O Arco-íris Trifasciata (Melanotaenia trifasciata) é um dos peixes com cores mais vibrantes de sua família. É possível encontrar mais de 30 variedades da espécie no hobby de aquarismo, cada uma delas com um padrão único de cores.
Abaixo, confira um guia de cuidados completo sobre o Arco-íris Trifasciata. Aprenda como alimentar esse peixe, suas características físicas e comportamentais, além de processos como a reprodução e configuração de aquário.
Ficha Técnica do Arco-íris Trifasciata
Nome: Arco-íris Trifasciata, Red Gold Rainbowfish, Banded Rainbowfish, Jewel Rainbowfish, Three Stripe Rainbow, Regal Rainbow;
Nome Científico: Melanotaenia trifasciata (Rendahl, 1922);
Família: Melanotaeniidae;
Origem da Espécie: Oceania (Austrália);
Comprimento: Até 13 cm;
Expectativa de Vida: Até 4 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 7.0 – 8.0;
Dureza da água: Entre 9 – 19;
Temperatura: Manter entre 25 – 30°C;
Características
Distribuição e Habitat
O peixe Arco-íris Trifasciata foi descrito pela primeira vez por Rendahl em 1922. Ele é um peixe nativo do norte do continente australiano, e habita áreas extremamente limitadas em Melville Island, Mary River, Arnhem Land e Groote Eylandt.
Devido às mudanças em seu habitat natural, o Trifasciata pode viver em muitas condições diferentes. Ele normalmente habita riachos e poços com muita vegetação, presumivelmente se reunindo em cardumes como outros peixes arco-íris.
A espécie vive em águas com pouco fluxo de água, incluindo pântanos, riachos, lagoas e até poças estagnadas durante a estação da seca.
O substrato do seu habitat natural é geralmente composto por rochas e pequenas pedras cobertas por folhas mortas.
Aparência
O Arco-íris Trifasciata pode alcançar até 13 centímetros de comprimento. Ele têm uma silhueta parecida com os outros peixes de sua família, corpo profundo, com costas arqueadas e cabeça estreita.
Além disso, o Trifasciata apresenta olhos grandes e duas barbatanas dorsais. Ele pode vir em uma variedade de cores; vermelho, verde, azul, roxo e amarelo. As barbatanas dorsal, anal e caudal são normalmente amarelas ou vermelhas. O peixe também têm uma faixa lateral preta ou azul escura no meio.
As cores do Arco-íris Trifasciata são realmente impressionantes. Cada sistema fluvial têm seu próprio padrão de cores totalmente diferente, e estima-se que haja mais de 30 variações.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Arco-íris Trifasciata se alimenta de insetos aquáticos, material vegetal e algas, assim como também de pequenas quantidades de insetos terrestres que caem na água. Ele requer uma dieta rica em alimentos vivos para se manter com boa saúde.
Em um aquário, procure fornecer para o Arco-íris Trifasciata uma ração em flocos ou pellets de alta qualidade. Além disso, forneça alimentos vivos como, por exemplo, bloodworms, tubifex e artêmias. Caso você não possua esse tipo de alimento disponível, os substitutos congelados (descongelados) são boas opções.
Você deve alimentar o Trifasciata de 2 a 3 vezes por dia e apenas com o que ele consiga consumir em menos de 5 minutos.
Temperamento / Comportamento
O Arco-íris Trifasciata é um peixe de cardume e o aquário deve ter uma boa proporção de machos e fêmeas para que possa viver feliz e saudável. Embora os grupos formados por um único sexo seja sempre uma boa opção, você perderá as exibições extravagantes de cores quando não tiver uma mistura de gêneros.
