O Bagre de vidro (Kryptopterus vitreolus) é um peixe bem diferente e, portanto, vai chamar muito atenção de quem olha para um aquário que o possua. A primeira coisa a se notar sobre o bagre de vidro é que ele é praticamente transparente, ou seja, é possível ver sua medula espinhal e seus órgãos internos.
Este peixe transparente também é conhecido por ser um comedor voraz, mas possui dificuldade em aceitar rações em flocos. Então, para mantê-los saudáveis, comece dando alguns alimentos vivos, como artêmias e dáfnias.
É um animal muito delicado, pois é sensível a flutuação de parâmetros da água e, portanto, devem ser colocados em um aquário que está esteja bem estabilizado e com níveis baixíssimos de nitratos.
A princípio, o bagre de vidro possui comportamento pacífico, mas deve ser mantido em grupos com no mínimo 6 exemplares da espécie;
Além disso , o aquário precisa bem plantado, pois gostam de regiões sombreadas. Sobretudo, evite mantê-los com peixes muito agressivos ou em grupos pequenos, pois poderão ficar ainda mais transparentes e morrer de estresse.
Ficha Técnica
Nome: Bagre de vidro, Peixe Gato de Vidro
Nome Científico: Kryptopterus vitreolus (Ng & Kottelat, 2013)
Família: Siluridae
Origem da Espécie: Ásia: Bornéu Ocidental
Comprimento: Até 6.8 cm
Expectativa de Vida: 7 – 8 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.0
Dureza da Água: Entre 5° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 24°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado.
Alimentação: Na natureza, o bagre de vidro se alimenta de pequenos invertebrados e zooplâncton. Nos aquários, no entanto, pode ser um pouco difícil fazê-los comer flocos e alimentos secos. É possível encontrar rações específicas para a espécie, mas lembre-se de adicionar outros tipos de alimentos como artêmias e dáfnias.
Temperamento / Comportamento: O bagre de vidro é um peixe bastante pacífico, tímido e gregário. Na natureza, adora se esconder em áreas escuras dos rios. Com comportamento diurno, será muito comum vê-los nadando por todo o aquário durante o dia. Entretanto, devido à sua natureza gregária, deve ser mantido em grupos com no mínimo 6 exemplares.
Compatibilidade: O Bagre de vidro pode conviver com outras espécies de tamanho semelhante e pacíficas, por exemplo Trigonostigma heteromorpha, T. espei, Brevibora dorsiocellata, Acanthocobitis zonalternans, Acanthopsoides e cobrinhas kuhli.
Reprodução / Acasalamento: Infelizmente, a reprodução dessa espécie é muito difícil em aquários domésticos, por isso, ainda não há registros.
Tamanho do aquário: O aquário necessita ter no mínimo 110 litros para um pequeno grupo de 6 indivíduos, mas deve ter muitas decorações e algum tipo de vegetação na superfície, uma vez que preferem locais mais escuros.
Referências Bibliográficas
FishLore. Aquarium Fish Information Disponível em: https://www.fishlore.com/freshwaterfish.htm. Acesso em 02 de abr. De 2019.
Roberts, T.R., 1989. The freshwater fishes of Western Borneo (Kalimantan Barat, Indonesia). Mem. Calif. Acad. Sci. 14:210 p. (Ref. 2091)