O Barbo Tinfoil de Cauda Vermelha (Barbonymus altus) é um peixe relativamente grande, podendo atingir cerca de 25 cm de comprimento. Eles possuem corpos prateados com escamas reflexivas que lhe conferem um efeito parecido com papel alumínio, além de barbatanas pélvica, anal e caudal vermelhas.
De um modo geral, essa espécie costuma ser bastante resistente e pouco exigente. Eles vivem melhor quando estão em grupos com no mínimo 5 indivíduos da mesma espécie. Por serem pacíficos, podem conviver com outros peixes em aquários comunitários, embora possam comer os menores.
O aquário para o Barbo Tinfoil de Cauda Vermelha precisa ser grande e muito espaçoso, com muitas plantas ao longo de suas laterais. Além disso, essa espécie adora cavar, então, certifique-se de usar plantas resistentes. Quando atingem a fase adulta, precisarão de aquários com no mínimo 380 litros para que possam se sentir confortáveis.
Ficha Técnica
Nome: Barbo Tinfoil de Cauda Vermelha, Red-tail Tinfoil Barb, Red Tailed Tinfoil Barb, Tinfoil Barb, Tall Barb
Nome Científico: Barbonymus altus (Günther, 1868)
Família: Cyprinidae
Origem da Espécie: Ásia (Bacias do Mekong e Chao Phraya).
Comprimento: Até 25 cm
Expectativa de Vida: Até 10 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.5
Dureza da Água: 2° – 10° dH
Temperatura: Manter entre 22°C – 27°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Barbo Tinfoil de Cauda Vermelha se alimenta de invertebrados, algas, peixes menores, matéria vegetal e outros detritos orgânicos. No entanto, nos aquários, eles aceitam todos os tipos de alimentos disponíveis, incluindo vivos, frescos e rações em flocos.
Para manter uma dieta equilibrada, forneça uma ração em flocos de alta qualidade todos os dias, além de alimentos vivos, como minhocas ou camarões. Embora gostem de proteínas, precisam de muitos alimentos vegetais. Então, suplemente sua dieta com rações em pellets à base de spirulina e também forneça alface e espinafre para eles.
Temperamento / Comportamento: O Barbo Tinfoil não é um peixe agressivo, mas comerá peixes pequenos se tiver a oportunidade.
Na natureza, eles são encontrados nadando em grandes grupos. Nos aquários domésticos, eles ficarão mais confortáveis se forem mantidos apenas com peixes da sua própria espécie. Se forem mantidos sozinhos ou em pequenos grupos, podem se tornar agressivos ou muito tímidos e acabarem ficando escondidos nos cantos do aquário.
Portanto, adicione grupos com no mínimo 5 exemplares para que possam se sentir felizes e seguros.
Veja também:
Compatibilidade: Como já mencionamos, o Barbo Tinfoil de Cauda Vermelha não é um peixe agressivo, mas irá se alimentar de peixes pequenos se tiver a oportunidade. Peixes lentos e tímidos não são bons companheiros de aquário, porque seus movimentos constantes podem estressá-los.
Os melhores peixes para se colocar em um aquário com o Barbo Tinfoil são aqueles que possuem tamanho e comportamento semelhantes, por exemplo, outros ciprinídeos e caracídeos, além de ciclídeos e bagres.
Reprodução / Acasalamento: Não há muitas informações sobre a reprodução dessa espécie em aquários domésticos. Mas, assim como outros ciprinídeos, eles espalham seus ovos ao invés de colocar em um local específico no aquário. A fêmea irá liberar milhares de ovos, mas os pais podem comê-los e também não terão nenhum cuidado parental.
A reprodução bem-sucedida dessa espécie exigirá aquários muito grandes e a capacidade de criar os alevinos longe dos pais, ou seja, algo bastante difícil.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 380 litros para um pequeno grupo de 5 peixes da espécie. Além disso, esses peixes costumam ser bem bagunçeiros e irão precisar de uma boa filtragem para manter o aquário limpo e a água com boa qualidade.
Adicione uma tampa ao aquário, uma vez que eles são excelentes saltadores e provavelmente o farão se tiverem oportunidade.
Contudo, em relação a decoração, adicione um substrato de areia ou cascalho com rochas lisas e seixos espalhados. Como o Barbo Tinfoil é um peixe grande, pode derrubar a maioria das decorações. Então, certifique-se de ancorá-las muito bem no aquário, para evitar possíveis acidentes.
Referências Bibliográficas
Kottelat, M., 1998. Fishes of the Nam Theun and Xe Bangfai basins, Laos, with diagnoses of twenty-two new species (Teleostei: Cyprinidae, Balitoridae, Cobitidae, Coiidae and Odontobutidae). Ichthyol. Explor. Freshwat. 9(1):1-128. (Ref. 27732)
1 comentário
Pingback: Botia Yoyo (Botia almorhae) - MyAquarium