O Brichardi (Neolamprologus brichardi) é um peixe de aparência encantadora e foi um dos primeiros ciclídeos africanos importados para o aquarismo. Com um corpo alongado e barbatanas em forma de lira, esse peixe se tornou queridinho de boa parte dos aquaristas, devido principalmente à facilidade de cuidados e resistência.
O gênero Neolamprologus é o maior gênero de ciclídeos do Lago Tanganica, contendo cerca de 50 espécies. Na natureza, o Brichardi habita costões rochosos e nadam em grandes cardumes que geralmente consistem de centenas de peixes. Ao se reproduzir, no entanto, ele forma pares monogâmicos e desova em cavernas. Além disso, essa espécie é encontrada tanto em águas rasas e profundas que podem variar de 3 metros até os 30 metros de profundidade.
De um modo geral, o Brichardi é um peixe fácil de cuidar e aceita uma ampla gama de condições de água, embora precise de ambientes estáveis e de companheiros adequados para prosperar.
Veja também:
Ficha Técnica do Brichardi
Nome: Brichardi, Ciclídeo Fada, Fairy Cichlid, Brichardi Cichlid, Lyretail Cichlid, Princess of Burundi;
Nome Científico: Neolamprologus brichardi (Poll, 1974);
Família: Cichlidae;
Origem da Espécie: África (Lago Tanganica);
Comprimento: Até 15 cm;
Expectativa de Vida: Entre 8 e 10 anos;
Nível de Dificuldade: Fácil;
Parâmetros da Água
pH: Manter o pH da água entre 8.0 – 9.0;
Dureza da Água: Entre 9 – 19 dGH;
Temperatura: Manter entre 22 – 25°C;
Características
Aparência
O Brichardi é um peixe gracioso com um corpo alongado e uma barbatana dorsal contínua. Sua nadadeira caudal possui formato de lira e o peixe desenvolve filamentos longos e fluidos em todas as nadadeiras não pareadas.
Em relação ao tamanho, o Brichardi varia entre 10 e 13 cm de comprimento, mas às vezes pode ficar um pouco maiores no aquário, atingindo até 15 cm. Sua expectativa de vida gira em torno de 8 a 10 anos com os devidos cuidados.
O Brichardi possui uma coloração muito agradável com um corpo marrom claro e barbatanas com pontas brancas. Há uma faixa escura saindo do olho ao longo da parte inferior da brânquia com uma mancha amarela que termina na tampa dela. Seus olhos são azuis brilhantes e há uma fina camada azul nas nadadeiras.
Veja também:
Alimentação
Onívoro. Na natureza o Brichardi se alimenta de pequenos crustáceos, invertebrados e plâncton, encontrados no biofilme de substratos e áreas rochosas.
Em um aquário, ele irá aceitar todos os tipos de alimentos vivos, frescos e rações industrializadas. Para manter uma boa dieta, eu recomendo que você forneça uma ração em flocos ou pellets de alta qualidade todos os dias. Suplemente a alimentação com artêmias (vivas ou congeladas) ou dáfnias.
Procure alimentar o peixe com duas ou até no máximo cinco pequenas porções de comida por dia. Isso ajudará a manter a qualidade da água por mais tempo. Além disso, procure deixá-lo de “jejum” por um dia na semana, já que ajuda a limpar seu trato intestinal.
Abaixo, confira algumas das principais rações disponíveis para o Brichardi:
No products found.
Temperamento / Comportamento
O Brichardi é considerado um peixe relativamente pacífico e, por isso, pode ser mantido sozinho, em pares ou até mesmo em grupos de 6 ou mais exemplares.
Por desovar com bastante facilidade, o Brichardi pode se tornar um pouco agressivo e territorial com seus companheiros, assim como muitos outros ciclídeos o fazem. Portanto, é imprescindível que o ambiente contenha espaço e esconderijo para todos os peixes.
Compatibilidade
Se estiver pensando em adicionar o Brichardi em um aquário comunitário, procure colocá-lo por último. Além disso, lembre-se que seus companheiros de aquário precisam ser peixes maiores e já terem territórios estabelecidos. Evite ao máximo adicionar ciclídeos do Lago Malawi.
