium
Pingback: Top 5 Dither Fish ou Peixes Pacificadores para o seu aquário! - MyAquarium