O Arco-íris Furcata (Pseudomugil furcatus) é conhecido por ser um peixe fácil de criar, que possui lindas cores e pela sua incrível resistência. Embora atinjam apenas cinco centímetros quando chegam na fase adulta, este pequeno animal se encaixa muito bem com outras espécies de cardume que vivem em aquários comunitários e bem plantados.
Desde que seja aclimatado da forma certa, esses animais se adaptarão a uma ampla gama de condições de água, desde água mole e ligeiramente ácida, até água dura e alcalina.
O peixe Arco-íris Furcata é nativo de Peoria Creek e do rio Kwagira, no leste da Papua-Nova Guiné, onde vivem na natureza em apenas uma pequena área geográfica na província de Milne Bay. Eles viajam para rios e afluentes próximos, provavelmente como resultado da drenagem entre diferentes cursos de rio.
Ficha Técnica
Nome: Arco-íris Furcata, Forktail Blue-eye, Forktail Rainbowfish
Nome Científico: Pseudomugil furcatus (Nichols, 1955)
Família: Pseudomugilidae
Origem da Espécie: Oceania (Papua-Nova Guiné)
Comprimento: Até 5 cm
Expectativa de Vida: Entre 1 e 2 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.0
Dureza da Água: 5° – 12° dH
Temperatura: Manter entre 24°C – 26°C
Características
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: Na natureza, esses animais se alimentam de zooplâncton, fitoplâncton e invertebrados. Nos aquários, no entanto, eles irão aceitar a maioria das rações para peixes ornamentais.
Escolha uma boa ração em flocos e pellets, além de alimentos vivos e congelados, por exemplo, dáfnias e artêmias (náuplios).
Temperamento / Comportamento: De um modo geral, o peixe Arco-íris Furcata é bastante ativo e gosta de nadar e ficar entre plantas e decorações no aquário. Além disso, eles são peixes que vivem próximos à superfície da água, ficando em movimento constante quando estão sob à luz do aquário.
Acima de tudo, procure manter dois machos com no mínimo quatro fêmeas para induzir seu comportamento natural.
Compatibilidade: O Arco-íris Furcata pode viver em aquários comunitários sem maiores problemas ao lado de outros peixes com mesmo tamanho, assim como também disposição e requisitos parecidos, como muitos ciprinídeos, gobiídeos, eleotrídeos e melanotaenídeos pequenos.
Reprodução / Acasalamento: O Peixe Arco-íris Furcata se reproduz muito rápido em cativeiro, por conta de seu pouco tempo de vida. Dessa forma, a maioria deles ficam aptos para a procriação por volta dos 8 meses de idade.
Veja também:
A reprodução é um pouco diferente para esta espécie. Por isso, para aumentar as chances de sobrevivência dos alevinos, monte um aquário separado para eles. No entanto, certifique-se de que as condições desse aquário sejam iguais a do aquário principal.
O processo de criação começa quando o macho reivindica uma planta no aquário. Então, perto do nascer do sol, ele dança ao redor da fêmea, fazendo com que ela o siga de volta à planta e comecem a procriar.
À medida que a fêmea bota os ovos, eles vão ficando cada vez menores até acabarem. Sobretudo, dependendo das condições da água, a eclosão pode ocorrer em até 21 dias. A boa notícia é que os alevinos já saem nadando e podem ser alimentados, por exemplo, com infusórios e náuplios de artêmias.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 110 litros para um pequeno grupo desses peixes. Além disso, o ambiente deve ser o mais próximo possível de seu habitat natural, ou seja, com fluxo suave de água e muitas plantas.
Adicione algumas pedras, troncos e plantas flutuantes. As plantas vivas são necessárias para que esses peixes possam desovar.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1991. Field guide to the freshwater fishes of New Guinea. Publication, no. 9. 268 p. Madang, Papua New Guinea. (Ref. 2847)