O Bluefin Notho (Nothobranchius rachovii) é uma espécie de killifish anual, ou seja, que vive cerca de 1 ano apenas. Portanto, a necessidade de reprodução é de grande importância para esses peixes.
Para se ter uma ideia, a maturidade sexual desses peixes se desenvolve muito rápido, sendo atingida em poucas semanas. Além disso, os ovos do Bluefin Notho são capazes de sobreviver a períodos de seca no substrato, eclodindo quando a estação das chuvas retorna e proporcionando uma nova geração para continuar o ciclo de vida da espécie.
Nos aquários, esses peixes trarão muita atividade e cor, mas procure manter um aquário de reprodução, com 2 ou mais fêmeas para cada macho. Caso mantenha mais de um macho, certifique-se de que o aquário seja grande e bem decorado para que eles não briguem tanto e encontrem refúgio quando se sentirem acuados.
Ficha Técnica
Nome: Bluefin Notho
Nome Científico: Nothobranchius rachovii (Ahl, 1926)
Família: Nothobranchiidae
Origem da Espécie: África. Encontrado geralmente em poças e pântanos temporários.
Comprimento: Até 6 cm
Expectativa de Vida: Até 1 ano
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 7.0
Dureza da Água: 4° – 6° dH
Temperatura: Manter entre 20°C – 24°C
Características
Nível de Cuidado: Fácil;
Alimentação: Esses animais são micro predadores, isso significa que se alimentam de pequenos alimentos vivos ou congelados, portanto, forneça dáfnias, artêmias e bloodworms, além de uma ração em flocos de alta qualidade.
Temperamento / Comportamento: Como já mencionamos antes, esses animais trarão uma pouco mais de vida ao aquário, no entanto, não devem viver em aquários comunitários, pois podem assediar outros peixes.
Além disso, procure sempre adicionar 1 macho para cada 2 fêmeas.
Compatibilidade: Caso queira manter mais peixes ou machos da espécie junto do Bluefin Notho, procure colocá-los em um aquário grande, pois se ficarem em aquários pequenos podem acabar brigando.
Essa espécie pode ser mantida com cobrinhas kuhli, coridoras, gouramis e etc.
Reprodução / Acasalamento: Na natureza, o habitat natural desses peixes desaparece devido a estação das secas e, por isso, os peixes adultos acabam morrendo, deixando apenas ovos fertilizados dentro do substrato. Os ovos, no entanto, podem suportar condições adversas e ficar nesses locais até que a estação das chuvas comece alguns meses depois.
Então, se você deseja criar essa espécie em um aquário, é melhor adicionar um recipiente de plástico que seja forrado com algum tipo de manta acrílica e algumas pedras para fazer um peso, o que fornecerá um meio de desova adequado. Isso permite a remoção mais fácil dos ovos depois.
Veja também:
Após alguns dias de desova, remova o recipiente do aquário e, então, retire o máximo de água dele. O substrato deve ser espremido suavemente para drenar o máximo dela. Os ovos são bem robustos, mas proceda com cuidado.
Coloque-os em uma toalha de papel para secar ao ar por algumas horas e, em seguida, sele tudo com um saco plástico. Junto do plástico, adicione musgos e deixe tudo dentro em temperatura ambiente constante por cerca de 2 – 3 meses; isso irá replicar a estação das secas.
Continue sempre verificando os ovos. Quando estiverem prontos para “chocar”, os olhos dos alevinos ficarão visíveis através deles. Assim que os olhos ficarem visíveis, você estará pronto para dar início a estação chuvosa. Abra o saco e coloque delicadamente o musgo em um recipiente, garantindo que ele se espalhe por igual.
Adicione um pouco de água do aquário a uma profundidade de 5 cm com uma pequena quantidade de sal – isso ajudará a prevenir a famosa doença do veludo.
A eclosão ocorrerá rapidamente, com os alevinos emergindo em questão de horas. Uma vez que estejam nadando livremente, podem ser alimentados com náuplios de artêmias.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 60 litros para um pequeno grupo desses peixes. Além disso, o ideal é que seja bem plantado, inclusive com espécies de plantas flutuantes.
A filtragem deve ser eficiente, mas o movimento da água bem suave. Pequenas trocas parciais de água devem ser feitas regularmente. Procure adicionar uma boa tampa ao aquário, pois esses peixes são famosos por saltar.
Referências Bibliográficas
Shidlovskiy, K.M., B.R. Watters and R.H. Wildekamp, 2010. Notes on the annual killifish species Nothobranchius rachovii (Cyprinodontiformes; Nothobranchiidae) with the description of two new species. Zootaxa 2724:37-57. (Ref. 85866)