O Barbo Cereja (Puntius titteya) é um ótimo peixe para iniciantes, mesmo porque eles podem tolerar uma ampla gama de parâmetros de água e, além disso, podem viver em aquários comunitários, pois são muito pacíficos.
Esses peixes atingem cerca de 5 cm de comprimento e não devem atrapalhar os outros companheiros de aquário, mas também gostam de viver em grupos, então procure manter no mínimo 6 indivíduos dessa espécie.
O interessante aqui é notar que esses peixes estão quase extintos na natureza, entretanto, se saem muito bem dentro do hobby de aquarismo. Por fim, podem ser um pouco exigentes quanto a alimentação, principalmente quando estão sendo aclimatados, mas depois de um tempo se acostumam e começam a se alimentar junto dos outros peixes.
Ficha Técnica
Nome: Barbo Cereja
Nome Científico: Puntius titteya (Deraniyagala, 1929)
Família: Cyprinidae
Origem da Espécie: Ásia: Kelani às bacias de Nilwala. Sri Lanka.
Comprimento: Até 5.0 cm
Expectativa de Vida: 5 – 7 anos
Parâmetros da Água
pH: Sobretudo, mantenha o pH da água entre 6.0 – 8.0
Dureza da Água: Entre 5° – 19° dH
Temperatura: Devem ser mantidos entre 23°C – 27°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil. Sobretudo, são recomendado para iniciantes no aquarismo.
Alimentação: Onívoros. Acima de tudo, aceitarão rações em flocos, alimentos congelados e vivos, como artêmias, bloodworms e dáfnias.
Temperamento / Comportamento: Pacíficos. Mantenha a espécie em grupos com no mínimo 6 peixes, pois como são tímidos, se sentirão mais à vontade na companhia de outros peixes no aquário.
Compatibilidade: Devido a sua natureza pacífica, vivem com diversas outras espécies, mas evite colocá-los com espécies muito maiores e que possam comê-los.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento: Moderado. Eles precisarão de um aquário com plantas, porque costumam fixar seus ovos nelas com um material semelhante a um fio. Você terá que remover os adultos porque provavelmente irão comer os ovos.
Tamanho do aquário: Para adicionar um pequeno grupo de 6 peixes da espécie, procure adicioná-los em um aquário com no mínimo 75 litros, além disso, com muitas plantas, pois a espécie adora aquários plantados.
Referências Bibliográficas
Pethiyagoda, R., 1991. Freshwater fishes of Sri Lanka. The Wildlife Heritage Trust of Sri Lanka, Colombo. 362 p. (Ref. 6028)
3 Comentários
Olá, a foto que está acima, logo no início do post é de uma “titeia”, são dois peixes diferentes.
Pingback: Peixe Lápis Anão (Nannostomus marginatus) - MyAquarium
Pingback: Top 7 peixes compatíveis com o Barbo Sumatra - MyAquarium