O peixe Arco-íris do Lago Tebera (Melanotaenia herbertaxelrodi), como o próprio nome já diz, é endêmico da bacia do Lago Tebera nas terras altas do sul da Papua-Nova Guiné. A região faz fronteira com riachos e pântanos cercados por encostas de montanhas cobertas de florestas tropicais.
O mais divertido nesses peixes é que eles se tornam mais coloridos à medida que envelhecem. Nos aquários, eles são considerados pacíficos, ativos e bastante animados. No entanto, a espécie precisa de bastante espaço para nadar e aquários com muita vegetação e esconderijos.
O peixe Arco-íris do Lago Tebera possui corpo amarelo brilhante com tons esverdeados e faixas laterais azuladas. Suas barbatanas caudal, dorsal e anal podem conter cores avermelhadas ou amarelas. Sobretudo, os machos da espécie costumam ser bem mais encorpados do que as fêmeas.
Na natureza, esses peixes habitam rios de águas cristalinas, de fluxo lento e com muita vegetação. Portanto, o aquarista precisa ficar atento para suprir todas as necessidades que esses animais possuem.
Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre a espécie.
Ficha Técnica
Nome: Arco-íris do Lago Tebera, Yellow Rainbowfish, Lake Tebera Rainbowfish, Axelrodi rainbow;
Nome Científico: Melanotaenia herbertaxelrodi (Allen, 1981);
Família: Melanotaeniidae;
Origem da Espécie: Oceania (Bacia do Lago Tebera nas terras altas do sul da Papua-Nova Guiné);
Comprimento: Até 9 cm;
Expectativa de Vida: Entre 6 e 8 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 7.5 – 7.8;
Dureza da água: Entre 10° – 15° dKH;
Temperatura: Manter entre 20°C – 26°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Arco-íris do Lago Tebera irá aceitar a maioria dos alimentos disponíveis para peixes ornamentais incluindo, por exemplo, rações em flocos e pellets. Além disso, o ideal é que esses alimentos sejam ricos em matéria vegetal.
Você também pode fornecer alimentos vivos e congelados, como bloodworms, artêmias, assim como também larvas de mosquitos e dáfnias.
Contudo, a alimentação regular ajudará o peixe a garantir que exiba suas melhores cores.
Por fim, você também pode fornecer ervilhas, pois eles adoram!
Separei algumas excelentes rações para esses peixes. Caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Tetra Color Flakes 20g Tetra Para Todos Os Tipos de Peixe Todas As Fases, | R$ 37,79 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2025-01-17 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
No geral, o Arco-íris do Lago Tebera é uma espécie bastante pacífica, mas assim como outros peixes do gênero, ele pode se tornar um pouco arisco e, por isso, deve ser mantido em grupos com no mínimo 6 indivíduos.
Mantê-los em grupos ajuda a deixá-los mais tranquilos e também faz com que os machos exibam suas melhores cores.
Compatibilidade
Você consegue manter o Arco-íris do Lago Tebera com inúmeras outras espécies, mas também pode mantê-lo com outros de sua própria família.
Portanto, você pode misturá-los com barbos, danios, caracídeos, coridoras, assim como também com ciclídeos do Lago Rift.
Reprodução / Acasalamento
Tal como acontece com outros peixes do gênero, esta espécie não é difícil de reproduzir. Os alevinos, no entanto, podem ser um pouco difíceis de criar.
O aquário de reprodução deve ter no mínimo 70 centímetros de comprimento e conter água alcalina, levemente dura, assim como também pH que fique em torno de 7.5 e temperatura na faixa de 22° – 23°C. Um filtro pequeno já pode fornecer a oxigenação necessária para esse aquário. Além disso, o ambiente deve conter muitas plantas de folhas finas, como musgo de java, para que os ovos possam cair entre elas.
Você deve condicionar os peixes em grupos em um aquário separado com muitos alimentos vivos e congelados. À medida que eles começam a ficar em condições de reprodução, por exemplo, as fêmeas parecerão mais gordinhas e os machos ficarão se exibindo para elas.
Veja também:
Selecione o casal mais gordinho e colorido para a reprodução e adicione-o ao aquário que você montou. Um pequeno aumento na temperatura muitas vezes pode induzir a desova. O casal vai desovar por várias semanas, colocando lotes de ovos todos os dias.
Os ovos ficam presos às superfícies por um pequeno fio, mas embora os adultos tendam a não comê-los, o ideal é criar os alevinos em um ambiente separado. Verifique as plantas e remova quaisquer ovos que encontrar no aquário.
A eclosão ocorre em cerca de 7 – 12 dias, dependendo da temperatura, e os alevinos devem ser alimentados com infusórios, antes de passarem para náuplios de artêmias, após uma semana.
Evite alimentos que afundam, pois os alevinos costumam passar a maior parte do tempo próximos à superfície.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 150 litros para que você possa criar um grupo de 6 ou 8 indivíduos da espécie.
O ambiente deve ser bem plantado, pois esses animais exibem suas melhores cores nessas condições. Além disso, o fluxo de água deve ser lento.
Procure deixar áreas abertas no aquário para permitir que tenham espaço para nadar, já que os machos adoram se exibir entre eles. A água com boa qualidade é essencial para o bem-estar desses peixes, por isso, são recomendadas trocas parciais de água semanais.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1991. Field guide to the freshwater fishes of New Guinea. Publication, no. 9. 268 p. Christensen Research Institute, Madang, Papua New Guinea. (Ref. 2847)