Você pode não conhecer, mas o Betta Rubra não é só lindo, mas também possui uma personalidade muito parecida com a dos bettas comuns. Além disso, dificilmente você conseguirá distinguir as fêmeas dos machos.
O Betta Rubra pode ser mantido em aquários decorados, embora alguns criadores dessa espécie prefiram não utilizar substratos para facilitar a manutenção. Busque adicionar raízes e troncos para formar algumas áreas sombreadas. Essa espécie, no entanto, prefere uma iluminação mais branda.
Na natureza, por exemplo, o Betta Rubra habita locais onde não há muita movimentação da água. Em outras palavras, adicione um filtro com pouca circulação de água.
Não esqueça de cobrir o aquário dessa espécie. Por outro lado, deixe um espaço para que o animal possa respirar, assim como os outros peixes bettas. O Betta Rubra é um excelente saltador.
Ficha Técnica
Nome: Betta Rubra
Nome Científico: Betta Rubra (Perugia, 1893)
Família: Osphronemidae
Origem da Espécie: Indonésia
Comprimento: Até 5 cm
Expectativa de Vida: Cerca de 3 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 7.0
Dureza da Água: Entre 4° – 12° dH
Temperatura: Devem ser mantidos entre 24°C – 28°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil.
Alimentação: O Betta Rubra é um peixe onívoro. Por isso, aceitará a maioria dos alimentos vivos e congelados, assim como rações disponíveis no mercado para bettas.
Temperamento / Comportamento: Esse peixe costuma ser calmo e pacífico. No entanto, os machos são agressivos e territoriais entre eles. Portanto, se vários machos estiverem juntos no aquário, ele deve ser grande o suficiente para que não interajam uns com os outros com frequência.
Compatibilidade: Alguns pequenos ciprinídeos (Barbos e Rasboras) e botias que habitam ambientes semelhantes na natureza são compatíveis. Desse modo, certifique-se de pesquisar suas características individuais.
Reprodução / Acasalamento: Incubador bucal. Na reprodução, a fêmea põe os ovos, pega-os com a boca e os dá para o macho fecundar. Em seguida, após a fecundação, o macho permanece com os ovos na boca durante um período de 10 a 17 dias. Após isso, começará a soltar os alevinos totalmente formados.
Neste ponto, eles podem ser removidos ou deixados para crescer ao lado dos pais. Além disso, alguns relatos sugerem que eles crescem mais rapidamente em tais circunstâncias.
Tamanho do aquário: O Betta Rubra precisa de um aquário com no mínimo 30 litros para um único exemplar.
Ao mesmo tempo em que em relação a decoração, deve haver muitas plantas, troncos e folhas. Adicione qualquer outro material que possa ser usado como esconderijo, principalmente quando estiverem em período de reprodução.
Referências Bibliográficas
Schindler, I. and J. Schmidt, 2006 – Zeitschrift für Fischkunde 8(1/2): 47-69
Review of the mouthbrooding Betta (Teleostei, Osphronemidae) from Thailand, with descriptions of two new species.
Tan, H. H., 2013 – Raffles Bulletin of Zoology 61(1): 323-330
The identity of Betta rubra (Teleostei: Osphronemidae) revisited, with description of a new species from Sumatra, Indonesia.