O Barbo Rosado (Pethia Conchonius) é uma espécie bastante interessante, pois como o próprio nome diz, possui seu corpo rosado e muito brilhante. Você vai se apaixonar quando ver um cardume desses peixes desfilando pelas águas do seu aquário.
Essa espécie costuma ser muito resistente e pouco exigente, no entanto, precisa viver em grupos com no mínimo 4 exemplares. Além disso, são peixes pacíficos e muito ativos, precisando de grandes espaços para nadar, mas o aquário precisa ter uma boa tampa também, já que eles podem saltar com extrema facilidade.
Você conseguirá manter essa espécie sem problemas em um aquário comunitário, contanto que evite peixes com nadadeiras muito “chamativas”, pois eles podem ocasionalmente mordiscá-las.
Os machos da espécie passarão a maior parte do tempo nadando em torno uns dos outros, exibindo e abrindo suas nadadeiras para mostrar suas melhores cores. Como todas as variedades dessa espécie, eles se reproduzem com facilidade e, ao desovar, as cores dos machos irão se intensificar.
Ficha Técnica
Nome: Barbo Rosado
Nome Científico: Pethia Conchonius (Hamilton, 1822)
Família: Cyprinidae
Origem da Espécie: Ásia – Norte da Índia, Bangladesh e Nepal. Também existem populações selvagens em Cingapura, Austrália, México, Porto Rico e Colômbia.
Comprimento: Até 14 cm
Expectativa de Vida: Até 5 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.0
Dureza da Água: 2° – 10° dH
Temperatura: Manter entre 22°C – 25°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil;
Alimentação: Onívoro. O Barbo Rosado come todos os tipos de alimentos vivos, frescos ou rações em flocos que forem oferecidas para eles. Para manter uma boa dieta, forneça um alimento em flocos de alta qualidade todos os dias.
Alimente-os com artêmias vivas ou congeladas e bloodworms de vez em quando e, além disso, para realçar suas cores, suplemente a dieta com rações que realçam as cores dos peixes.
Ao oferecer comida apenas uma vez por dia, forneça o que eles podem comer em cerca de 5 minutos. No entanto, caso queira alimentá-los mais vezes ao dia, ofereça apenas o que eles puderem consumir em 3 minutos ou menos.
Temperamento / Comportamento: O Barbo Rosado é um peixe pacífico e bastante ativo nos aquários. Devido ao fato de serem bem ativos, eles podem dificultar um pouco a alimentação de peixes mais lentos ou tímidos, portanto, fique atento a isso.
Veja também:
A espécie pode nadar por todos os espaços do aquário e precisa viver em grupos com no mínimo 4 exemplares, sendo o ideal 6 peixes.
Compatibilidade: De comportamento pacífico, embora alguns possam ser um pouco mais dominantes do que outros, eles podem beliscar barbatanas de outros peixes de vez em quando.
O Barbo Rosado pode conviver com outros pequenos ciprinídeos, bem como tetras, vivíparos, peixes-arco-íris, anabantídeos, bagres e botias.
Reprodução / Acasalamento: Essa espécie é fácil de reproduzir. Eles se tornam sexualmente ativos quando atingem o tamanho de 6 centímetros. Selecione pares reprodutores que tenham marcações e cores fortes.
Quando estão em boas condições, eles desovam com frequência em um aquário bem estabilizado, então, não se assuste caso comece a ver alguns alevinos nadando pelo aquário.
No entanto, caso seu intuito seja a reprodução, terá que seguir uma outra abordagem.
Monte um aquário menor mas com a mesma água do aquário principal. Ele deve ser mal iluminado e a base coberta com algum tipo de rede grande o suficiente para que os ovos possam cair, mas pequena para que os adultos não possam passar. Utilize musgo de java para dar um pouco mais de proteção para os ovos, assim que caírem.
Além disso, a água deve ter um pH ligeiramente ácido e neutro, com uma temperatura que fique no limite aceitável da espécie e com um filtro de esponja para fornecer oxigenação e movimentação na água.
Veja também:
Quando você perceber que as fêmeas estão grávidas, ou seja, parecendo mais gordinhas, pegue um ou dois pares e introduza nesse aquário. A desova irá ocorrer na manhã seguinte.
Em todo caso, os adultos provavelmente tentarão comer os ovos se tiverem a oportunidade e, portanto, devem ser removidos do aquário.
Os ovos eclodem em 24 – 48 horas, com os alevinos nadando livremente cerca de 24 horas depois.
Eles podem ser alimentados com infusórios nos primeiros dias, até que fiquem grandes o suficiente para aceitar, por exemplo, microvermes, náuplios de artêmias ou semelhantes.
Tamanho do aquário: O aquário para um pequeno grupo de 4 exemplares dessa espécie precisa ter no mínimo 75 litros.
O Barbo Rosado é um peixe bastante ativo e que adora nadar, portanto, forneça bastante espaço no meio do aquário para que eles possam ficar se exibindo.
Adicione um substrato arenoso, com muitas plantas nas laterais e troncos para que possam se sentir seguros. Você precisará de bom filtro, já que eles gostam de águas relativamente agitadas.
Referências Bibliográficas
Pethiyagoda, R., M. Meegaskumbura and K. Maduwage, 2012. A synopsis of the South Asian fishes referred to Puntius (Pisces: Cyprinidae). Ichthyol. Explor. Freshwat. 23(1):69-95. (Ref. 91036)
1 comentário
Pingback: Barbo Arulius (Dawkinsia arulius) - MyAquarium