O Auratus (Melanochromis auratus) é um lindo ciclídeo endêmico do Lago Malawi, na África. Assim como a maioria dos outros Mbunas, esse peixe habita áreas rochosas com substratos arenosos. Na natureza, é uma espécie poligâmica que forma grandes famílias, com um macho dominante e várias fêmeas.
Em relação as suas cores, os machos e as fêmeas são bem distintos. Enquanto as fêmeas e os peixes mais jovens possuem cores amareladas com listras pretas, os machos são pretos com listras azuis ou amarelas.
De um modo geral, o Auratus é considerado um peixe difícil de cuidar e não é recomendado para aquaristas iniciantes. Os machos, principalmente, são territoriais e extremamente agressivos. Na grande maioria das vezes, aquaristas inexperientes compram esse peixe e só depois descobrem que ele está matando todos os outros do aquário.
Ficha Técnica
Nome: Auratus, Auratus Cichlid, Golden Mbuna, Golden Cichlid, Malawi Golden Cichlid;
Nome Científico: Melanochromis auratus (Boulenger, 1897);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Malawi);
Comprimento: Até 11 cm;
Expectativa de Vida: Até 5 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 7.0 – 8.5;
Dureza da Água: 10° – 15° dH;
Temperatura: Manter entre 22°C – 26°C;
Características
Alimentação
O Auratus é um peixe onívoro, mas na natureza sua dieta é composta de matéria vegetal. Por isso. eles são famosos por comer qualquer tipo de planta dentro do aquário.
Essa espécie precisa ser alimentada com rações de alta qualidade, alimentos frescos e congelados várias vezes ao dia. Portanto, você deve fornecer rações enriquecidas com spirulina para compor a base da dieta desse peixe.
Variar na alimentação do Auratus é a chave para mantê-lo saudável e com cores mais realçadas. Então, procure alimentá-lo várias vezes ao dia, ao invés de fornecer uma única refeição. Isso também ajuda a manter a água com boa qualidade para a espécie.
Abaixo, selecionei algumas excelentes rações para esses peixes. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Auratus não é considerado um peixe comunitário, mas ainda assim se dá bem em aquários com outros de sua própria espécie.
Você deve manter um grupo de um macho com várias fêmeas, pois a presença de um outro macho no aquário causará a morte de um deles. Além disso, em aquários com menos de 450 litros, uma fêmea dominante pode até mesmo procurar e matar machos subordinados.
Compatibilidade
Os únicos companheiros ideais para o Auratus são Mbunas agressivos, mas evite colocá-lo com peixes que possam ter cores parecidas, pois serão atacados.
Eles são compatíveis, por exemplo, com Metriaclima callainos, Labidochromis caeruleus, Melanochromis johannii e Metriaclima estherae.
Reprodução / Acasalamento
O Auratus é um peixe poligâmico por natureza, ou seja, com um macho atendendo várias fêmeas e formando grandes famílias dentro do aquário. Assim como outros mbunas, as fêmeas irão desovar no território do macho. Durante o processo de desova, por exemplo, os machos ficarão com cores extremamente realçadas.
As fêmeas colocam cerca de 40 ovos e os levam à boca antes de serem fertilizados. Então, ela estimula o macho a liberar os espermatozóides, colocando-os em sua boca. Por fim, em cerca de mais ou menos 21 dias, os ovos estarão completamente desenvolvidos.
Veja também:
Os alevinos liberados podem se alimentar de rações trituradas e náuplios de artêmias. Além disso, a fêmea irá proteger os filhotes colocando-os na boca se houver qualquer ameaça por perto. Mas, caso o aquário tenha muitos esconderijos, os filhotes conseguirão sobreviver sem maiores problemas, até que fiquem grandes o suficiente para comer junto dos pais.
Configuração do aquário
Um aquário com no mínimo 190 litros é o ideal para um único exemplar dessa espécie. No entanto, se quiser manter o Auratus em aquários comunitários ou em haréns, procure adicioná-lo em no mínimo 480 litros.
Crie muitas passsagens e cavernas com rochas, mas evite as plantas, pois eles irão beliscá-las. Alguns espaços abertos também são bastante apreciados por esses peixes. Assim como outros mbunas, eles adoram cavar, então certifique-se de que as rochas estejam bem fixas no fundo. Em aquários com outros peixes, organize as rochas de tal forma que possa criar territórios distintos e bloqueios visuais para evitar possíveis agressões.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C., 1991. Melanochromis. p. 258-265. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5663)