Abaixo, montei uma lista com a melhor proporção possível para ter um ambiente harmonioso composto por machos e fêmeas do Arco-íris Trifasciata:
- 5 Arco-íris Trifasciata: Não misture sexos;
- 6 peixes: 3 machos + 3 fêmeas;
- 7 peixes: 3 machos + 4 fêmeas;
- 8 peixes: 3 machos + 5 fêmeas;
- 9 peixes: 4 machos + 5 fêmeas;
- 10 peixes: 5 machos + 5 fêmeas;
Compatibilidade
Se você pretende colocar o Arco-íris Trifasciata em um aquário comunitário, adicione muitos esconderijos, pois sem o conforto de poder encontrar abrigo é bem provável que ele perca suas cores. Na natureza, você encontra cardumes sob troncos flutuantes e plantas quando não estão nadando em grandes grupos.
No Geral, o Arco-íris Trifasciata se dá bem com outros peixes grandes, mas se sai excepcionalmente bem com outros de sua própria família.
Companheiros de aquário muito tímidos ou submissos tendem a torná-lo agressivo, embora ele também não deva ser adicionado com outros peixes agressivos.
Você pode até notar algumas perseguições entre os peixes da mesma família, mas não se preocupe, a menos que tenha algum peixe ferido ou se escondendo o tempo todo de um possível agressor.
Alguns bons companheiros de aquário incluem peixes de tamanho semelhante como caracídeos, danios, bem como barbos e coridoras.
Dimorfismo Sexual
Os machos adultos são maiores e exibem uma coloração mais brilhante do que as fêmeas. Além disso, eles possuem costas mais arqueadas e geralmente são mais territoriais.
Acasalamento / Reprodução
Para reproduzir o Arco-íris Trifascista você deve ter um aquário de reprodução com um filtro e algumas plantas de folhas finas, como o musgo de java.
Adicione um casal de peixes saudáveis da espécie e condicione-os com alimentos vivos e rações enriquecidas com spirulina. Lembre-se, você precisa replicar a fartura de alimentos que esses peixes encontram na natureza, então quanto mais alimentos de alta qualidade você puder fornecer, melhor para instigar o processo de desova.
Depois que a fêmea produzir seus ovos, o macho ficará se exibindo com suas incríveis cores e depois a levará para o seu local de desova, onde irão desovar e descansar.
As plantas de folhas finas devem ser removidas e substituídas após a desova, pois os ovos podem ser comidos.
Os peixes repetirão isso diariamente por alguns dias, com um número cada vez menor de ovos produzidos. Por fim, você deve remover os pais quando o número de ovos cair drasticamente ou se a fêmea mostrar sinais de fadiga.
A eclosão dos ovos ocorre após cerca de 1 semana e os filhotes podem ser alimentados com infusórios ou rações líquidas. No geral, os filhotes são um desafio para criar até os dois meses de idade, pois crescem devagar e requerem água de alta qualidade durante o processo.
Configuração do aquário
O aquário para o Arco-íris Trifasciata precisa ter no mínimo 114 litros, mas o recomendado mesmo é algo em torno de 200 litros ou mais para abrigar um grupo.
Além disso, o aquário deve conter uma tampa bem ajustada, já que Trifasciata é famoso por ser um excelente saltador.
Em relação a decoração, você pode adicionar um substrato arenoso, muitas plantas e troncos para replicar o habitat natural da espécie.
Deixe áreas abertas no aquário para que o Arco-íris Trifasciata possa nadar livremente. Além disso, os peixes desenvolvem melhor suas cores quando há uma boa filtragem e um bom fluxo de água.
Referências Bibliográficas
Allen, G.R., P.J. Unmack and R.K. Hadiaty, 2016. Pseudomugil luminatus, a new species of Blue-eye (Teleostei: Pseudomugilidae) from southern New Guinea, with notes on P. gertrudae. Fishes of Sahul, Journal of the Australia New Guinea Fishes Association. 30(1):950-961. (Ref. 123693);
Dick Mills, Aquarium Fish (101 Essential Tips), DK (Dorian Kinglsey) Adult, 2004;
Gerald Allen, Norbert Cross , Rainbowfishes of Australia and Papua New Guinea, T.F.H. Publications, Inc., 1982;
David Goodwin, The Practical Aquarium Fish Handbook, Sterling Publishing Company, 2003.