O Brichardi pode tolerar outras espécies de seu gênero, mas isso não é recomendado, uma vez que pode haver hibridização. Na natureza, esse peixe costuma ser visto coabitando com o Brichardi de Nadadeiras Brancas.
Alguns bons companheiros de aquário para o Brichardi incluem, por exemplo, peixes dos gêneros:
Dimorfismo Sexual
Diferenciar o macho e a fêmea do Brichardi é uma tarefa difícil, mas o macho costuma ter uma nadadeira dorsal mais pontiaguda e a ponta da nadadeira caudal mais longa.
Veja também:
Reprodução / Acasalamento
O Brichardi é um peixe muito fácil de reproduzir e forma grandes famílias no aquário. No entanto, mesmo que seja considerado um peixe monogâmico, ainda assim eles se juntarão apenas durante a desova.
A maturidade sexual da espécie ocorre quando ela atinge cerca de 5 centímetros de comprimento e, para ter sucesso na reprodução, você precisará colocar um grupo de pelo menos 6 peixes e deixá-los que formem pares.
As fêmeas preferem desovar em cavernas, mas podem fazer isso no próprio substrato do aquário, onde cavarão um local adequado para colocar seus ovos.
Em sua primeira desova, uma fêmea pode colocar apenas alguns ovos, mas conforme vai amadurecendo, sua ninhada pode conter entre 100 e 200 ovos. Além disso, ela costuma colocá-los em paredes e tetos de cavernas. Ambos os pais cuidarão dos ovos durante o processo de reprodução.
A eclosão dos ovos ocorre em cerca de 3 dias e os filhotes estarão nadando pelo aquário em no máximo 7 dias. Os alevinos podem ser alimentados com náuplios de artêmias e rações trituradas. Lembre-se que essa espécie possui crescimento bastante lento, mas de um modo geral, tanto os pais quanto os filhotes mais velhos, cuidarão das próximas ninhadas sem maiores problemas.
Veja também:
Configuração do aquário
O Brichardi é um peixe muito ativo e vai nadar por todos os cantos do aquário. Então, para um ambiente com apenas peixes da espécie, você precisará de um aquário com no mínimo 60 litros. No entanto, se estiver pensando em aquários comunitários, procure adicioná-los em no mínimo 200 litros.
Os ciclídeos do Lago Tanganica não conseguem lidar muito bem com grandes trocas de água, a menos que a química dessa nova água esteja exatamente igual a do aquário em que estão vivendo. Essa incapacidade de tolerar grandes mudanças de água se deve ao fato de que o Lago Tanganica é muito profundo e que sua água tende a permanecer sempre estável. Portanto, as trocas parciais de água para o aquário do Brichardi devem ser de 10 a 20% por semana.
Você também precisará caprichar na filtragem, pois ela deve ser forte e bem eficiente, pois o Lago Tanganica é um local rico em oxigênio.
Sobre a decoração, crie muitas cavernas com rochas e outros tipos de objetos. Forneça um substrato arenoso com granulação fina. A areia usada em aquários de água salgada podem ajudar a manter o pH alto.
As plantas não são essenciais para esses peixes, embora eles não costumem prejudicá-las. Então, você pode testar algumas dessas espécies aqui.
Referências Bibliográficas
Maréchal, C. and M. Poll, 1991. Neolamprologus. p. 274-294. In J. Daget, J.-P. Gosse, G.G. Teugels and D.F.E. Thys van den Audenaerde (eds.) Check-list of the freshwater fishes of Africa (CLOFFA). ISNB, Brussels; MRAC, Tervuren; and ORSTOM, Paris. Vol. 4. (Ref. 5667);
Rhett Butler, “Cichlids – Lake Tanganyika”, Mongabay.com, Referenced online, 2007;
Peter Bredell, Frank Schneidewind, Lake Tanganyika Cichlids, How to keep successfully and enjoy these exceptional fish, Interpet Publishing , 2002;
George Zurlo, David Schleser, Cichlids (Complete Pet Owner’s Manual), Barron’s Education Series, 2005;