O Barbo Pele de Cobra (Desmopuntius rhomboocellatus) é um peixe pequeno, ativo e pacífico, indicado para aquários plantados ou comunitários. Se você já possui alguma experiência no hobby e está em busca de uma espécie para formar lindos cardumes, esse carinha pode ser a escolha perfeita!
Endêmico do sul de Kalimantan, a porção indonésia de Bornéu, o Barbo Pele de Cobra habita pântanos e riachos de águas escuras, bem como paradas, muitas vezes em áreas com gramíneas ou plantas aquáticas submersas e vegetação ribeirinha densa. A água nesses locais é tipicamente manchada de marrom com ácidos húmicos e outros produtos químicos liberados pela matéria orgânica em decomposição. Os substratos geralmente estão cheios de folhas caídas, galhos e raízes de árvores submersas.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades do Barbo Pele de Cobra.
Ficha Técnica
Nome: Barbo Pele de Cobra, Snakeskin Barb, Snakeskin Rhombo Barb, Rhombo Barb;
Nome Científico: Desmopuntius rhomboocellatus, Barbus Desmopuntius (Koumans, 1940);
Família: Cyprinidae;
Origem da Espécie: Ásia (Bornéu, Indonésia);
Comprimento: Até 5,5 cm;
Expectativa de Vida: Entre 5 e 8 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 4.0 – 7.0;
Dureza da água: Entre 3 – 12;
Temperatura: Manter entre 20 – 28°C;
Características
Aparência
O Barbo Pele de Cobra possui corpo alongado e comprimido. A espécie têm marcas semelhantes a de cobras em ambos os lados de seus corpos, e sua cor primária é um vermelho alaranjando com um brilho esverdeado.
Além disso, sua barbatana dorsal é semelhante a uma vela com uma borda preta e amarela, e suas barbatanas anal, peitoral e caudal são transparentes. Por fim, esses barbos ainda possuem marcações distintas em seus ocelos que servem como um aviso aos predadores. A coloração dos peixes jovens é mais pálida e possui um tom de pêssego.
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Barbo Pele de Cobra se alimenta de matéria vegetal. Em um aquário, ele irá aceitar prontamente a maioria dos alimentos disponíveis para peixes ornamentais incluindo, por exemplo, rações em flocos, pellets e grânulos.
Fornecer uma boa suplementação, como alimentos vivos, congelados e liofilizados, uma ou duas vezes por semana, proporciona benefícios adicionais à saúde e bem-estar dos peixes, mas não é obrigatório. Alguns bons alimentos do tipo incluem, por exemplo, Bloodworms, dáfnias e tubifex.
Temperamento / Comportamento
O Barbo Pele de Cobra é uma espécie de cardume, ou seja, isso significa que deve ser mantido em grupos com no mínimo seis exemplares, pois assim ele se sente mais confortável e exibe um comportamento mais natural.
Embora os machos possam brigar entre si, ainda assim esses peixes são muito pacíficos com outras espécies em aquários comunitários.
O Pele de Cobra costuma habitar a região intermediária e superior do aquário.
Compatibilidade
Você pode adicionar o Barbo Pele de Cobra com uma infinidade de peixes pacíficos do sudeste asiático.
Algumas das espécies mais indicadas para fazer parte de um aquário com o Pele de Cobra incluem, por exemplo:
No entanto, você deve evitar colocá-lo com peixes enérgicos, pois podem ser superados facilmente na hora de comer.
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Barbo Pele de Cobra não é uma tarefa das mais difíceis. Os machos geralmente são menores, mais magros e muito mais coloridos do que as fêmeas. Por outro lado, elas possuem corpos largos e são bem mais encorpadas quando estão carregando seus ovos.
Acasalamento / Reprodução
Não há muitas informações sobre a reprodução do Barbo Pele de Cobra em cativeiro, embora a reprodução possa ser parecida com a de muitos outros ciprinídeos.
Essa espécie costuma dispersar seus ovos e não exibe nenhum cuidado parental. Quando em boas condições eles desovam com frequência, e em um aquário maduro é possível que pequenos filhotes comecem a aparecer sem qualquer intervenção do aquarista.
Você deve condicionar um grupo de peixes com alimentos de boa qualidade e adicioná-los em um aquário onde haja muitas plantas de folhas finas como, por exemplo, o Musgo de Java.
Veja também:
A água para a reprodução desses peixes deve ser levemente ácida com uma temperatura próxima ao limite superior da faixa sugerida acima na Ficha Técnica. Você pode adicionar também um pequeno filtro para movimentá-la e oxigená-la.
Com o passar dos dias, as fêmeas aparecerão grávidas e a desova deve ocorrer em pouco tempo.
Em qualquer situação, os adultos provavelmente comerão os ovos se tiverem oportunidade e, portanto, devem ser removidos do aquário assim que a desova ocorrer.
A eclosão ocorre em 24 e 36 horas com os alevinos nadando após 3 e 4 dias. Você pode alimentá-los com infusórios nos primeiros dias até que fiquem grandes o suficiente para aceitarem microvermes, náuplios de artêmias ou similares.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 40 litros para um grupo de 6 – 8 peixes da espécie.
Na natureza, o Pele de Cobra habita áreas de floresta tropical, ou seja, você deve mantê-lo em ambientes plantados e mal iluminados, com um substrato fino de cascalho ou areia, algumas raízes, troncos e folhas de amendoeira no fundo. Além disso, você também pode adicionar plantas flutuantes para deixar o ambiente ainda mais escuro para esse peixe.
Por fim, o Pele de Cobra gosta de ter espaço para nadar na região superior do aquário, além de água limpa, mole e ácida para prevenir doenças.
Referências Bibliográficas
Kottelat, M., 2013. The fishes of the inland waters of Southeast Asia: a catalogue and core bibliography of the fishes known to occur in freshwaters, mangroves and estuaries. The Raffles Bulletin of Zoology 2013 (Suppl. 27):1-663. (Ref. 94476);