O Brevis (Neolamprologus brevis) é um pequeno peixe encontrado no Lago Tanganica, na África. Ele pode chegar aos 5.5 cm de comprimento e é conhecido por ser um morador de conchas.
Esses ciclídeos são alguns dos peixes mais exclusivos de sua família. Eles são bastante específicos sobre como suas casas estão posicionadas dentro do aquário. Alguns, por exemplo, preferem que elas fiquem completamente submersas no substrato e que possuam uma pequena abertura para que possam entrar horizontalmente dentro dela.
O Brevis é encontrado em áreas onde não há uma abundância de conchas. Porém, únicos entre os outros ciclídeos que vivem em conchas do Lago Tanganica, eles se adaptaram a isso de uma maneira bastante interessante. Na natureza, você pode ver machos e fêmeas simplesmente compartilhando as mesmas conchas.
No geral, o Brevis é uma boa escolha para quem procura seu primeiro ciclídeo. Eles são fáceis de cuidar, desde que o aquarista realize trocas parciais de água com frequência para mantê-la com a qualidade que necessitam.
Ficha Técnica
Nome: Brevis, Brevis Shelldweller, Brevis Shellie, Lamprologus Brevis, Sunspot Brevis
Nome Científico: Neolamprologus brevis (Boulenger, 1899)
Família: Cichlidae
Origem da Espécie: África (Lago Tanganica)
Comprimento: Até 5.5 cm
Expectativa de Vida: Entre 8 – 10 anos
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.0 – 9.0
Dureza da Água: 9° – 19° dH
Temperatura: Manter entre 23°C – 25°C
Características
Alimentação
Onívoro. O Brevis se alimenta de plâncton na natureza. No aquário, ele pode ser alimentado com bloodworms, artêmias e rações de alta qualidade para ciclídeos anões.
Além disso, eles precisam de alguma matéria vegetal, então inclua alguns alimentos à base de spirulina junto com ervilhas ou pequenos pedaços de espinafre.
Procure alimentar esses peixes de 2 a 5 vezes por dia mas em pequenas quantidades, ao invés de uma única refeição. Um ‘jejum’ de um dia por semana também pode ser benéfico para eles.
Temperamento / Comportamento
O Brevis é considerado um peixe muito territorial e irá defender sua concha e o pequeno território ao redor dela à todo custo.
Como eles gostam de ficar próximos de suas conchas, você os verá apenas nadando na região do fundo do aquário.
Compatibilidade
Por mais que seja um peixe territorial, ainda assim você consegue mantê-los em pares dentro de um aquário. Se o espaço for grande o suficiente, você pode manter até dois casais.
Veja também:
No geral, o Brevis pode conviver com outros ciclídeos do Lago Tanganica de tamanho semelhante. Eles não devem ficar com espécies mais robustas de Lamprologus ou Altolamprologus maiores.
Você consegue mantê-los com o Julie Mascarado, pois eles também são peixes que não crescem muito e o Neolamprologus cylindricus, que é muito pacífico. Além disso, funcionam bem com espécies pequenas de Altolamprologus, mas se estiver pensando em criar filhotes, evite-os.
Reprodução / Acasalamento
O Brevis é um peixe bastante fácil de criar em cativeiro. Eles são reprodutores de substrato que preferem desovar em suas conchas. Fora isso, ainda são monogâmicos e os casais farão de tudo para proteger seus territórios.
Você pode comprar vários peixes jovens e esperar que formem casais. Remova os outros, a menos que você tenha um aquário muito grande para comportar todos.
Mantenha o aquário em um lugar calmo para estimular a desova. Alguns afirmam que, se estiverem estressados, não se reproduzirão e o estresse pode matar os alevinos. Às vezes, o macho e a fêmea compartilham a mesma concha durante a desova, mas existem peixes com personalidades distintas, ou seja, pode não ser o caso com todos os casais.
Veja também:
Na natureza, sabe-se que o macho remove fisicamente os caramujos que ficam muito perto de seus ovos.
O aquário de reprodução deve ter água ligeiramente alcalina, com um pH que fique na faixa de 7,5 – 8,5, assim como também uma dureza de 15° e temperatura que varie entre 24 – 27°C.
As fêmeas depositam cerca de 30 – 100 ovos. Quando está pronta para desovar, a fêmea se aproxima do macho, então se curva e estremece em uma posição que expõe sua barriga para ele. Então, o macho irá segui-la até que fiquem próximos da entrada da concha, então ela entra e deposita seus ovos. Logo em seguida, o macho vêm e os fertiliza.
Os ovos se desenvolvem em cerca de 24 horas. Os filhotes começam a nadar pelo aquário por volta de 6 dias. O casal pode não vigiar os filhotes de perto, mas em alguns casos, a fêmea pode cuidar deles por até duas semanas, com o macho fazendo a função de guarda.
Os filhotes costumam ficar escondidos nas conchas ou fendas do aquário. Depois que eles já estiverem mais velhos, os pais irão desovar novamente.
Veja também:
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 20 litros para um casal ou 40 litros para dois casais dessa espécie.
O Brevis vai nadar principalmente na região do fundo do aquário. Eles precisam de um ambiente com boa movimentação de água para fornecer muita oxigenação. O Lago Tanganica é um local muito rico em oxigênio, então há a necessidade de obter bombas de ar e filtros potentes para manter a água sempre agitada.
Adicione um substrato arenoso com cerca de 5 cm de profundidade. Forneça pelo menos duas ou três conchas para cada casal adicionado ao aquário. As conchas devem ser colocadas em áreas abertas, pois alguns gostam de enterrá-las. Além disso, elas também precisam ser grandes o suficiente para que o macho e a fêmea caibam confortavelmente dentro delas.
Por fim, inclua algumas pedras ou outras decorações para simular seu habitat natural.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C. and M. Poll, 1991. Neolamprologus. p. 274-294. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5667)