O Barbo Dourado (Pethia gelius) é um pequeno peixe que habita águas tropicais do Paquistão, Índia e Bangladesh. Eles costumam viver em habitats com fluxo de água lento, turvo, com substratos de lama ou lodo, bem como zonas marginais de rios e afluentes. Em alguns lugares, esses peixes podem ser encontrados em riachos rasos e lentos que passam por terras cultivadas, como campos de arroz.
A espécie é considerada perfeita para aquários pequenos e plantados, podendo até conviver com camarões. No entanto, eles possuem a reputação de serem um pouco delicados, mas com os procedimentos certos de aclimatação e boas condições de água / manutenção, o aquarista não terá problemas para criá-los.
O Barbo Dourado macho costuma ser mais fino e menor do que a fêmea. Eles também possuem uma faixa lateral de cor cobre mais vibrante. Ambos os gêneros têm costas verde-oliva e acastanhadas com barrigas prateadas. Além disso, eles possuem uma faixa longitudinal ouro avermelhada que se alarga em uma marca de cobre brilhante. As cores e marcações do Barbo Dourado variam de acordo com o local onde são coletados.
Continue lendo esse artigo para conhecer um pouco mais sobre essa espécie!
Ficha Técnica
Nome: Barbo Dourado, Golden Dwarf Barb, Golden Barb
Nome Científico: Pethia gelius (Hamilton, 1822); anteriormente conhecido como Barbus gelius;
Família: Cyprinidae
Origem da Espécie: Ásia (Paquistão, Índia e Bangladesh);
Comprimento: Até 5,1 cm;
Expectativa de Vida: Entre 2 – 3 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 7.0
Dureza da Água: 5° – 10° dH
Temperatura: Manter entre 18°C – 22°C
Características
Alimentação
O Barbo Dourado é um micropredador por natureza, ou seja, esse animal passa a maior parte do tempo se alimentando de pequenos insetos, vermes, crustáceos e zooplâncton.
Nos aquários, eles irão aceitar rações específicas para peixes pequenos, mas você não deve alimentá-los apenas com elas. Procure adicionar pequenos alimentos vivos e congelados, como dáfnias e artêmias.
Selecionei algumas excelentes rações para essa espécie. Então, caso queira adquiri-las, basta clicar nos links abaixo:
Última atualização em 2024-10-28 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Barbo Dourado é considerado um peixe bastante tranquilo e amigável. Mas procure mantê-los em grupos para evitar que fiquem agressivos, além de ajudar a manter os machos com as cores mais realçadas. Além disso, eles vivem melhores em grupos com no mínimo 8 exemplares.
Compatibilidade
Por mais que sejam peixes tranquilos, você deve escolher os companheiros de aquário com cuidado, já que eles são pequenos e tímidos.
Evite ao máximo peixes grandes e muito enérgicos. Algumas espécies compatíveis com o Barbo Dourado incluem, por exemplo, Rasboras, Danios, Tetras, Gouramis e camarões de água doce.
Em relação aos camarões, tome um pouco de cuidado, pois esses peixes podem se alimentar de seus filhotes.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento
As fêmeas do Barbo Dourado costumam ser mais arredondadas, um pouco maiores e, acima de tudo, menos coloridas do que os machos.
Assim como a maioria dos pequenos ciprinídeos, esses peixes gostam de espalhar seus ovos e não exibem nenhum cuidado parental.
Quando são mantidos em aquários com boas condições, eles irão desovar com frequência e é possível que você consiga filhotes sem qualquer tipo de intervenção. No entanto, caso queira maximizar o rendimento, mude a abordagem.
Monte um aquário separado com uma iluminação fraca e com muitas plantas de folhas finas para que os ovos possam cair entre elas. Uma das plantas mais utilizadas nesse processo é o famoso musgo de java.
A água em si deve ter as mesmas condições do aquário principal, mas com a temperatura próxima ao limite superior que esses peixes aceitam.
Quando os peixes adultos estiverem bem condicionados e as fêmeas aparecerem grávidas, um ou dois pares devem ser introduzidos nesse aquário. Então, a desova deve ocorrer na manhã seguinte.
Veja também:
Os ovos devem eclodir entre 24 – 36 horas e os filhotes estarão nadando após 3 – 4 dias. Além disso, alimente-os com infusórios durante os primeiros dias, até que fiquem grandes o suficiente para aceitarem náuplios de artêmias e ração triturada.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 30 litros para um grupo de dois a cinco peixes da espécie.
O Barbo Dourado prefere aquários densamente plantados, ou seja, você deve adicionar plantas em todas as regiões, inclusive na superfície.
A filtragem não precisa ser muito forte, pois eles vêm de águas lentas.
Por fim, monte o aquário com um fundo de cascalho escuro, adicione troncos e raízes para criar o ambiente perfeito para essa espécie.
Referências Bibliográficas
Pethiyagoda, R., M. Meegaskumbura and K. Maduwage, 2012. A synopsis of the South Asian fishes referred to Puntius (Pisces: Cyprinidae). Ichthyol. Explor. Freshwat. 23(1):69-95. (Ref. 91036)