O Aulonocara Blue (Aulonocara nyassae) é uma espécie de peixe de água doce de tamanho médio e extremamente colorido, e é uma adição comum a muitos aquários de ciclídeos africanos. Tanto os machos quanto as fêmeas exibem cores brilhantes e tons iridescentes que são interessantes para qualquer um que queira peixes chamativos dentro do aquário.
Essa espécie é também conhecida como Blue Peacock (ou Pavão Azul – em tradução livre), e é considerada semi-agressiva e bastante ativa em aquários. Na natureza, por exemplo, eles preferem habitar as margens do Lago Malawi.
O Aulonocara Blue é um dos peixes mais coloridos do mundo, e foi introduzido com enorme sucesso no comércio de peixes ornamentais. Além disso, por meio da criação em cativeiro, essa espécie é capaz de sobreviver em muitas partes do mundo e é um animal quase que obrigatório na maioria dos pet shops.
Então, continue lendo esse artigo para conhecer um pouco mais sobre essa interessante espécie de ciclídeo africano.
Ficha Técnica
Nome: Aulonocara Blue, African Peacock Cichlid, Emperor Cichlid, Blue Peacock;
Nome Científico: Aulonocara nyassae (Regan, 1922);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Malawi);
Comprimento: Até 8 cm;
Expectativa de Vida: Entre 5 – 8 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado / Difícil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.5 – 8.0;
Dureza da Água: 8° – 18° dH;
Temperatura: Manter entre 23°C – 25°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Aulonocara Blue se alimenta de uma grande variedade de alimentos. No entanto, muitos aquaristas recomendam a utilização de pellets para ciclídeos como alimento ideal para eles.
Além disso, você pode suplementar a dieta desses animais fornecendo um pouco de artêmia congelada, bloodworms e insetos.
Abaixo, listarei algumas excelentes rações para esses peixes. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Aulonocara Blue é considerado um peixe bastante territorial, mas você consegue mantê-los na proporção de 1 macho para 4 fêmeas da espécie.
Eles irão nadar em grupos e passarão boa parte do tempo explorando todos os cantos do aquário. Contudo, lembre-se que eles são animais bem ativos e necessitam de grandes espaços para prosperarem. Mais pra frente iremos tratar do ambiente ideal para a espécie.
Compatibilidade
A primeira coisa que você precisa saber para criar o Aulonocara Blue com outros peixes é que todos eles devem aceitar os mesmos parâmetros de água. Por isso, o ideal é sempre misturá-los com outros peixes do Lago Malawi. No entanto, nem todos os peixes do Lago Malawi são bons companheiros para o Aulonocara Blue. Evite os peixes do gênero Petrotilapia, Labeotropheus, Pseudotropheus, assim como também mbunas.
Mas, caso queira criá-los com outras espécies de locais diferentes, você pode adicioná-los com Botia Palhaço, Labeo Bicolor e Labeo Frenatus.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento
O Aulonocara Blue tende a ser um peixe bastante solitário, mas reproduzi-los é algo relativamente fácil.
Os machos costumam ser bem mais coloridos do que as fêmeas. Elas possuem cores prateadas e marrons, mas caso ainda tenha dúvidas sobre o sexo, dê uma olhada nas barbatanas desses peixes. Os machos apresentam barbatanas dorsal e anal “pontiagudas” e ligeiramente mais longas. As fêmeas, no entanto, possuem barbatanas mais arredondadas. Além disso, o macho pode ter manchas ovais brilhantes em sua nadadeira anal, enquanto uma pequena porcentagem das fêmeas possui essas características.
A desova geralmente ocorre em águas mais quentes, com temperaturas que fiquem na faixa dos 27°C.
Depois que eles estabelecem seus territórios (normalmente uma pequena caverna), o processo de cortejo deve se iniciar; isso é muito divertido de assistir.
Para atrair as fêmeas para a sua caverna, o macho irá ficar na entrada dela. Então, ele irá fazer movimentos rápidos e repentinos para chamar a atenção de alguma fêmea que esteja passando por perto.
Assim que a fêmea se junta ao macho, ela entra na caverna e coloca os ovos no seu ninho. Então, o macho irá fertilizá-los e a fêmea recolherá os ovos em sua boca. Ela ficará dentro da caverna até que os filhotes estejam prontos para eclodir.
O período de incubação pode levar até 28 dias (ela irá gerar cerca de 12 – 50 alevinos). Depois que os filhotes eclodem, as fêmeas irão deixá-los à sua própria sorte.
Veja também:
Configuração do aquário
O aquário para um único exemplar dessa espécie deve ter no mínimo 170 litros. Além disso, o ambiente deve ser decorado com um substrato arenoso e muitas rochas. Como o Aulonocara Blue adora peneirar o substrato, não use cascalho porque pode cortar suas guelras. Procure criar muitas cavernas e esconderijos para esses peixes.
Embora não sejam conhecidos por serem peixes muito agressivos, ainda assim são territórios. Dividir o aquário adicionando cavernas ajuda a reduzir esse comportamento.
Lembre-se também de que eles são nadadores muito ativos, então o aquário deve ser mais largo do que alto, pois dá a eles mais espaço aberto para nadarem.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C., 1991. Aulonocara. p. 11-17. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 4975)
2 Comentários
Oi! Só queria dizer que amo esse site e queria que ele fosse mais reconhecido… gosto muito de passar o tempo vendo sobre essas espécies incríveis e dicas sobre como cuidar melhor de um aquário! Meus favoritos são o post sobre o Lamprologus Zebra (“Neolamprologus Similis”) esse, e também gosto dos que falam sobre peixes tropicais e dos ciclídeos! Obrigada!
Olá, muito obrigado pelos elogios! Fico feliz que esteja gostando do blog!