O Botia Palhaço (Chromobotia macracanthus) é um peixe bastante popular no aquarismo, principalmente devido aos seus lindos padrões de cores. Eles são amados por muitos, já que possuem uma personalidade bastante interessante.
Na natureza, esses animais habitam rios durante a maior parte do ano e então migram para cursos d’água menores para se reproduzirem. Eles são encontrados em águas correntes ou paradas em seu habitat natural, onde vivem em grandes cardumes. Durante as monções, eles costumam migrar para planícies alagadas e, dependendo da região em que estão, a coloração do peixe pode variar bastante.
O Botia Palhaço precisa de um aquário com bom tamanho, já que eles podem chegar até 30,5 cm de comprimento. Além disso, eles gostam de aquários bem plantados e que possuam locais para descansar. Na maior parte do tempo, eles costumam ser tímidos, mas ao contrário de outros botias, eles são mais ativos durante o dia. Uma vez que estejam seguros em seu ambiente, podem até se tornar bastante domesticáveis.
Ficha Técnica
Nome: Botia Palhaço, Clown Loach, Tiger Loach
Nome Científico: Chromobotia macracanthus (Bleeker, 1852)
Família: Cobitidae
Origem da Espécie: Indonésia (Sumatra e Bornéu)
Comprimento: Até 30,5 cm
Expectativa de Vida: Até 20 anos
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 5.0 – 8.0
Dureza da Água: 5° – 12° dH
Temperatura: Manter entre 25°C – 30°C
Características
Nível de Cuidado: Moderado;
Alimentação: Onívoro. Na natureza, o Botia Palhaço se alimenta de vermes, crustáceos e matéria vegetal. Nos aquários, eles irão aceitar todos os tipos de alimentos vivos, rações em flocos e alimentos à base de algas. Eles também gostam de rações em pellets e alimentos congelados .
Para manter um bom equilíbrio em sua dieta, forneça diariamente uma boa ração em flocos. De vez em quando, adicione artêmias, larvas de mosquito, tubifex, dáfnias e alimentos vegetais. Lembre-se que o Botia Palhaço também vai adorar comer os caramujos do aquário.
Temperamento / Comportamento: Esses grandes peixes são animados e divertidos de criar. Eles podem até mesmo ser mantidos em aquários comunitários, mas peixes menores podem ser intimidados por eles devido ao seu tamanho.
O Botia Palhaço prefere conviver com outros peixes da própria espécie. Além disso, formam hierarquias sociais e devem conviver em grupos de cinco ou mais em um mesmo ambiente.
Essa espécie prefere nadar na região inferior, mas também pode frequentar a região do meio do aquário de vez em quando.
Compatibilidade: Como são peixes pacíficos, o Botia Palhaço pode conviver em aquários comunitários sem maiores problemas. Evite apenas peixes com nadadeiras longas e que nadam devagar, pois eles podem mordiscar suas barbatanas.
Veja também:
Nós criamos um artigo específico sobre algumas espécies compatíveis com esses peixes, confira acessando esse link.
Reprodução / Acasalamento: Existem apenas alguns relatos de sucesso sobre a reprodução desses peixes em cativeiro. Em um artigo publicado na revista Practical Fishkeeping, há fotos de desova desses animais, mas segundo os autores, a maioria dos ovos era infértil e nenhum filhote havia sobrevivido.
Acredita-se que esses peixes precisam de aquários grandes e com muitos esconderijos para que possam desovar com sucesso. Entretanto, eles são criados para venda com a ajuda de hormônios em grandes fazendas de reprodução.
Tamanho do aquário: O aquário precisa ter no mínimo 280 litros para um pequeno grupo desses peixes. Além disso, deve conter muitas rochas e troncos para criar locais escuros e esconderijos para eles.
Nunca coloque o Botia Palhaço em um aquário que ainda não esteja totalmente ciclado, pois eles requerem águas muito bem tratadas. Forneça uma boa movimentação e oxigenação para esses peixes.
A decoração vai de acordo com o gosto pessoal, já que eles não dão muita atenção a isso. Mas como recomendação, utilize um substrato fino o suficiente para permitir que eles possam cavar sem prejudicar seus barbilhões.
O Botia Palhaço é um excelente saltador, portanto, adicione uma boa tampa ao aquário.
Referências Bibliográficas
Kottelat, M., 2004. Botia kubotai, a new species of loach (Teleostei: Cobitidae) from the Ataran River basin (Myanmar), with comments on botiine nomenclature and diagnosis of a new genus. Zootaxa 401:1-18. (Ref. 50472)
5 Comentários
Boa Noite, tenho um aquário com alguns lebistes e neocaridinas, e 2 cobrinhas kuhli, porém estou com um problema com a grande quantidade de caramujo que tem surgido.
Gostaria de saber qual peixe que se alimente dos caramujos seria compatível em meu aquário.
Pingback: Abramites (Abramites hypselonotus) - MyAquarium
Pingback: Botia Yoyo (Botia almorhae) - MyAquarium
Pingback: Aulonocara Blue (Aulonocara nyassae) - MyAquarium
Pingback: Barbo Cumingi (Pethia cumingii) - MyAquarium