O Botia Yoyo (Botia almorhae) é um lindo peixe bastante ativo, amigável e resistente, sendo ideal para compor a região do fundo do aquário. A espécie, que é perfeita para aquários comunitários, deve ser mantida em grupos e com outros peixes que possuam nado lento e que também sejam tímidos.
Esses peixes possuem corpos alongados, esguios e de cores azul prateado com pequenas barras escuras e claras que muitas vezes se assemelham com as letras Y e O; o que lhes dá o nome “yoyo”. No entanto, quando ficam mais velhos, essas marcas desaparecem e dão lugar a um padrão reticulado mais sólido.
O Botia Yoyo é endêmico de Bangladesh, Nepal e também do norte e nordeste da Índia. Ele costuma habitar águas límpidas, lentas, quentes e ácidas, assim como também muito bem oxigenadas. Na maioria das vezes, eles são encontrados em curvas de rios ou pequenas piscinas onde o leito é um substrato rochoso e a área é coberta com uma vegetação abundante.
Na natureza, por exemplo, esses botias seguem rio acima quando estão prontos para desovar e retornam para a parte baixa, onde vivem a maior parte de suas vidas.
Ficha Técnica
Nome: Botia Yoyo, Almorha Loach, Yoyo Loach, Pakistani Loach, Reticulated loach;
Nome Científico: Botia almorhae (Gray, 1831);
Família: Botiidae;
Origem da Espécie: Ásia (Índia, Nepal e Bangladesh);
Comprimento: Até 15,5 cm;
Expectativa de Vida: Entre 6 – 16 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil / Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 6.5 – 7.5;
Dureza da Água: 3° – 12° dH;
Temperatura: Manter entre 22°C – 28°C;
Características
Alimentação
Onívoro. O Botia Yoyo irá se alimentar de qualquer tipo de alimento que você colocar no aquário. Assim como todos os peixes que se alimentam no fundo, eles precisam de rações específicas. Além disso, por se tratar de uma espécie noturna, é melhor alimentá-los um pouco antes das luzes do aquário se apagarem.
Esses peixes também aceitam alimentos vivos como, por exemplo, bloodworms e tubifex. Caso você queira eliminar os caramujos do seu aquário, adicione um grupo desses peixes e veja a mágica acontecer.
Lembre-se apenas de que é muito fácil superalimentá-los, já que são insaciáveis e comem qualquer coisa que você adicionar.
Aproveite para adquirir algumas rações para os seus peixes de fundo. Tomei a liberdade e selecionei algumas das melhores do mercado. Então, para comprá-las, basta clicar nos links abaixo:
Foto | Produto | Preço | |
---|---|---|---|
Poytara Ração Peixes De Fundo 135G Para Peixes | R$ 32,55 | Comprar na Amazon | |
Ração Para Peixes Green Algae Wafers 113G 250ml Tropical Tropical Para Peixes | R$ 117,02 | Comprar na Amazon |
Última atualização em 2024-11-06 / Links de Afiliados / Imagens de Amazon Product Advertising API
Temperamento / Comportamento
O Botia Yoyo é um peixe pacífico e resistente, mas deve ser mantido em grupos dentro do aquário. Assim como o Botia Palhaço, eles têm uma estrutura social bem definida e, por isso, algumas brigas podem se tornar bem comuns entre eles.
Veja também:
Então, se você está pensando em criar esse carinha, tenha em mente que precisará juntar no mínimo 5 ou 6 exemplares, sendo o ideal 10 ou mais.
Quando são mantidos sozinhos, por exemplo, eles podem ficar isolados ou agressivos com outros peixes de formato semelhante. Sobretudo, se apenas um casal ou trio for comprado, é bem provável que o indivíduo dominante possa estressar os outros a ponto de fazer com que eles parem de comer.
Compatibilidade
No geral, o Botia Yoyo é um bom companheiro para os outros tipos de peixes, mas é melhor evitar aqueles mais agressivos e comedores muito ativos. Caso ele se sinta ameaçado ou acuado, poderá ficar sem comer e até mesmo morrer de estresse.
Os companheiros de aquário mais adequados incluem ciprinídeos pacíficos, enquanto em aquários maiores você pode adicionar os gêneros Barilius, Luciosoma, Balantiocheilos e Barbonymus.
Em relação aos peixes de fundo, eles se darão bem ao lado da maioria dos outros botias. Alguns cobitídeos e nemacheilídeos são possibilidades, assim como peixes dos gêneros Epalzeorchynchos, Crossocheilus e Garra.
Reprodução / Acasalamento
Não há relatos de reprodução desses peixes em aquários domésticos, mas sabe-se que eles são reproduzidos para o comércio de peixes ornamentais através da utilização de hormônios.
Além disso, os machos possuem corpos mais esguios do que as fêmeas e elas são um pouco maiores e mais volumosas do que eles.
Veja também:
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 100 litros para um grupo de 5 peixes da espécie.
Na natureza, o Botia Yoyo vive em águas relativamente calmas e, por isso, você de manter uma filtragem suave mas ao mesmo tempo eficiente.
O substrato do aquário deve ser fino e arredondado, uma vez que eles gostam de cavar e isso pode acabar machucando seus barbilhões.
Em relação a iluminação, você deve prover uma luz moderada e difusa. O aquário, no geral, deve conter muitos esconderijos formados por rochas e troncos, já que eles adoram ficar escondidos nesses lugares.
Referências Bibliográficas
Talwar, P.K. and A.G. Jhingran, 1991. Inland fishes of India and adjacent countries. vol 1. A.A. Balkema, Rotterdam. 541 p. (Ref. 4832)