O Botia Azul / Red Tail (Yasuhikotakia modesta) é um peixe de água doce bastante fácil de ser encontrado em lojas de aquarismo, já que possui forma e coloração muito distintas dos outros peixes.
As cores dessa espécie variam de tons de azul até cinza, podendo em alguns casos adquirirem tons mais esverdeados. A cauda e as nadadeiras desse peixe podem ter cor amarela, vermelha ou até mesmo laranja, por isso eles são conhecidos por diferentes nomes.
Na natureza, essa espécie é encontrada em grandes rios com fundos lamacentos e em campos alagados. Além disso, eles são conhecidos por serem uma espécie migratória, ou seja, durante a estação das chuvas eles desovam em afluentes e pequenos riachos e depois retornam para as águas dos grandes rios.
O Botia Azul não é um peixe recomendado para iniciantes, pois necessita de excelentes condições de água e também porque possui escamas corporais muito pequenas. As escamas reduzidas tornam esses animais propensos a doenças e muito sensíveis aos medicamentos utilizados para tratá-las.
Ficha Técnica
Nome: Botia Azul, Botia Red Tail, Redtail Botia, Blue Botia, Orange-Finned Loach, Redtail Loach;
Nome Científico: Yasuhikotakia modesta (Bleeker, 1864);
Família: Botiidae;
Origem da Espécie: Ásia (Bacias dos rios Mekong, Chao Phraya e Mae Khlong;
Comprimento: Até 25 cm;
Expectativa de Vida: Entre 5 – 12 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.0 – 8.0;
Dureza da Água: 5° – 12° dH;
Temperatura: Manter entre 26°C – 30°C;
Características
Alimentação
Onívoro. Na natureza, o Botia Azul se alimenta de vermes, crustáceos e insetos. No entanto, em aquários, eles irão aceitar praticamente tudo o que você puder fornecer. A maioria dos aquaristas fornecem uma ração de fundo de alta qualidade e alimentos vivos e congelados.
Para manter uma boa dieta para esses animais, forneça uma ração base de alta qualidade todos os dias. Alimente-os com pequenas larvas, artêmias (vivas ou congeladas), tubifex ou dáfnias algumas vezes durante a semana. Você também pode fornecer uma ração rica em spirulina.
Abaixo, listarei algumas excelentes rações para esses peixes. Então, caso queira comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Poytara Ração Peixes De Fundo 135G Para Peixes | R$ 32,55 | Comprar na Amazon | |
Ração Para Peixes Green Algae Wafers 113G 250ml Tropical Tropical Para Peixes | R$ 117,02 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-11-06 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Botia Azul é considerado um peixe bastante tímido e costuma ser mais ativo durante à noite. No entanto, para fazer com que eles se tornem mais ativos durante o dia, você deve manter um grupo com no mínimo quatro indivíduos da espécie.
Quando mantidos sozinhos, eles podem ficar reclusos ou até mesmo agressivos com outros peixes que possuam formato semelhante. Além disso, caso você adicione apenas um par ou trio no aquário, o indivíduo dominante poderá estressar seus companheiros a ponto de fazer com que eles parem de comer.
Veja também:
Por fim, uma vez que estejam aclimatados, serão bastante ativos e animados, preferindo nadar sempre na região do meio e fundo do aquário.
Compatibilidade
O Botia Azul vive bem em aquários comunitários com outros peixes grandes, robustos, assim como também pouco agressivos. Além disso, evite colocá-los com espécies que possuem nadadeiras grandes, como o Acará Bandeira.
Acima de tudo, como esses animais são bagunceiros por natureza, monitore os outros companheiros de fundo que estiverem junto deles. Por experiência própria, recomendo que você evite coridoras e outros bagres.
Reprodução / Acasalamento
Ainda não há relatos de reprodução desses peixes em aquários domésticos, já que a espécie é considerada uma reprodutora migratória sazonal. No entanto, existe a reprodução comercial com a utilização de hormônios para o comércio e venda de peixes ornamentais.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 200 litros para um grupo de quatro peixes dessa espécie.
Esses animais se dão melhor em águas moles e com iluminação branda. Além disso, eles também precisam de uma excelente filtragem, já que gostam de ambientes muito bem oxigenados.
Recomenda-se que o aquário do Botia Azul se assemelhe bastante ao seu habitat natural, ou seja, deve possuir muitas plantas, áreas abertas e locais para descanso. Sobretudo, por serem peixes que adoram cavar, procure adicionar um substrato fino que não seja pontiagudo, pois isso pode machucar seus barbilhões.
O aquário precisa ter muitos esconderijos formados com rochas, raízes e outros tipos de enfeites. Por fim, certifique-se de colocar uma tampa bem firme, pois o Botia Azul é considerado um excelente saltador.
Referências Bibliográficas
Kottelat, M., 2004. Botia kubotai, a new species of loach (Teleostei: Cobitidae) from the Ataran River basin (Myanmar), with comments on botiine nomenclature and diagnosis of a new genus. Zootaxa 401:1-18. (Ref. 50472)