O Brochis (Brochis multiradiatus) é um peixe bastante difícil de ser encontrado em lojas de aquarismo, mas é um excelente candidato para viver em aquários comunitários, pois costuma ser bastante pacífico e não incomoda seus companheiros.
Na natureza, o Brochis é encontrado na Bacia do Rio Amazonas, mais especificamente no Equador, Peru e Bolívia. A espécie habita remansos, lagoas marginais e gosta de ficar em meio as folhas das plantas no fundo dos rios usando seu focinho para encontrar pequenos insetos, crustáceos e vermes.
Continue lendo o artigo para conhecer as principais características e necessidades do Brochis.
Ficha Técnica
Nome: Brochis, Longnosed Brochis, Hognosed ‘Brochis’;
Nome Científico: Brochis multiradiatus, Corydoras multiradiatus (Orcés V., 1960);
Família: Callichthyidae;
Origem da Espécie: América do Sul (Bacia do Rio Amazonas, no Equador, Peru e Bolívia);
Comprimento: Até 8 cm;
Expectativa de Vida: Entre 5 e 8 anos;
Nível de Dificuldade: Moderado;
Parâmetros da Água
pH: Manter entre 6.0 – 7.5;
Dureza da água: Entre 6 – 16;
Temperatura: Manter entre 21 – 24°C;
Características
Aparência
O Brochis pode atingir até 8 centímetros de comprimento em cativeiro. Ele possui um focinho longo, semelhante ao de um porco. Além disso, seu corpo contém entre 15 e 18 raios na barbatana dorsal, sendo que tanto ela, quanto as barbatanas adiposa e peitoral, são precedidas por uma espinha que é na verdade um raio endurecido e modificado.
Quando ameaçado ou atacado, os espinhos das nadadeiras dorsal e peitoral travam e, por isso, podem causar uma desagradável “picada”. As glândulas axilares na base de cada coluna secretam uma substância levemente venenosa ou tóxica que pode causar muita dor. Portanto, tenha cuidado ao manusear esse peixe!
O Brochis possui um intestino altamente vascularizado que facilita a absorção de oxigênio atmosférico, de modo que ele vai à superfície de tempos e tempos para respirar um pouco de ar. Devido à capacidade de respirar o ar atmosférico, o aquário deve ter uma tampa e não deve ser enchido até o topo.
Lembre-se esses peixes não possuem escamas em seus corpos e, por isso, são extremamente sensíveis ao sal!
Alimentação
Onívoro. Em seu habitat natural, o Brochis se alimenta de pequenas larvas de insetos, crustáceos, vermes, entre outros.
Em um aquário, ele irá aceitar rações de fundo para peixes onívoros, além de alimentos vivos e congelados. Sobre os alimentos vivos, eu recomendo que você forneça tubifex, bloodworms e artêmias algumas poucas vezes na semana.
Por ser um animal noturno, você deve alimentar o Brochis quando as luzes do aquário estiverem apagadas.
Sob nenhuma circunstância deve-se esperar que eles sobrevivam com “sobras” das rações dos outros peixes que habitam diferentes regiões do aquário!
Temperamento / Comportamento
O Brochis é considerado um peixe pacífico e gregário e, por isso, você deve manter no mínimo um grupo de 6 – 8 indivíduos no aquário.
A espécie costuma nadar sempre em grupos e passa a maior parte do tempo escondida em meio as plantas e decorações.
Compatibilidade
Por ser um peixe relativamente grande, eu recomendo que você mantenha o Brochis com outros peixes que habitem diferentes regiões do aquário.
Alguns bons companheiros para o Brochis incluem, por exemplo, Kinguios, Barbos e Rasboras.
Dimorfismo Sexual
As fêmeas adultas são visivelmente mais arredondadas, encorpadas e crescem um pouco mais do que os machos.
Acasalamento / Reprodução
A desova do Brochis geralmente começa quando se realiza trocas parciais de água com água mais fria. Na natureza, esse peixe prefere desovar em grupos, mas no aquário pode fazer isso aos pares.
Além disso, ele também é conhecido por coletar seus ovos e depositá-los em rochas, plantas, troncos ou nos vidros do aquário. Uma única fêmea pode produzir mais de 1.000 ovos por desova.
Não há muitas informações sobre a criação dos alevinos dessa espécie, mas eu acredito que seja semelhante aos demais peixes do gênero.
Configuração do aquário
O aquário precisa ter no mínimo 200 litros para um grupo de 6 – 8 peixes da espécie.
O ambiente deve conter um substrato arenoso ou um cascalho muito fino, com algumas rochas, troncos, bem como plantas para a formação de esconderijos. Eu recomendo que você adicione folhas de amendoeira no fundo para replicar seu habitat natural. Além disso, você também pode usar algumas plantas flutuantes para diminuir um pouco a incidência de luz no fundo do aquário.
Tome um pouco de cuidado com as plantas que ficam enraizadas, pois o Brochis adora tirá-las do lugar. Por isso, invista naquelas que podem ficar ancoradas nas decorações, como as famosas Anubias.
Referências Bibliográficas
Burgess, W.E., 1992. Colored Atlas of miniature Catfish. Every Species of Corydoras, Brochis and Aspidoras. T.F.H. Publications, Inc., USA. 224 p. (Ref. 26041);