Se você sempre gostou da aparência dos baiacus, então o Baiacu Figura Oito (Tetraodon biocellatus) é o peixe perfeito para você manter em um aquário de água doce. Com seu rosto expressivo, curiosidade e inteligência invejável, esse pequeno peixe é ideal para aquaristas que já possuem um certo nível de experiência no hobby.
Na natureza, o Baiacu Figura Oito habita riachos e estuários de água salobra do Sudeste Asiático, incluindo Bornéu, a península Malaia, Sumatra e Tailândia. Embora esse peixe possa ser encontrado em ambientes com água salobra, ainda assim é mais comum em habitats de água doce. Além disso, a espécie não se reproduz em cativeiro, o que significa que é capturada na natureza e, por mais incrível que pareça, ainda não se encontra na lista de ameaçadas de extinção.
O Baiacu Figura Oito é considerado um peixe pequeno e com uma aparência rechonchuda. A espécie possui cor marrom na parte superior do corpo com branco na parte inferior, assim como também algumas manchas e linhas amarelas espalhadas por ele. O nome desse peixe é derivado das marcações na parte de trás dele, muitas das vezes se assemelham à forma de um número oito.
Mesmo quando não está assustado, ainda assim o Baiacu Figura Oito possui aparência bem arredondada, mas isso também pode significar um animal bem alimentado. Além disso, essa espécie possui dois pares de dentes, cada um dos quais é fundido, dando-lhe uma aparência de bico. Esse arranjo incomum de dentes lhe dá o poder de esmagar materiais duros como, por exemplo, conchas de crustáceos.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades básicas da espécie.
Ficha Técnica
Nome: Baiacu Figura Oito, Eyespot Pufferfish, Figure Eight Puffer;
Nome Científico: Tetraodon biocellatus (Steindachner, 1870);
Família: Tetraodontidae;
Origem da Espécie: Ásia (Indochina, Malásia e Indonésia);
Comprimento: Até 8 cm;
Expectativa de Vida: Até 5 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.5 – 7.5;
Dureza da água: Entre 5 – 15;
Temperatura: Manter entre 22 – 26°C;
Características
Alimentação
Alimentar o Baiacu Figura Oito é talvez um dos maiores problemas em manter este peixe em um aquário. Na natureza, por exemplo, ele se alimenta de crustáceos e moluscos. Rações em flocos ou alimentos secos não costumam ser aceitos por esse animal.
Portanto, ao invés desse tipo de alimento, você deve fornecer alimentos ricos em proteínas e que contenham cascas duras como, por exemplo, mariscos, lagostins, grilos, dáfnias, ostras, vieiras, caramujos, camarões e etc.
Como ele possui dois dentes que não param de crescer ao longo de suas vidas, você deve incluir alimentos com cascas duras para manter esses dentes saudáveis e com um bom tamanho. Embora os alimentos vivos sejam ideais para esse peixe, alguns donos adicionam também alimentos congelados. Certifique-se apenas de fornecer alimentos congelados de alta qualidade.
Temperamento / Comportamento
Embora possa viver em aquários com outras espécies, o Baiacu Figura Oito deve ser mantido sozinho. Alguns estudos mostraram que os espécimes mantidos sozinhos geralmente vivem muito mais tempo do que aqueles que estão na companhia de outros peixes.
Caso você queira manter mais de um no seu aquário, tente comprar pelo menos quatro peixes, para que a agressão possa ser dividida entre todos eles.
Os baiacus podem inflar seus estômagos com água ou ar. Isso é uma resposta a algum tipo de ameaça, embora nos aquários os peixes possam inflar sem motivo aparente. Além disso, quando se inflam, podem atingir até 3 vezes seu tamanho original, ou seja, ficam grandes o suficiente para afugentar peixes que possam estar tentando comê-los.
Compatibilidade
O Baiacu Figura Oito pode viver em aquários comunitários, mas deve-se tomar muito cuidado ao escolher seus companheiros, pois tende a beliscar as barbatanas de peixes mais lentos ou que possuam barbatanas muito compridas.
Em água doce, se dá bem com espécies que nadam rápido, como caracídeos, rasboras e barbos.
Dimorfismo Sexual
É muito difícil sexar esses peixes e, por isso, identificar uma fêmea da espécie só será possível quando ela estiver colocando seus ovos, o que é bem difícil em aquários. Há apenas alguns poucos relatos sobre a desova desses peixes em cativeiro.
Acasalamento / Reprodução
Pouco se sabe sobre o processo de reprodução desse peixe em cativeiro. Nas raras ocasiões em que eles desovaram em um aquário, foi visto que puseram os ovos em áreas planas, como o substrato.
Sabe-se que os machos vigiam seus ovos por mais ou menos uma semana, até que os filhotes fiquem grandes para nadarem por conta própria.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 70 litros para um único exemplar dessa espécie.
Você pode montar um ambiente com muitas plantas, raízes e troncos para criar coberturas vegetais, embora plantas de folhas mais finas possam ser mastigadas pelo peixe.
Deixe alguns espaços abertos para que o Baiacu possa nadar, pois ele é bastante ativo. Além disso, use um substrato arenoso e coloque plantas flutuantes para diminuir um pouco a quantidade de luz que entra no aquário.
Lembre-se que o Baiacu Figura Oito é um animal muito sensível em relação aos parâmetros de água e, portanto, você deverá realizar trocas parciais de água com bastante frequência para manter seus níveis adequados.
Referências Bibliográficas
Rainboth, W.J., 1996. Fishes of the Cambodian Mekong. FAO species identification field guide for fishery purposes. FAO, Rome, 265 p. (Ref. 12693)