O Arco-íris Neon (Melanotaenia praecox) é um peixe bastante resistente e adaptável. Ele é inteligente, bonito e acima de tudo, um animal bastante espirituoso. Se for mantido em um ambiente estável, ele será ativo e muito divertido de observar.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o peixe Arco-íris Neon. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Arco-íris Neon
Nome: Arco-íris Neon, Neon Rainbowfish, Dwarf Neon Rainbowfish, Peacock Rainbowfish;
Nome Científico: Melanotaenia praecox (Weber & de Beaufort, 1922);
Família: Melanotaeniidae;
Origem da Espécie: Ásia (Indonésia);
Comprimento: Até 5 cm;
Expectativa de Vida: Entre 3 e 5 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.5 – 8.0;
Dureza da água: Entre 5 – 30;
Temperatura: Manter entre 22 – 28°C;
Características
Distribuição e Habitat
O peixe Arco-íris Neon foi descrito pela primeira vez por Weber e Beaufort em 1922, mas foi introduzido no hobby apenas em 1992.
A espécie é encontrada nos pequenos e exuberantes riachos da selva no oeste da Nova Guiné (anteriormente Irian Jaya), na região de Mamberamo na Papua Ocidental (Indonésia).
Esses peixes habitam águas claras e rápidas, onde se alimentam de matéria vegetal, insetos, pequenos vermes e ovas de outros peixes.
Aparência
O Arco-íris Neon é bem parecido com as diversas outras espécies de peixes Arco-íris, exceto que é bem pequeno, podendo atingir até 5 centímetros de comprimento.
O peixe possui corpo alongado que vai se aprofundando com a idade, e os machos mais velhos geralmente desenvolvem rostos comprimidos (observe o tamanho da cabeça em comparação com o tamanho do corpo quando o peixe estiver de perfil). Além disso, ele também possui olhos grandes e as barbatanas dorsais são idênticas aos outros membros de sua família.
Algumas características únicas do Arco-íris Neon incluem as nadadeiras coloridas que são vermelhas nos machos e amarelas nas fêmeas. A cor do corpo é basicamente cinza rosado, mas as escamas se iluminam em um azul brilhante refletindo a luz que as atinge pela frente. A gama de tons de azul é surpreendente, podendo ir do lavanda ao azul-petróleo dependendo da luminosidade.
A expectativa de vida do Arco-íris Neon é de 3 a 5 anos.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Arco-íris Neon se alimenta de matéria vegetal. No entanto, em um aquário doméstico, ele aceitará prontamente a maioria das rações de boa qualidade, como grânulos, flocos ou pellets. As rações foram desenvolvidas para fornecer toda a nutrição necessária para manter a saúde e bem estar dos peixes.
É interessante fornecer alimentos vivos, como bloodworms, dáfnias e tubifex, uma ou duas vezes por semana, proporcionando assim benefícios adicionais à saúde do peixe.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis para o peixe Arco-íris Neon:
Última atualização em 2024-11-03 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Arco-íris Neon é considerado um peixe muito pacífico e ideal para aquários comunitários. Assim como outros peixes arco-íris, pode ser bastante arisco e se sai muito melhor quando está na companhia de cardumes de pelo menos 6 – 8 peixes.
Os machos também exibem suas melhores cores quando na companhia de fêmeas. Embora você possa sempre manter grupos do mesmo sexo, ainda assim a melhor opção é misturá-los. Certifique-se apenas de que haja mais fêmeas do que machos, pois assim elas não são assediadas o tempo todo e não ficam tão estressadas.
Compatibilidade
O Arco-íris Neon é um peixe bastante adaptável e, por isso, pode viver bem na companhia de outras espécies pacíficas e que tenham o mesmo tamanho. Alguns bons companheiros de aquário para esse peixe incluem, por exemplo, caracídeos, danios, barbos, ciclídeos anões e coridoras.
Abaixo, listarei 2 lindas espécies que podem viver tranquilamente na companhia do Arco-íris Neon:
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Arco-íris Neon é uma tarefa simples.
Os machos são maiores e exibem uma coloração mais brilhante do que as fêmeas. Além disso, eles também exibem corpos mais profundos do que elas à medida que crescem.
As barbatanas do macho também ficam avermelhadas, enquanto as bordas das barbatanas das fêmeas ficam amareladas. Elas também têm coloração mais prateada em relação aos machos.
Acasalamento / Reprodução
Para reproduzir o Arco-íris Neon você deve montar um aquário de reprodução com um filtro e algumas plantas de folhas finas, como o musgo de java. Adicione um casal de peixes adultos saudáveis e condicione-os com alimentos vivos e rações à base de spirulina. Lembre-se, você precisa replicar a fartura de alimentos encontrados na natureza durante a estação das cheias, então usar os melhores alimentos é essencial para instigar a desova.
Após a fêmea produzir os ovos, o macho ficará exibindo suas cores e tentará levá-la ao local de desova. Ambos realizarão essa tarefa por alguns dias, mas com um número cada vez menor de ovos sendo produzidos.
Os pais devem ser removidos do aquário quando a quantidade de ovos cair ou se a fêmea mostrar sinais de fadiga. Os alevinos eclodirão após alguns dias e devem ser alimentados com infusórios ou rações líquidas, para só mais tarde comerem microvermes e artêmias.
Os filhotes são um grande desafio para criar até os dois meses de idade. Eles são pequenos, demoram pra crescer e requerem aquários com água de alta qualidade para viverem saudáveis.
Configuração do aquário
Embora seja um animal pequeno, o Arco-íris Neon é bastante ativo e gosta de nadar em cardumes soltos. O ideal é que o aquário tenha no mínimo 76 litros para um pequeno grupo de 6 – 8 indivíduos.
Além disso, esse peixe é bastante sensível às condições da água, por isso, precisará de uma boa filtragem e um fluxo de água moderado para prosperar. Você também deve realizar trocas parciais de água semanais de cerca de 25 a 50%.
Para que o Arco-íris Neon exiba um comportamento mais próximo daquele visto na natureza, você precisa replicar seu habitat natural. Adicione um substrato arenoso, muitas plantas, troncos e raízes. Ao escolher as plantas, certifique-se de optar por espécies que possam tolerar águas alcalinas.
Lembre-se de adicionar uma tampa ao aquário para evitar possíveis fugas. Além disso, você pode também adicionar plantas flutuantes para criar áreas sombreadas e deixar os peixes mais confortáveis e seguros.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., 1991. Field guide to the freshwater fishes of New Guinea. Publication, no. 9. 268 p. Christensen Research Institute, Madang, Papua New Guinea. (Ref. 2847);
Dick Mills, Aquarium Fish (101 Essential Tips), DK (Dorian Kinglsey) Adult, 2004;
Dick Mills, Aquarium Fishes (Eyewitness Handbooks S.), Dorling Kindersley Publishers Ltd, 1993;
Gunther Schmida, Rainbowfish: A Complete Pet Owner’s Manual, Barron’s Educational Series, 2000;